FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Guapuruvu?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Kappenberg

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 10:45 am    Assunto: Bonsai de Guapuruvu? Responder com citação

Olá. Primeiramente, os vários nomes desta planta:

O guapuruvu (Schizolobium parahyba, (Vell.) S.F. Blake),[1] também conhecido como ficheira, garapuvú (ou guarapuvú), bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira ou ainda "pau-de-tamanco", umbela, é uma árvore da família das fabáceas, sub-família Caesalpinioideae.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guapuruvu

Faço isso porque tenho quase certeza que vi um participante aqui do fórum comentando sobre um bonsai de garapuvu, que é, como se pode ver, um dos nomes desta planta.

A dúvida se resume a como começar um bonsai?

Nas fotos se percebe como esta muda cresce rapidamente. Foram feitas hoje pela manhã, no 22º dia de terra. Qual seria o primeira passo para conter o crescimento e fazer um bonsai desde a semente?

Notem que eu já o amarrei, ensaiando uma entortada de tronco. Embarassed

Poda, redução de água e manutenção nesse potinho é um bom começo?

Agradeço desde já os conselhos e ensinamentos.
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 12:12 pm    Assunto: Responder com citação

neste potinho?

ainda nao... ele ainda é muito tenro para ser mexido.

fure bem este copo.... coloque sobre um substrato bem adubado.

daqui uns 6 meses (ou até um ano) tire ele do copo e plante no conjunto escorredor/mamadeira.... esquece por mais um bom tempo... ae vc pode começar mexer com ele mesmo....
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 1:18 pm    Assunto: Responder com citação

ola, logo que a planta encorpar um pouco mais 2 meses de um movimento no tronco com um arame de preferencia que inicie da base do tronco. deixe a planta descansar por alguns anos até que ganhe um tronco e galhos. Estas espécies são recomendadas para bonsaistas mais experientes pela dificuldade na formação de galhos.
Neste meio tempo arrume outras mudas como ficus, jabuticabeira, pitangueira, ulmus, serissa...

e boa sorte...
t+
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 1:57 pm    Assunto: Re: Bonsai de Guapuruvu? Responder com citação

Oi Kappenberg, tudo bem?

O guapuruvu tem características muito peculiares e que, na minha opinião, dificultam bastante fazer um bonsai interessante com ele.... Rolling Eyes
Apenas para citar algumas delas:
1- o tronco dele é naturalmente muito reto e alto e, tentar aramar e "torcer" o tronco pode dar uma efeito artificial...
2- os galhos normalmente só se formam no topo do tronco e se abrem quase como se fossem um pinus araucária, também não usada para se fazer bonsai.. Assim, dificilmente voce teria galhos mas partes mais baixas da planta, a menos que voce pode o tronco, forçando novas brotações. Mesmo neste caso, o efeito estético me parece que seria também artificial...
3- as folhas são compostas e de tamanho muito grande para se conseguir uma boa harmonia com o tamanho dos bonsai, mesmo os de maior porte...
4- como voce já pode perceber na sua muda, as brotações sao muito intensas e rápidas e, mesmo antes de estarem com idade de serem aramadas, já estão muito grandes e desproporcionais ao tamanho dos bonsai...

Uma vez que voce tem esta muda, acho que valeria a pena fazer testes e ver as reações... podendo confirmar ou nao minhas suspeitas!... Rolling Eyes Wink

Como sugeriu o Rodrigo, enquanto acompanha seu guapuruvu, seria legal voce experimentar também outras plantas, estas sim, recomendadas para bonsai!... Wink

Abraço e boa sorte,
Charles
Kappenberg

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caros, Laudir, Rodrigo e Charles.

Agradeço as dicas.
Com elas já aprendi uma lição: a ilusão que se tem com um bonsai é que domamos a natureza. Mal sabemos que ela é indomável e não se presta aos nossos caprichos.

Infelizmente, não tenho como praticar o escorredor/mamadeira. Sendo esta a única maneira de produzir um bonsai saudável, acho que meus planos serão abortados.

Valeria mais a pena cortar o caule e os pequeno galhos e tentar impedir o crescimento da planta ou passá-la adiante, para alguém que queria uma árvore de grande porte? Assim, eu perderia um bonsai mas contribuiria com a natureza.

Como o Charles falou, ela realmente tem copa alta e galhos mirando o céu. Tanto que alguns a conhecem como 'mão-pro-céu'. Creio que tenha sido por isso que o Rodrigo falou na experiência do bonsaísta (que me falta, obviamente).

Investirei, sim, em outrar plantas. Semeei, no sábado, cerejeira e pau-ferro (e um outro guapuruvu, para doação). Quem sabe com estas eu não tenho mais sorte?

Grande abraço e mais uma vez obrigado
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

O que o colega Charles colocou está correto. Não é uma boa opção usar o guapuruvu para bonsai. As razões já citadas pelo charles, entrenós longos, difícil de bifurcar enquanto jovem e de baixa estatura, enfim, melhor colocar ele a viver na natureza. Alguns bonsaístas mais experientes usam espécies difíceis como forma de desafio, mas para quem está começando esta seria uma opção com mais desapontamentos do que alegrias. Creio que nào vale a pena. Nem prá você, nem para a árvore.

Abraço
Kappenberg

MensagemEnviada: Ter Mar 23, 2010 9:54 am    Assunto: Responder com citação

Saudações,

Bom, confesso que não tive coragem de cortar o guapuruvu e tentar teimosamente. Nem minha namorada deixou. "Tadinho!", disse ela.

Assim, vou oferecê-lo à mãe de uma vizinha, que mora no interior e que já queria roubá-lo de mim esses dias.

Com o Elio disse

Citação:
nào vale a pena. Nem prá você, nem para a árvore.

A natureza ganhará uma árvore de grande porte, nativa e importante para o reflorestamento.

Ao final, o que fica são grandes lições.

Abraços e obrigado pelo conselhos[/u]
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: