FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estratificação/Escarificação
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 7:42 pm    Assunto: Estratificação/Escarificação Responder com citação

Comprei diversas sementes no site www.seedrack.com (ótimo por sinal, em duas semanas recebi, e a Receita nem quis cobrar os 60% de imposto...)

Cada semente vem com o manual de germinação, mas fiquei com algumas dúvidas:

1) A maioria pede escarificação com água quente (hot tap water), qual a temperatura ideal? Fervendo? Quase fervendo? 70º C?
2) Estratificação a frio: qual o melhor substrato: fibra de coco? Areia grossa + vermiculita? Com qual umidade?
3) Estratificação a frio: Onde deixar na geladeira: Na bacia de legumes? Na bacia de frios?
4) Estratificação a quente: em algumas pede manter em temperatura de 22º C por 60 dias... como manter uma temperatura destas?
5) Melhor época para semear: na primavera? verão? Preciso pensar nisto, pois tem algumas que precisam ficar 90 dias na geladeira...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 7:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O melhor seria buscar essas informações junto à empresa onde comprou as sementes. No entanto, vale lembrar que certos requisitos dependem de vários fatores, aos quais nem sempre podemos estar ancorados, para proceder de acordo com o prescrito. Isso significa, então, que vc terá, na maioria das vezes, que agir de acordo com seus instintos, ou ao menos, com o conhecimento de cultivadores mais experimentados na lide com sementes importadas. Rolling Eyes

O substrato usado pelos agricultores, para a germinação de sementes em horticultura, geralmente vendido em sacos a partir de 25kg, é quase sempre composto de: casca de pinus queimada, vermiculita, fibra de coco, etc. Esse composto é excelente para a germinação de qualquer tipo de semente, digo isso por experiencia própria. Se quiser, pode adicionar areia grossa de rio, sem peneirar, para garantir um meio que permita maior umidade, por maior tempo. Very Happy

Nas casas do ramo, onde vc poderá encontrar esse substrato (bioplant, plantax, plantil, etc) vendem bandejas de isopor ou plastico rigido, conhecidas por sementeiras, onde poderá espalhar bem o substrato e depositar, em cada orificio, até duas ou tres sementes. Deverá tomar o cuidado de depositar a bandeja, depois da semeadura, em local sombreado, protegido de geada e chuva forte, além do sol direto, até a germinação ocorrer e brotarem as novas plantas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 17, 2010 10:34 am    Assunto: Responder com citação

Nicky, obrigado pelas dicas de plantio, vou seguí-las após a escarificação e estratificação (que ainda são minhas dúvidas)

A empresa forneceu as informações para cada semente, mas eu estava procurando mais detalhes com os mais experientes...

Escarificação com água quente: pode ser algo entre 60 e 100ºC... faz diferença?

Estratificação a frio: "Keep refrigerated", imagino que na prateleira de legumes vá sofrer menos com a movimentação do ar frio dentro da geladeira (e onde minha esposa vai me xingar menos)... correto?

Para a estratificação o vendedor recomenda fibra de coco, areia grossa e vermiculita ou cascas de árvores... eu prefiro fibra de coco, pelas ótimas experiências com alporquia, alguém tem alguma outra recomendação ou consideração?

Estratificação a quente: a dúvida é, qual aparelho ou apetrecho uso para manter uma temperatura de 22ºC por dois meses? Eu moro junto a serra do mar, a mais de 900m de altitude, nem chegamos no outono e nesta época de madruga já faz 14, 15º C...

Por experiências anteriores, não tive muitos problemas em semear no verão ou outono, apesar de não ter 100% de sucesso... pelo que já li a melhor época é a primavera... os mais experientes aconselham qual época?
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 19, 2010 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Amigo dá uma olhada neste link talvez te ajude

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6067&highlight=kotta
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 19, 2010 11:30 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Cesar, muito útil a matéria

Descobri que estratificação a quente é na faixa dos 38º C (e não 70º como tinha imaginado).

No post do bonsai milenar tem duas boas ideias para fazer a estratificação a quente (http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=102&st=0&sk=t&sd=a&start=25):

1) Usar garrafa térmica, trocando água todo dia.
2) Usar um vaso grande ou aquário e utilizar aquecedor, termômetro e bomba de aquário, para manter a termperatura uniforme.

E realmente a melhor época para o plantio (depois da escarificação/estratificação) é a primavera, pelo menos com maiores chances de sucesso...

Abraços
Kappenberg

MensagemEnviada: Sex Mar 19, 2010 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

prumodeq,

talvez não seja de grande valia, mas é um comparativo, e, o fundamental, eu tenho pouquíssima experiência. Isto significa dizer que qualquer um que disser que eu estou errado deve ser ouvido.

Mas vamos lá:

eu já quebrei a dormência de várias sementes de guapuruvu.
O método? Água quente: ferver a semente por 5 minutos! Parece absurdo, mas funcionou.

Só lembrando que esta é uma semente com o tegumento (?) mais rígido que o comum.

Também já acordei sementes de pêssego e nectarina. O método: pote plástico com tampa, dentro da geladeira, forrado com papel absorvente umedecido. De vez em quando molhar mais um pouco... De "quando em vez" retirar uma ou outra amêndoa que apodreça.

O pote não tinha lugar fixo, e ficava quase sempre numa das prateleiras do meio da geladeira.

Espero ter ajudado.

Abraço

p.s.: colo o link da wiki porque a planta guapuruvu recebe vários nomes pelo Brasil afora.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guapuruvu
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam."
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: