FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas com a rega
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lelousan

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 9:23 pm    Assunto: Dúvidas com a rega Responder com citação

Olá,

Sou iniciante na arte do BONSAI, e tenho algumas dúvidas sobre a rega, imagino sobre o que seja certo mas gostaria de alguma confirmação da parte de vocês.

O regime de rega, varia de acordo com a espécie do BONSAI? O meu BONSAI é uma conífera, um Cedro Nana. Devo ter algum cuidado especial com este espécie?

Eu imagino que deva molhar o meu BONSAI no período da manhã ou mais no final da tarde! Estou correto?

Devo fazer borrifação na copa do Bonsai? Faço a borrifação diariamente?
Devo fazer mais de uma rega por dia? De manhã e de tarde?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Em primeiro lugar, onde ele se localiza. Em sol pleno ou parcial? Juniperos precisam de boa iluminação.
O segredo de uma boa rega é esperar a superfície secar e molhar então até a água sair pelos furos do vaso. A frequencia depende do ambiente e da velocidade de ressecamento. Há momentos em que vai ter que regar duas vezes outras pode ficar até 48 horas sem molhar(dias nublados e úmidos). O tipo de substrato também muda as estratégias de rega. Você vai aprender com a observação! Por falta de tempo rego minhas plantas a noite, mas não é o ideal!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edinaldojunior

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 8:17 am    Assunto: Re: Dúvidas com a rega Responder com citação

lelousan escreveu:
Olá,

Sou iniciante na arte do BONSAI, e tenho algumas dúvidas sobre a rega, imagino sobre o que seja certo mas gostaria de alguma confirmação da parte de vocês.

O regime de rega, varia de acordo com a espécie do BONSAI? O meu BONSAI é uma conífera, um Cedro Nana. Devo ter algum cuidado especial com este espécie?

Eu imagino que deva molhar o meu BONSAI no período da manhã ou mais no final da tarde! Estou correto?

Devo fazer borrifação na copa do Bonsai? Faço a borrifação diariamente?
Devo fazer mais de uma rega por dia? De manhã e de tarde?

Olá,

Também sou iniciante, mas pelo que li não é legal borrifar água no horário que ela pega sol direto, pois pode queimar as folhas, já regar pode sim, mas observa se a terra começa a secar antes regar novamente, pois fique muito úmida, pode matar a planta ou dar fungo.

Abraços,

Edinaldo Junior
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Edinaldo, eu não costumo borrifar. Aproveito o momento da rega e dou uma passada de água na copa.
abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 22, 2010 12:53 am    Assunto: Responder com citação

Bom,

Já que todos estão calibrando no assunto rega, gostaria de informar como rego as plantas daqui.

Costumo regar as plantas com crescimento mais vigoroso como Ficus, Dulces, Ligustros (ligustrum chinensis), não possuo o japônico)), Jabuticabeiras, Primavera, enfim; rego cerca de 1 vez ao dia, se necessário 2.

Plantas como juníperus, pinheiros (brejo), kuro-matsu (coníferas em geral), azaléias e afins; costumo regar somente quando a terra está menos úmida, ou quase totalmente seca (nunca seca totalmente), isso varia de 1 vez ao dia (2 talvez) até 1 ou 2 vezes a cada 2 dias, talvez 3 no Inverno (mesmo aqui não sendo tão equilibrado).

Costumo regar sempre antes do anoitecer para evitar acumulo de água nas folhas e troncos, o que pode facilitar o aparecimento de fungos, pragas, doenças, etc; porém acredito eu que se não for possível evitar a rega noturna, possamos resolver o problema nos prevenindo e sempre deixando nossas plantas saudáveis (plantas saudáveis = plantas fortes e mais resistentes = mais difícil de se instalar doenças e afins).

Nestas regas sempre molho as folhas das plantas, e sempre que possível antes (no amanhecer) do serviço (e alguns intervalos que possam aparecer) aproveito para regar as folhas sempre que possível, o verde mostrado pelas folhas é muito bom, sua saúde e satisfação também parecem sempre muito boas, diferente de quando não regava tanto as folhas e demais partes da planta.

Tem uma frase que não sei realmente se é a verdade, porém dizem:

"No Japão é regra borrifar pelo menos 50 vezes as folhas ao dia"...

Parece soar bem como regra Japonesa mesmo (risos). Se alguns amigos puderem esclarecer algo sobre isso seria legal!

Refletindo sobre o que um "sensei" e amigo me disse certa vez:

"O Bonsaísta somente aprende a regar realmente o Bonsai após algum tempo de prática e cultivo, podendo-se demorar até anos nesse processo."

O que na maioria das vezes é a realidade, demoram-se anos! Anos!

E pensando sobre isso comecei analisar as estruturas das plantas, e a ver algo que sempre estamos vendo. As plantas em geral possuem em sua estrutura física uma engenharia natural bastante interessante, projetada para a captação da água, o que faz com que a água vinda em forma de chuva, caia nas folhas, percorra os galhos, canalizando-a através do tronco e finalmente chegando ao solo.

Claro que existem fatores secundários, como as gotas de água que caem das pontas das folhas da planta - em questão - direto no solo, este também é um meio de captação, mas vocês já entenderam o que eu quis dizer.

Acredito que a resposta para a questão (mostrada pelo "sensei") está em fundamentar a análise natural da árvore com a rega.

Porém ai é que está o meu erro: EU ACREDITO!

- Eu não sei de nada! Então juntos podemos alguma coisa, vamos refletir sobre isso também; como regamos?

Rega também é técnica!

Melhorando a rega poderemos melhorar consideravelmente as nossas plantas, acredito que possamos sair do básico (regar até a água sair pelo furo de drenagem) e avançar um pouco mais.

Vamos desenvolvendo o tópico, irá responder questões de todos, já respondeu muitas minhas. Obrigado!

Abraço amigos:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: