|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
321654987741 Visitante
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 9:49 am Assunto: Quanto custa manter um Serissa? |
|
|
Eu sei que um Bonsai exige muito cuidado e dedicação.
Vou adiquirir um Serissa, e queria saber quanto custa em média para manter o Bonsai, desde adubação, ferramentas e etc..
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 10:50 am Assunto: |
|
|
Gabriel... no começo vc não gasta quase nada... ai com o tempo vc vai adquirindo ferramentas mais apropriadas.. por exemplo, quando começei foi com serrissas, Pingo de ouro, Shimpaku (um pequeno erro), azaléas ... e como minhas mudas eram pequeninas, eu usei como alicate de corte, um alicate de cutícula que roubei da minha mãe... hehehehe... aqueles cegos que elas não usam mais.. os cortes ficam bons... o substrato vc pode pegar em qualquer lugar mas se preferir pode comprar em gardens. O mais caro são os vasos que podem ser de plástico grandinhos já, ou bacias e escorredores comprados em lojinhas de 1,99.. adubos eu uso a torta de mamona com farinha de osso que custa 5,00 a caixinha e dura bastante tempo....
acho que para o início está bom... depois se quiser pode comprar um kit de ferramentas que gira em torno de uns 400,00 e já é bem completinho ajuda....
espero ter ajudado...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
321654987741 Visitante
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 10:54 am Assunto: |
|
|
obrigado
achei que tinha muito custo  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 04, 2011 11:16 pm Assunto: |
|
|
Gabriel, o custo é proporcional a onde a gente quer chegar. Você pode com a serissa ter um custo zero. Basta ir mantendo ela com água, nada mais. Pinçando com os dedos as pontas, ou cortando com a tesoura de tecido ou unha da mamãe. Ou seja: custo zero mesmo.
Para adubação, como é só uma planta, compra um sachet de osmocote de 1,00 real.
Ou pode comprar um kit completo de ferramentas japonesas legítimas e gastar 2-3 mil reais, dependendo a variedade e quantidade de peças... Mas sei que não é por aí. Digo isso apenas para ilustrar que bem como disse nosso colega Mcdonald, é bom a gente ir começando devagar, depois aos poucos vai vendo outras plantas, alguma ferramenta adaptada, mais adiante alguma ferramenta chinesa, e assim vai indo. Eu gostaria de ter começado bonsai com a sua idade!!! Hoje eu teria uma bela coleção e ferramentas de todos os tipos e das melhores, com certeza. Mas...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 2:43 pm Assunto: |
|
|
... não dá para voltar no tempo.  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 6:43 pm Assunto: |
|
|
Como deu para perceber, custo zero é difícl, mas dá para trabalhar com baixíssimo custo.
A serissa no caso, geralmente será um bonsai pequeno, pouco substrato que pode ter custo zero, água zero, vai gastar quase nada com adubo e as podas pode se virar como disseram. Se quiser um vaso bonitinho vai ter que comprar, mas isso é mais pra frente. (Pode adaptar de vasilhas ou até fazer um vasinho de cimento se quiser). Se precisar de arame pode ver se arruma fio elétrico de cobre, sempre tem um que está sobrando ou não usam.
Evoluindo no mundo dos bonsais, pode ir adquirindo ferramentas aos poucos. O que usei muito no começo foi alicate de poda (mas minhas plantas são médias). Ainda hoje não tenho instrumentos digamos adequados, uso serrinha e esta tesoura basicamente. Investi em adubo e vaso só quando a planta está bem formada (os outros ficam em tudo quanto é recipiente: bacia, pote de sorvete, balde de plástico...).
Vai fundo, claro que instrumento bom é bom, mas não é essencial. Somos brasileiros, sempre damos um jeitinho pras coisas _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
321654987741 Visitante
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 7:15 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Gabriel, o custo é proporcional a onde a gente quer chegar. Você pode com a serissa ter um custo zero. Basta ir mantendo ela com água, nada mais. Pinçando com os dedos as pontas, ou cortando com a tesoura de tecido ou unha da mamãe. Ou seja: custo zero mesmo.
Para adubação, como é só uma planta, compra um sachet de osmocote de 1,00 real.
Ou pode comprar um kit completo de ferramentas japonesas legítimas e gastar 2-3 mil reais, dependendo a variedade e quantidade de peças... Mas sei que não é por aí. Digo isso apenas para ilustrar que bem como disse nosso colega Mcdonald, é bom a gente ir começando devagar, depois aos poucos vai vendo outras plantas, alguma ferramenta adaptada, mais adiante alguma ferramenta chinesa, e assim vai indo. Eu gostaria de ter começado bonsai com a sua idade!!! Hoje eu teria uma bela coleção e ferramentas de todos os tipos e das melhores, com certeza. Mas...
abraço |
Que pena que não da pra volta no tempo no seu caso!
Se eu tivesse descobrido antes, tinha começado com Bonsai aos dez anos! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Fev 08, 2011 9:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Não há como voltar no tempo, mas podemos melhorar as nossas chances, iniciando na arte bonsai com o cultivo de uma determinada espécie, mais facil de ser conduzida e trabalhada, que renderá, ao final, algo mais valioso e proveitoso.
Dentre as espécies ideais para bonsai, como serissa, piracanta, celtis, ulmus, acer, ligustro, ficus, que todos nós geralmente recomendamos a quem está iniciando na arte, percebi que a melhor e mais indicada é a Serissa chinesa. Há tres variedades: a comum, a de flor dobrada e a variegata, cujas folhas são branco esverdeadas.
A melhor delas, contudo, é a primeira: chinesa simples. Seu cultivo é rápido, proporcionando lindos bonsai nos mais variados estilos. De fácil propagação, reproduzimos novas mudas a partir de estacas, sendo que as melhores estacas são as feitas com as raízes da planta, pois suas raízes crescem em movimentos bem sinuosos, o que acaba por permitir um formação interessante quando as convertemos em plantas.
É a mais barata, tambem, exceto quando compramos plantas com troncos mais grossos ou bonsai formados antigos. Mas uma mudinha novinha, vendida em saquinhos plasticos pequenos custa uma ninharia, e em pouco tempo de cultivo num escorredor, engrossa rapidamente, desde que bem adubada e irrigada. Seu cultivo deve ser feito em meia sombra, isto é, luz e calor solar apenas no período da manhã, evitando o sol quente da tarde.
Para lidar com a serissa, realizando podas finas, que chamamos de podas de manutenção e educação, o ideal é adquirir uma tesoura fina, como essa da foto abaixo:
[img]http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=89984210_3134.jpg&v=E[/img]
Para podar raízes, galhos grossos ou troncos, podemos usar outra tesoura, como essa:
[img]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167309721-tesoura-para-poda-tramontina-8-_JM[/img]
As duas peças são baratas e fáceis de encontrar e manusear, permitindo um sem numero de trabalhos a serem realizados nessa espécie. As melhores formas estruturais são conseguidas quase que apenas podando a planta, sem precisar de usar aramação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|