FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha de Ligustrum
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 4:52 pm    Assunto: Desfolha de Ligustrum Responder com citação

Nas minhas novos testes com substratos mais drenantes quase matei um ligustro por falta de adubação. Começou a cair as folhas e as que ficavam estavam com as bordas queimadas e enrugadas. A princípio pensei que fosse alguma doença, mas com a análise dos sintomas verifiquei que era falta de adubo... Feita a adubação tudo resolvido ele voltou a brotar... e agora está tudo bem, a ravore está ótima e recuperada... Ufa Very Happy . Ou seja provoquei uma desfolha forçada...

O problema que as novas brotações foram quase que exclusivamente na ponta dos galhos e as folhas voltaram muito grande, desproporcionais ao tamanho do bonsai.

Assim estou pensando em fazer uma desfolha para reverter isso... o que eu pensquisei por aí recomenda fazer a desfolha no início do verão, após a primeira fase de crescimento da primavera... seria isso mesmo? Pelo fato do ligustrum ser semi-decíduo, eu poderia forçar uma desfolha no inverno?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não desfolharia agora, sob pena de vir um clima frio e ele deixar de rebrotar.
Eu faria o seguinte: A medida que o raminho fosse largando pares de folhas; deixaria apenas um par de folha. Isso incentivará uma rebrotação (caso o calor continue) ou, se fizer frio, o ramo não morrerá.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 5:52 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Aqui no nosso espaço foristico temos que tomar um grande cuidado, observando bem de onde estão postando os demais colegas, sob o risco de repassar informações incorretas. Afinal, nosso país é um imenso continente, com uma grande diversidade climática. O que serve para mim, aqui no cerrado brasiliense, dificilmente irá servir para alguem como o nobre colega Prumo. Shocked Shocked

Prumo, melhor atender ao que ora sugere o grande bonsaista Elio: ele fala com a voz da experiencia, obtida na prática do cultivo. Com as dicas dele, seu ligustro irá resultar numa bela planta. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Prumo, faltou dizer que ligustro é. Se for o sinensis, eu não vejo problema em fazer a desfolha agora.(desfolhei um no fim-de-semana) O ligustro sinensis é muito reistente e brota praticamente em qualquer época. Tem grande quantidade de ligustro próximo do meu sítio, alguns moradores fazem cortes drásticos, rente ao chão, em pleno inverno, e ele brota novamente. Claro, estamos falando de plantas no solo, mas sempre considero ser difícil matar um ligustro. Se as folhas aumentaram devido a adubação, a maneira de controlar isso é mesmo via poda e desfolha.
Mas a opção colocada pelo meu Xará também é ótima. Até pdoeria deixar ele crscer com certa liberdade até o início da primavera e daí sim fazer uma poda para possivelmente melhorar a formação e ao mesmo tempo obter uma brotação mais compacta com maior número de pequenos ramos e consequentemente com folhas menores.
a decisão é sua.

abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: