|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabio Rocha

|
Enviada: Dom Out 07, 2007 8:10 pm Assunto: Uso De Glicose como "Acelerador" |
|
|
Amigos, tenho lido sobre o uso solução a base de glicose para dar uma acelerada no crescimento de plantas em geral.
Começei a testar esta semana.
Alguém já está utilizando? _________________ Fábio Rocha
________
Bonsai RS |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 11:02 pm Assunto: |
|
|
O uso de glicose pode ter uma consequencia não muito boa: as folhas pederão ficar maiores e os internodios poderm ficar mais distantes...
Mas é possivel fazer sim a aceleração do crescimento.
Só cuidado para não colocar demais para não matar a planta...
Boa sorte
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 8:43 am Assunto: |
|
|
Olá,
Estas alterações apresentadas pelo Lorígio não afetam de forma negativa uma muda em desenvolvimento, já que muitas vezes o que queremos é o crescimento bruto da planta para se dar espessura em caules.
Qual seria uma boa dosagem para acelerar o crescimento?
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:01 am Assunto: |
|
|
Eu aprendi com o Luciano a colocar refrigerante de "cola" dormido (sem gás) e tenho obtido bons resultados. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
O proplema que eu falei é para o caso de algumas especies que não possuem gemas em todo o caule, como o acer, pode ser que posteriormente vc precise fazer enxertia de galhos... no caso de desenvolver uma muda é uma estratégia muito boa sim.
Só não aconselho aplicar a tecnica em pinheiros (funciona pouco) e nos aceres (alonga mesmo os intenodios e dificulta fazer as copas).
Pode usar aquele karo diluido, que tem pH mais básico que "cola" já que é muito ácido. Lembrar sempre que uma solução ácida no solo retira os nutrientes que nela estarão e deixa os micronutrientes como Cu, Fe, Mn e Zn muito livres podendo tem um excesso para uma mudinha.
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 5:49 pm Assunto: Muleta |
|
|
Pessoal
Já tem tópicos neste Forum (e noutros) com discussões sobre este assunto. Esta prática não é tão inútil quanto colocar pregos no substrato para fornecer ferro, mas com certeza pode ser um atalho mais perigoso.
Não há nenhuma demonstração científica de que as raízes ou as folhas das plantas sejam capazes de absorver glicose. Todo o efeito observado provavelmente vem do desenvolvimento acelerado dos microrganismos do substrato, que por sua vez tornam disponíveis para as plantas subprodutos de seu metabolismo. Mas plantas em substrato com boa composição e com a flora microbiana equilibrada, correta adubação e rega, não necessitam desta nem de outras muletas.
Convém assinalar que o risco não é pequeno e deve ser considerado por quem quiser tentar:
1) desenvolvimento exagerado de microrganismos indesejáveis no substrato, que podem produzir grandes alterações de pH e até o apodrecimento das raízes;
2) desenvolvimento rápido de fungos nas folhas em caso de pulverização, que pode resultar em ataque fulminante.
Peço desculpas pela minha posição inflexível, mas eu tenho certa prática em microbiologa. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:12 pm Assunto: |
|
|
Ferreira não precisa se desculpar suas colocações são
extremamente importantes...
Valeu
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:33 am Assunto: |
|
|
Ferreira, muito bem colocado a sua opnião, quanto as desculpas, estamos entre amigos, não precisa pedi-las, você entende tem que nos ensinar. Obrigado por passar seu conhecimento técnico. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:56 am Assunto: |
|
|
Existem certas técnicas que vão sendo difundidas e como aquela brincadeira do telefone sem fio, vai sendo deturpada na forma e na função. Também não tenho base científica para discutir o assunto, porém gostaria de abservar o seguinte : Mestre Hidaka usa a glicose, e insiste neste assunto no caso da estaquia do Pinheiro Negro, e não como acelerador de nada. Neste sentido o soro glicosado seria fornecido para a planta num momento em que ela esta debilitada visto que perdeu suas raízes. Neste caso , não só funciona, como melhora significativamente a taxa de sucesso da estaquia, isto é fato. O soro usado provem do soro glicosado e seu percentual é de 2,5 %.(Esse negócio de usar Coca-cola, rapadura, etc.. já é outro assunto, pois como dosar o percentual de glicose destes componentes ?)
Particulamente já fiz estaquia de PN com o uso do soro e sem o uso do mesmo e posso afirmar sem sombra de dúvida que faz diferença. O problema é que as pessoas buscam fórmulas mágicas para fazer seus Bonsai crescer, querem a qualquer custo burlar o tempo, e este não´há como fazer.
Outra coisa que aprendi ao longo destes anos no bonsai, é que muita coisa que faz sentido na cultura do mesmo, parece ser antagônico àquilo que nos diz a agronomia. Tentem conversar com um agronomo. Mas é preciso compreender que estamos trabalhando em um universo totalmente distinto da agricultura convencional e desta maneira a que se pensar de forma distinta. Não é possível tentar aliar coisas que estão em universos diferentes. É preciso crescer no conhecimento científico sem deixar de lado milhares de anos de conhecimento adquirido.
Outra coisa que tenho insistido é que é necessário separar aquilo que é técnica testada e comprovada ao longo de anos, dos "achismos". Vejo experiências relatadas aqui, e fico me perguntando , será possível reproduzi-la ? Não dá para ser leviano e tentar transformar certos acasos em técnica e começar a expalhar como certa e verdadeira. Um outro ponto muito importante quando se coloca algo é que se busque todos os detalhes, para não gerar controvércias.
Só uma última dica para os iniciantes, filtrem o que lêem e o que ouvem, caso contrário seu bonsai vai virar uma pista de provas. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 11:53 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!
Estou utilizando o soro glicosado uma vez por mês em todas as plantas e elas estão reagindo muito bem...
Inclusive um ácer que estava sem demonstrar qualquer melhora desde junho, comecei a utilizar o soro e hoje as folhas já estão aparecendo......
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 11, 2007 7:36 am Assunto: |
|
|
angela qual a proporção que vc usa o soro com agua ou o soro puro _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 8:01 am Assunto: |
|
|
Flávio,
Se você encontrar soro glicosado a 2.5% use puro, se comprar o de 5% use metade soro metade água. Agora atente para um detalhe importante ; é preciso que seja SORO GLICOSADO, (glicose+água), NÃO SERVE O GLICOFISIOLÓGICO, pois este comtém cloreto de sódio e você arrebenta a estrutura celular, OK. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!
Flávio, utilizo meio a meio e os resultados são super satisfatórios.
e........ _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 10:14 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal...
Sei que esse tópico já está há muito tempo sem discussões, mas gostaria de comentá- lo assim mesmo, só para esclarecimento dos amigos...
As plantas, em momento algum, absorvem glicose diretamente da fonte, se isso acontecesse não seria necessário todo o aparato fotossintético e de trocas gasosas para complexar pequenas compostos em grandes moléculas... isso não justifica a presença de estômatos, cloroplastos e mitocôndrias nas células, nada disso seria necessário, mas daí elas não seriam "vegetais" a base da cadeia alimentar, seriam meros "consumidores", mas deixa pra lá esse papo de ecologia né? rsss
Bem, acontece o seguinte, como o amigo ferreira disse, isso provoca o aumento de crescimento microbiano no substrato, por que esses sim, usam glicose como subestrato para crescimento, mas além de decompor a glicose, eles absorvem nutrientes de forma inorgânica, e muitas dessas formas inorgânicas não são as mesmas absorvíveis pelas plantas, daí quando o "estoque" de glicose acaba, os microrganismos tendem a morrer, e isso faz com que os nutrientes que eles absorveram sejam disponibilizados para as plantas, agora sim, de uma maneira prontamente absorvível por estas, só pra explicar um pouco mais, as plantas não absorvem nitrogênio na forma de N2, mas as bactérias sim, daí quando elas morrem, deixam no solo, moléculas de nitrato, uma forma absorvível pelas plantas.... um efeito "parecido" com o que acontece com a interação micorrízica... mas isso é outro assunto...
Algo a lembrar é que não deve-se exagerar na dose, pois a glicose e outros acúcares, sofrem processos de fermentação, aquecendo demasiadamente o substrato e liberanto compostos nocivos à planta...
Não quero causar discórdia não...
Só quis contribuir com os amigos com o pouco conhecimento que tenho...
Um forte abraço a todos |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Fev 28, 2008 1:03 pm Assunto: |
|
|
Bom, depois de toda essa discussão ficou para mim a seguinte lição:
- O soro glicosado não funciona para as plantas da forma que pensávamos, mas funciona, e que deveremos ter o seguinte lema na cabeça "aplique com moderação", pois tudo em excesso é prejudicial, da mesma forma que vitamina em excesso é tão prejudicial quanto a falta dela.
Foi isso ou entendi errado
Abraços fraternos . _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|