|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Kappenberg

Registrado: 18/03/10 Idade: 38 Mensagens: 67 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Mar 25, 2010 5:29 pm Assunto: Pau-ferro |
|
|
Pessoal,
Obtive êxito na quebra de dormência de sementes de pau-ferro (Cesalpina ferrea). Percebi a raiz no fundo do pote transparente hoje pela manhã.
Das seis sementes que pus na terra, duas eu já joguei fora, porque 'mofaram'; duas já estão com raiz e outras duas sumiram no pote...
A dúvida é: qual o substrato que eu uso para criar essa mudinha?
Já li no fórum que essa é outra "escolha infeliz" minha, porque, assim como o guapuruvu é uma árvore difícil e que requer bastante experiência do bonsaísta (coisa que eu ainda não sou... Que dirá experiente... )
Abraços
p.s.: Quebra de dormência: retirei as sementes da baga, limpei bem; cortei uma lasca com uma faquinha até aparecer um miolo verde; deixei na água até inchar e joguei na terra molhada, tapando depois. Foi a primeira vez que fiz isso com essa espécie. Detalhe que só mofei duas sementes por imperícia: molhava todo dia a terra... Sem necessidade. _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
De certo agradeceram-te a hospedagem.
Nem mesmo o infante no materno ventre
Escape à nossa fúria; em cinzas Tróia,
Inglórios todos insepultos jazam." |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 12:36 pm Assunto: |
|
|
Kappenberg, eu também tive sucesso com varias sementes de Pau Ferro, sendo que algumas morreram mofadas.
Recentemente, podei algumas drasticamente e todas já estão emitindo novos galhos e brotos. Outras estão com a altura de 50cm mas ainda muito finas na base. Foram todas plantadas em casca de arroz. Substrato muito utilizado no cultivo de orquídeas.
Vou postar fotos mais adiante.
Vamos nos falando, e pela proximidade de moradia, quem sabe não conhecemos o viveiro de cada um uma hora dessas e trocamos experiencias.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 2:02 pm Assunto: |
|
|
Salve, Renato!
Acho essa uma árvore das mais bonitas! A casca toda manchada e a facilidade com que os galhos vão se subdividindo sempre em dois cirando um aspecto de bonsai vassoura. Muito bonito!
Citação: | Foram todas plantadas em casca de arroz. Substrato muito utilizado no cultivo de orquídeas. |
Casca de arroz pura?
Eu sempre achei que planta precisava de terra! Nesse fórum já aprendi cada coisa...
Mas diga lá, onde tu compra insumos para os teus bonsai? Preciso de areia grossa e caco de telha, terra vegetal e de alguma coisa que impeça isso tudo de sair pelos furos que vou fazer em garrafas (agora preciso também de casca de arroz! ).
Sim, moramos próximos, mas, quando a visita ao viveiro, vou ficar te devendo... Nem bonsai eu tenho. Que dirá um viveiro!
Obrigado pela dica!
Abraço _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 2:33 pm Assunto: |
|
|
Realmente cara, a árvore toda é muito linda! Com detalhes para a casca e tronco, que ficam lindos quando ela tá "trocando a pele".
"Casca de arroz pura?"
Pois é, esta eu vou ficar te devendo. Vou falar com meu pai pra te confirmar. As orquídeas e o substrato são deles. Mas a casca de arroz que usei é preta, escura. Na verdade é um substrato que usei como teste, porque achei que as sementes do Pau Ferro nem fossem nascer. Mas acho que não serve de substrato para bonsai não. Apenas como um suplemento, acredito.
Se houverem outros colegas aí que puderem nos ajudar informando se já utilizaram casca de arroz ou não... nos ajudaria bastante.
"Mas diga lá, onde tu compra insumos para os teus bonsai? Preciso de areia grossa e caco de telha, terra vegetal e de alguma coisa que impeça isso tudo de sair pelos furos que vou fazer em garrafas (agora preciso também de casca de arroz!)."
Eu compro a terra preta em São Sebastião do Caí. Numa floricultura a beira da estrada. Logo após o pedágio de São Sebastião-Montenegro.
O pedrisco eu compro na Casa do Salpique na Av. Sertório, pouco depois do Bourbon. Este local só abre durante a semana. Sábados e domingo estão sempre fechados.
Não utilizo caco de telha no meu substrato, apenas terra preta, esfagno, casca de acácia triturada e pedrisco.
Utilizo um pouco de cacos de tijolo no fundo de vasos (não de bonsai ou treinamento, mas vaso de plantas que estão em fase de desenvolvimento) e bacias também. Pra ajudar na drenagem...
"Sim, moramos próximos, mas, quando a visita ao viveiro, vou ficar te devendo... Nem bonsai eu tenho. Que dirá um viveiro!"
Digo, não viveiro mas um cantinho humilde com minhas plantas. hehehe!
O dia que quiseres, vamos dar uma volta por aí para aquisição de material ou árvores. Normalmente as floriculturas escondem grandes tesouros abandonados ou esquecidos...
Mais uma coisa. Eu participo da Associação Bonsai do RS, a Bonsai Sul.
Confere a agenda de reuniões lá em www.bonsaisul.com.br. Sinta-se a vontade para nos visitar, e "quem sabe", "porque não", tornar-se sócio.
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Sex Mar 26, 2010 4:56 pm Assunto: |
|
|
Salve, Renato!
Eu estava pensando em passar na seguézio que tem no centro de Porto. Mas to cheio de trabalho da faculdade para fazer... E outra, disseram que agora não é um bom momento para trocar substrato (eu tava indo procurar coisas novas para assentar um pessegueiro que tenho).
Mas a ideia da casca de arroz me pareceu ser bacana (acho até que já li alguma coisa sobre ela aqui no fórum).
Valeu a dica da casa do salpique (só o site deles que ta under construction). Agora já sei onde conseguir pedras pequenas sem ter que roubar dos parques!
O clube tem local físico? Seria legal conhecer pessoalmente os bonsaístas e ver bonsai de verdade!
Até _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
|
|
 |
Kappenberg

|
Enviada: Seg Mar 29, 2010 5:19 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Renato e demais interessados:
Citação: | Na verdade é um substrato que usei como teste, porque achei que as sementes do Pau Ferro nem fossem nascer. Mas acho que não serve de substrato para bonsai não. Apenas como um suplemento, acredito. |
Olhem o que encontrei no blog do companheiro Laudir:
http://laudir.blogspot.com/2010/02/casca-de-arroz-carbonizada.html
Na parte final do texto tem Dicas. Uma delas é "CAC pode participar com até 33% do volume total do substrato final;".
Abraços e agradecimentos ao Laudir _________________ "Débil a Teucros, Menelau, perdoas?
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|