|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
calil
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:30 am Assunto: Figo no escorredor |
|
|
Salve amigos do Bonsai, tenho este figo a 2 anos e agora gostaria de coloca-lo no escorredor pra "engorda" rs. Então gostaria de uma opinião dos amigos se coloco ele assim mesmo ou realizo uma poda antes? Grato pela atenção e ate a proxima.
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 11:14 am Assunto: |
|
|
calil,
coloca assim mesmo; o objetivo do escorredor ou escorredor/mamadeira é que a planta se desenvolva mais rápido. Se fizer um poda agora vai amarrar o "start" para o crescimento.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 1:28 pm Assunto: Re: Figo no escorredor |
|
|
calil escreveu: | Salve amigos do Bonsai, tenho este figo a 2 anos e agora gostaria de coloca-lo no escorredor pra "engorda" rs. Então gostaria de uma opinião dos amigos se coloco ele assim mesmo ou realizo uma poda antes? Grato pela atenção e ate a proxima. |
A minha experiência diz que figueiras não necessitam de ir para o escorredor antes da mamadeira... se fosse minha eu plantaria direto em uma bacia grande, bem grande, com um substrato bem orgânico...
E não meche com poda não... é como o Edson colocou... mais prejudica do que ajuda...
Abraço |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 4:33 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelas dicas Edson e Ezequiel , vou coloca-lo direto numa bacia grande então. Agora quanto ao substrato , o que voce me aconselha Ezequiel, pois como novato que sou gostaria de uma dica. Grato pela atenção e ate a proxima. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 5:07 pm Assunto: |
|
|
calil escreveu: | Valeu pelas dicas Edson e Ezequiel , vou coloca-lo direto numa bacia grande então. Agora quanto ao substrato , o que voce me aconselha Ezequiel, pois como novato que sou gostaria de uma dica. Grato pela atenção e ate a proxima. |
Olha, dos que eu já usei, o melhor foi: 1/3 areia; 1/3 esterco curtido; 1/3 de substrato para mudas (biolplant/plantamx...).
Eu tenho um fícus postado aqui que usei esse substrato... oberve a data da primeira postagem e a atual e perceba o quanto ele se desenvolveu... |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 5:25 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel , vi na sua postagem do seu ficus , diga se de passagem muito lindo. Mas o meu é um figo, desses de fazer doce, posso seguir o mesmo processo do seu ficus ? grato. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 8:19 pm Assunto: |
|
|
ei também tenho um e te digio que o minino cresce muito rápido é só da espaço pra ele.. esse eu pretendo plantar no chao logo,logo[img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 7:39 am Assunto: |
|
|
calil escreveu: | Ezequiel , vi na sua postagem do seu ficus , diga se de passagem muito lindo. Mas o meu é um figo, desses de fazer doce, posso seguir o mesmo processo do seu ficus ? grato. |
O seu também é um fícus... Ficus carica... logo, os tratos são parecidos... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 8:02 am Assunto: bonsai |
|
|
O solo de cultivo ideal é aquele que contem um bom material que favoreça a drenagem, com uma leve capacidade de reter um pouco de umidade nas raizes: caco ceramico, pedrisco, casca de arvore (porosa), terra granulada (de formigueiro ou cupinzeiro queimada). 30 dias após o reenvase, inicie uma adubação com matéria organica decomposta, como esterco bovino curtido, por exemplo, ou então a velha dobradinha: torta de mamona+farinha de osso.
O solo inicial de cultivo deve ser esteril, isto é, sem a presença de adubo curtido. Apenas depois de transcorrido o período de adaptação das raízes ao novo substrato, é que fazemos aporte de adubação, visando o reestabelecimento do ciclo de crescimento da planta, buscando seu desenvolvimento controlado. Até lá, rega diária em abundancia, exposição solar apenas no período da manhã.
Como salientou o nobre colega Ezequiel, trata-se o figo de uma variedade de Ficus, denominada CARICA. Entrentanto, o cultivo é um pouco diferenciado, em razão de que os "frutos" são maiores no Carica, e visam à alimentação humana. As respostas à forma de cultivo diferenciado, permite um melhor desenvolvimento nessa variedade, que terá um crescimento mais lento e dificultoso que as demais variedades de ficus. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
calil
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 9:30 am Assunto: |
|
|
Ezequiel e Nickyfury mais uma vez grato pelas dicas , e como tenho muita facilidade em terras de cupim aqui na minha cidade , esta semana ele vai pra bacia; depois posto o resultado pros amigos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|