 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
carlos ita

Registrado: 04/06/09 Idade: 49 Mensagens: 87 Localização: Itajubá-MG
|
Enviada: Ter Abr 10, 2012 9:41 pm Assunto: minha azaleia |
|
|
comprei esta azaleia mas não sei a especie alguem sabe?Ela tem as folhas e as flores pequenas sendo as flores quase vermelhas.Ela é bem velha o vendedor me falou em mais ou menos 50 anos não sei.Fiquem a vontade para opinar.
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE


Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Ter Abr 10, 2012 10:29 pm Assunto: |
|
|
BELA PLANTA |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO


Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 12:31 am Assunto: |
|
|
Oi Carlos você tem um ótimo material, quando vai começar a estilizar a copa  |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 11:20 am Assunto: |
|
|
Carlos é a Satsuki ou Korume!
Precisa ir podando os galhos para que as brotações comecem a surgir mais baixas para daí selecionar os galhos que ficarao para serem aramados, modelados.
Excelente material, parabéns pela aquisição. Dá pra fazer um bonsai de primeira!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 4:32 pm Assunto: |
|
|
Amigo Carlos exelente material um achado e tanto, só precisa ir reduzindo os galhos para adensar a copa no estilo pretendido, vai ficar show...
Abraços.. _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE


Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
O nome correto é azalea "satsuki", sendo este nome japones uma referencia ao período em que estas plantas florescem naquele país (durante o mês de maio e seguinte). Sua planta tem um grande potencial realmente, como bem salientaram os demais. Entretanto, a época correta de podar, visando aproximar a brotação um pouco mais do tronco é na primavera e não agora.
Por agora, o ideal é manter a planta como está, adicionando apenas uma adubação leve, para forçar uma recuperação e mante-la saudavel e vigorosa até a chegada da época certa para cortar seus galhos. Minha sugestão principal é que retire todo o musgo e ervas daninhas que crescem na superficie do solo. Além de não ter serventia nenhuma, esse material atrapalha que o substrato "respire" adequadamente, prejudicando o desenvolvimento para melhor do sistema radicular da planta.
Ter ótimas raízes, nessa espécie, é essencial. Então, livre-se desse material sobressalente o quanto antes, por mais "bonitinho" que ele possa parecer. Outro ponto: tão logo caiam as flores, é de praxe retirar os penducolos, ou calices onde elas estavam presas, antes que sequem totalmente. Ao não fazer isso, vc prejudica o galho, forçando a planta a gastar mais energia em sua manutenção, e eles não servem para nada, depois da queda das flores.
Quando for cortar os galhos, visando reduzir seu comprimento e aproximar a brotação do tronco (o que irá estimular o surgimento de novas brotações, mais bem posicionadas, além de aumentar o vigor na emissão de brotações nos cortes dos galhos), sugiro manter apenas um desses galhos com folhas, sem cortá-lo. De preferencia, o menor e que não tenha flores, mas apenas folhas. Com isso, desvia-se o foco de desenvolvimento dos demais galhos para os galhos cortados, e esse galhinho fica de reserva, "puxando" as auxinas da planta e redistribuiindo-as para os demais.
No Japão, há todo um aparato em torno dessa planta, como por exemplo revistas especializadas, matérias e artigos direcionados a seu cultivo, campeonatos e concursos de bonsai em que são permitidos apenas bonsai delas. Os japoneses são verdadeiramente apaixonados por essa espécie, sendo que existe por lá uma variedade imensa de Satsuki, desde a kurume, citada pelo nobre Elio, passando pela Hikari (brilhante) moeka, komei, matsuri no tsuki, etc.
Para voce ter uma noção de um tronco bem aproveitado, com um aumento na densificação, aproximando a folhagem de maneira a criar estratos mais densos, veja a imagem abaixo:
Uma "campeã", devidamente premiada no concurso:
Tronco sinuoso, galhos bem distribuidos, folhagem próxima do tronco:
Outro exemplar, com um tronco bem robusto, mas bem densa a folhagem próxima ao tronco:
Na técnica abaixo, usa-se uma tesoura de pontas finas para remover o receptáculo das flores, após sua queda:
Nesse outro exemplar, azalea satsuki komei, veja que os galhos foram reduzidos ao maximo, para aproximarem-se do tronco e favorecerem uma boa densificação (aumento da massa verde de folhas):
Não se deve ter "dó" de podar a planta, pois a intenção é deixá-la melhor do que está:
Na primavera, tambem, vc poderá reproduzir sua planta, usando os galhos cortados para formar estacas e com elas novas mudas. Veja o procedimento correto para conseguir ótimas peças:
http://satsukimania.net/index.php/tips/cutting-propagation.html
O nome das inumeras variedades de satsuki existentes no Japão deriva da forma, tamanho, cor e padronagem das petalas de suas flores, bem como de alguns tipos de folhas. Vejam o nome de cada variedade e o tipo de flor, clicando sobre o nome:
http://satsukimania.net/index.php/variety.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:29 pm Assunto: |
|
|
Era tudo o que eu queria encontrar para trabalhar.
Só acho azaleias magrelas. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|