|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Almeida Visitante
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:03 pm Assunto: Pitangueira Yamadori |
|
|
Olá pessoal.
Fui para a minha avó nesse feriado de páscoa e trouxe uma muda de pitangueira que encontrei por lá.. Só que a muda estava encostada em uma parede, não consegui tirar um grande torrão junto..
Minha vó não soube especificar quanto tempo ela tem, mas acredita que uns 3 anos...
Sem muita habilidade (ou melhor, sem nenhuma habilidade) replantei ela em uma bacia.. Fiz uma poda radical, deixando apenas um pedaço do tronco e passei pasta de dente para ajudar na cicatrização, e ela esta assim agora:
(Como eu moro num apartamento, eu coloquei ela na floreira do meu quarto. Pega sol até as 14 horas por ai)
Com a parte dos galhos também fiz uma poda e estou tentando fazer enraizamento (usei um pó enraizador que comprei). E ficou assim:
Espero dicas e sugestões para saber se estou no caminho certo.
Abraços |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 6:02 pm Assunto: |
|
|
Muito bom xará, xará mesmo que também sou Ricardo Almeida...
Em relação ao torrão, você conseguiu uma boa quantidade, as raízes estão fortes aparentemente, sua poda parece ter sido bem realizada e agora espere, pois pitanga brota fácil, deixe-a na sombra por enquanto, pois ela passou por uma cirurgia tensa no momento.
No caso da estaquia realizada, não sei lhe dizer se a pitanga enraíza fácil, outros amigos lhe dirão o correto.
Abraços, boa sorte e poste quando houver brotações, estou na torcida!!! _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
A pitanga é muito complicada de se reproduzir por galho. Pela raiz, ainda vai, mas por galho é meio difícil.
o bom, com todas as plantas desejadas para reproduzir por estaquia, é melhor pôr em areia grossa, pois esta é neutra.
faz um teste nesse composto que compraste aí. E vê se dá certo.
E o pé dela, deixa aí, só aguando e esperando ela brotar bastante, deixa pa cortar quando os galhos estiverem com uns 40cm, no mínimo, cortar os brotos muito novos(principalmente no início da estilização) é meio ruim para a planta.
abraços! |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 9:44 pm Assunto: |
|
|
Que coicidência Ricardo Almeida hehe eu tinha colocado ela no sol, então vou tirar para que se recupere com mais facilidade à sombra.. Em quanto tempo posso coloca-la no sol novamente?
Poisé Paulo, hoje pela tarde já me desistimularam dizendo quão dificil é o enraizamento por galho das pitangueiras.. Mas coloquei o pó enraizador na ponta e acho que não da pra notar na foto, mas no vaso só tem areia grossa.. Mas mesmo assim ficar na espectativa
Li por ai que normalmente surgem raizes em 30 dias, quanto tempo devo esperar para verificar se deu certo?
Obrigado pelas informações amigos!
Abraço |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 9:45 pm Assunto: |
|
|
Eu ia perguntar porque areia grossa sempre, o que a areia tem melhor que terra dessas comprada em floricultura. Para o escorredor é só areia grossa ou vai algum composto junto?  _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
Dizem q a areia grossa é boa para estaquia pois ela se permite a passagem da agua, mantendo uma umidade costante porém não em demasia!
Além disso dizem que o que estimula a emissão das raizes é o ciclo seco/molhado.
Um substrato muito molhado pode causar apodrecimento e fungos na estaca!
A pitanga não pega facil de galho! Assim como a Jabuticabeira q teima em não enraizar em galhos e alporques!
Existe uma tecnica específica para enraizar estacas de jabuticaba, onde se descasca uma parte do tronco e enfia-se em uma lata com agua e deposi enterra-se tudo (lata e planta no chão ou substrato).
Procure aqui no forum!!!!!!!
De resto o pessoal ja falou com a qualidade de praxe! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
Muito interessante o método Markus. Quando tiver tempo vou tentar fazer.
No mais, vou aguardar essa tentativa de enraizamento com esse pó "milagroso" que eu comprei
Abraço |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 11:02 pm Assunto: |
|
|
Então xará, o lance da estaquia ja foi explicado pelo Markus, é dificil mesmo, praticamente impossivel, e até esta técnica de enterrar a lata dágua requer um estudo puxado, pois tb não é facil.
o lance do sol, é o seguinte: depois que houver a brotação e a planta estiver com sentimento de cura,(essa foi boa), digo, quando ver que ela está se recuperando e os brotos estão fortes, coloque-a em sol brando, coisa de até as 10 da manha e depois das 4 da tarde, e por ai ela vai sendo feliz!!!
e lembrando, nada de adubo ainda... espere uns 2 meses +/-
Até breve! _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 11:10 pm Assunto: |
|
|
Já tirei ela do sol. Coloquei onde ela só pega luminosidade, nada de sol direto.
Vou aguardar as brotações e posto fotos aqui.
Quanto a estaquia, vou deixar só por curiosidade mesmo.
Adubo não coloquei nada mesmo.. Vou aguardar os 2 meses então
Abraço |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 8:49 am Assunto: |
|
|
Rapaz... com um mes depois da coleta aqui eu tive ótimas brotações.
Tome cuidado com fungos. Para isso evite o enxarcamento do substrato.
Eu aqui estou penando pq perdi brotos/galhos que eram mui valiosos na composição da planta. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 11:20 am Assunto: |
|
|
Evitar o enxarcamento? Mas devo molhar todos os dias ou somente quando a terra estiver com aspecto seco?
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 11:33 am Assunto: |
|
|
Ricardo, somente quando estiver com aspecto seco na superfície do substrato.
Leão, a questão da areia o Markus explicou bem. No escorredor pode e deve colocar uma mistura de pedrisco e material orgânico (terra, argila...).
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 11:46 am Assunto: |
|
|
Ok Elio.
Eu estava molhando todas manhãs. Agora vou cuidar então.
Depois de quanto tempo devo coloca-la no escorredor?
Abraço |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 12:06 pm Assunto: |
|
|
Olá!
A questão do escorredor é relativo.
Vc já plantou ela neste vaso.
Tirar dae vai estressar mais ainda a planta.
Recomendo vc furar ao máximo este vaso. ele vai acabar assemelhando-se a um escorredor.
Quando as raízes apontarem pra fora deste vaso, espere mais um mes e transplanta pra um escorredor.
Até as raízes sairem pra fora, vai levar uns 2 ou 3 meses. Enqto isso a brotação aérea vai estar bombando.
Posso estar até falando besteira mas seria a solução q eu teria pra este caso. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Abr 08, 2010 9:36 am Assunto: |
|
|
Ok.
Mas então, a regra é plantar sempre uma muda em um escorredor e mamadeira isso?
Eu fiz errado em colocar só na bacia? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|