|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 4:06 pm Assunto: Estaquia de junípero |
|
|
Oi pessoal, vou fazer estaquia de junípero, qual a experiência de vcs neste caso? Vi neste site: http://raizesbonsai.vilabol.uol.com.br/propag.htm
alguém pode me dizer o que seria estaca tipo intermediária? |
|
|
 |
Antonio Donizeti

Registrado: 31/03/09 Idade: 65 Mensagens: 69 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
Esta não sei, mas vou pegar carona pra saber. _________________ Bonsai faz amigos |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 10:18 pm Assunto: |
|
|
Nikkei, relendo a matéria vais perceber que diz aí que estaca intermediária é o galho do crescimento do ano anterior. Ou seja, o ponteiro dos ramos e a última parte do ramo e normalmente ainda detem a cor verde. do final da cor verde, onde começa a ficar marron é onde começaria a estaca intermediária. Vais notar pelas diferenças de cor da casca, onde ela termina e começa a parte mais velha do galho, isto é, a estaca basal.
Bom por experiência transmitida pelo bonsaísta e professor de bonsai, Charles Ferrante Júnior, e que pude provar na prática com sucesso, para juníperus, a estaquia de ponteiro e mesmo intermediária enraizam muito bem quando feitas em pura areia e colocadas ao sol pleno!!! cuidar para deixar a areia sempre úmida, sem encharcar. Eu até duvidei, mas fiz, e deu muito certo.
Se tiver acesso a planta mãe, podendo retornar no futuro, podes escolher galhos mais grossos e fazer alporquia, o que funciona muito bem.
Espero ter ajudado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 8:48 am Assunto: |
|
|
Obrigado Elio, vou iniciar as estacas. Não imaginava deixar em sol pleno!  |
|
|
 |
Amir Horikini

Registrado: 18/02/10 Idade: 39 Mensagens: 90 Localização: Barretos-SP
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 4:15 pm Assunto: |
|
|
Mais quanto tempo eu deixo as estacas??
qual é a hora correta de retirar a tampa da estufa de garrafa pet?? alguem me ajuda?? _________________ http://www.yamadoribrasil.blogspot.com |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Abr 15, 2010 10:14 pm Assunto: |
|
|
Amir, o método que peopus aqui não usa nada para cobrir as estacas. É no sol mesmo!!!!
As estacas vão colocar brotos novos. Em tese o replantio só deve ser feito após uns 6-12 meses, dependendo da época em que foram feitas as estaquias.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|