Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Joelyvan

Registrado: 03/06/09 Idade: 38 Mensagens: 16 Localização: Alagoinhas-BA
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 12:20 am Assunto: Meu Ficus |
|
|
olá pessoal estou com essa planta e queria a opinião de voces...
em 07/09 era assim.
agora esta assim...
com muitas raizes saindo tanto por baixo quanto por cima do vaso...
Bem, minha duvida é... se eu devo coloca-la no escorredor qual o substrato ideal para essa especie e se eu devo poda-la ou aramar e se for o caso de podar, se voces poderiam fazer umas dessas projeções mostrando onde devo poda-la. estava pensando em adotar o estilo shakan ou moyo-gi, qual o melhor pra mim principiante...
aguardo resps.
Editado pela última vez por Joelyvan em Qua Abr 14, 2010 7:26 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 10:22 am Assunto: |
|
|
poe no escorredor.
10% de terra estercada e o resto (90%) de areia grossa.
qdo as raízes sairem pelos buracos coloca sobre uma bacia bem furada e com terra estercada/adubada.
quanto à parte aérea, aguarde opiniões _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
Concordo com o Laudir. Deixa crescer mais um ano, assim o nebari vai melhorar também, o que acho muito bonito nesta espécie.
Tenho uma parecida com a sua. Na minha eu retirei a parte central da planta (a parte que fica abaixo das raízes ) pois assim acho que as outras raízes vão se desenvolver mais rápido. E outra, esta parte você teria que retirar mais para frente mesmo. Isso foi o que fiz, não sei se está correto também...o que os mais experientes acham?!
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Abr 13, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
Joelyvan,
a maneira como foi/está sendo conduzida (tronco reto) não dá muitas opções de estilo. Eu apostaria em dois:
CHOKKAN - Ereto formal -
HOKIDACHI - Vassoura
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Joelyvan

Registrado: 03/06/09 Idade: 38 Mensagens: 16 Localização: Alagoinhas-BA
|
Enviada: Qua Abr 14, 2010 12:49 am Assunto: |
|
|
Valeu galera pelas mensagens... e atendendo a sugestao do colega, vou pô-la em um escorredor. logo postarei mais fotos para comentarios. |
|
|
 |
|