FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pau-Mulato
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 11:18 am    Assunto: Pau-Mulato Responder com citação

Olá Pessoal,

Muitas são as espécies tidas como ideais para o cultivo como bonsai. No Brasil, devido aos variados tipos de clima, muitas dessas espécies não conseguem sobreviver em determinadas regiões, causando grande frustação aos seus cultivadores.




O Nordeste brasileiro possui um clima com temperaturas elevadas, com uma média anual variando entre 20º e 28ºC, com pluviosidade bastante complexa, variando muito de acordo com cada micro-região.

Estas características climáticas tornam quase impossível o cultivo das espécies tidas como tradicionais, entretanto propiciam uma gama de alternativas perfeitamente viáveis, no que tange à adaptação de novas espécies tropicais ao cultivo do bonsai.

Dentre as várias já consideradas por muitos como aprovadas à essa arte, desta-se o PAU-MULATO, uma mirtácea de folhas miúdas, coloração atraente e tronco com formas e texturas agradáveis, que habita, principalmente, nos tabuleiros e dunas do litoral norte-riograndense.




É dela que desejo lhes falar...


NOME POPULAR: Pau-mulato.

NOME CIENTÍFICO: Myrcia aff. guianensis (Lam.)DC, da família Myrtaceae.

DESCRIÇÃO: Árvore de tamanho mediano e crescimento lento. Nativo do Brasil, habita as dunas e tabuleiros litorâneos nordestinos. Possui folhas opostas, coriáceas, oblongo-lanceoladas, curto-pecioladas; vermelhas quando novas e verde-escuro, brilhantes, quando na maturidade. Suas flores são alvas, dispostas em cachos. Seus pequenos frutos possuem uma casca que, quando maduros, assume uma coloração arroxeada; sua polpa é aquosa, um pouco ácida, que cobrem uma ou duas sementes. O tronco do pau-mulato possui uma coloração que inclui o branco-acinzentado ao marrom-avermelhado.






SITUAÇÃO: Planta de exterior. Necessita ficar situada a pleno sol, em local bem arejado.


REGA: Apesar de ser bastante resistente às altas temperaturas, é recomendável manter o solo sempre úmido, para favorecer o o bom desenvolvimento das folhas. Nos períodos chuvosos, regar com moderação.


ADUBAÇÃO: Utilizar, preferencialmente, um adubo de lenta decomposição feito à base de três porções de torta de mamona + para uma de farinha de osso, durante a estação de crescimento vegetativo (Primavera até final do Verão). Repita a aplicação após a completa decomposição do adubo. No Inverno, suspenda adubação.


PODA: Eliminar os galhos compridos ou mal-formados, de forma a manter o estilo bem definido. Cortes nos galhos, efetuados um pouco acima da folha, favorecerão o surgimento de uma nova brotação na direção desta. O Pau-mulato reage muito bem às podas, produzindo várias gemas nos locais do corte e propriciando a formação de camadas cada vez mais densas.


ARAMAÇÃO: O pau-mulato tolera bem à aramação. Entretanto, deve-se evitar utilizar essa técnica nos galhos mais grossos, pois há o risco de quebrá-los. Por este motivo, é recomendável aramar os galhos enquanto estiverem maleáveis, não lignificados. Havendo necessidade de educar algum galho mais grosso é recomendável envolvê-lo com ráfia, o que reduz bastante o risco de quebrá-lo no momento da torção.


PROPAGAÇÃO: Através de sementes colhidas diretamente da árvore pelo método da Alporquia ou a partir de estacas, com aproximadamente 0,5 cm de diâmetro, desprovidas de folhas e após melgulhar suas bases em uma solução enraizante.


TRANSPLANTE: A cada dois anos, fazendo uma limpeza nas raízes mal-formadas e reduzindo as raízes muito compridas. A melhor época para este procedimento é o início da Primavera, nas regiões com as
estações bem definidas, ou durante o período chuvoso, no Nordeste. O substrato deve possuir boa drenagem: 40 % de pedriscos de 2 a 4 e mm, 40 % de argila granulada (tijolo triturado) + 20% terra vegetal de boa procedência. Uma dica para aumentar a massa radicular do pau-mulato é, deixar, durante o transplante, o torrão submerso em água + hormônio enraizador por alguns minutos.


Alguns amigos foristas já viram, ao vivo e à cores, belos exemplares de Pau-mulato e puderam comprovar que, realmente, trata-se de uma magnífica expécie.

Um abração,
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]


Editado pela última vez por Sergivaldo em Qui Dez 21, 2006 4:40 pm; num total de 2 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, este Brasil é rico na sua flora. Matéria que chega em boa hora pois já se falava desta espécie faz um bom tempo. Tive sorte de ganhar dois pau-mulatos da mesma pessoa, nosso amigo Martins. Uma vez quando de uma das idas a Natal para ministrar curso e a outra, em Mandaguarí. Martins disse, "Trouxe de Natal uma espécie que acredito você não tenha!" - mostrou a planta dizendo: "É um pau-mulato uma variedade de nossa região." Como é que eu iria dizer que já havia ganho dele mesmo. Sorri, recebi e agradeci! Estão lindas as duas. Vou trabalhando devagar e acredito que em alguns anos terei dois pequenos exemplares maravilhosos desta espécie.
Mais uma vez parabéns pelo seu envolvimento e dedicação às espécies brasileiras em sua região.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, este Brasil é rico na sua flora. Matéria que chega em boa hora pois já se falava desta espécie faz um bom tempo. Tive sorte de ganhar dois pau-mulatos da mesma pessoa, nosso amigo Martins. Uma vez quando de uma das idas a Natal para ministrar curso e a outra, em Mandaguarí. Martins disse, "Trouxe de Natal uma espécie que acredito você não tenha!" - mostrou a planta dizendo: "É um pau-mulato uma variedade de nossa região." Como é que eu iria dizer que já havia ganho dele mesmo. Sorri, recebi e agradeci! Estão lindas as duas. Vou trabalhando devagar e acredito que em alguns anos terei dois pequenos exemplares maravilhosos desta espécie.
Mais uma vez parabéns pelo seu envolvimento e dedicação às espécies brasileiras em sua região.


Olá Mário,

Como já faz um bom tempo que você recebeu esses dois exemplares de pau-mulato, é muito provável que o Martins nem se lembre mais e, na próxima visita, acabe por lhe dar o terceiro exemplar.

Vou sempre estar sempre insistindo que, a melhor opção para nós, é a pesquisa e o cultivo das nossas espécies. A jabuticabeira, a bougainvíllea, o tataré, a pitangueira, o pau-mulato e tantas outras genuinamente brasileiras, irão em pouco tempo, constituir uma grande galeria de espécies reconhecidas em todo o mundo do bonsai.

Muito obrigado pelo incentivo.

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anselmo Dutra



Registrado: 11/09/04
Mensagens: 71
Localização: Campo Grande - MS

MensagemEnviada: Sáb Out 01, 2005 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo
Parabéns pela riquíssima matéria. Eu nunca ouvi falar dessa planta linda. Estas fotos mostram uma planta exuberante, o que realmente é nossa flora brasileira.
O pau-mulato conseguiria se desenvolver bem na região sudeste?
Se eu quiser ter um exemplar só conseguirei no nordeste ?
Se puder responda estas perguntas para que possamos saber do pau-mulato e quem sabe podermos distribuir em nosso País.
Um abraço e mais uma vez parabéns.

Anselmo Dutra
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 9:41 am    Assunto: Responder com citação

Caro Anselmo,

Eu creio que sim. Já temos colegas em São Paulo que o cultivam, além do Rio de Janeiro.

Quanto às regiões onde pode-se encontrá-lo, não tenho conhecimento da ocorrência dessa espécie, além do citado acima. No ano passado distribui muitas sementes com vários amigos foristas, não sei dos resultados.

Apesar de ser muito mais demorado, acho a opção mais barata de se difundir a espécie por todo país.

Plantas provenientes de yamadoris são bem mais pesadas e o custo de remessa também.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Pedro Stumm
Visitante





MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo
Tenho interesse em planta de yamadori. Sabes com que posso conversar? Quem tem?
Pedro
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Miguinho !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Fiquei maravilhada com sua matéria sobre Pau Mulato !!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Você que é um expert sobre esta planta, escreveu de uma forma que todos entendem e as fotos nos dão vontade de ter um, pelo menos em nossas coleções. Laughing Laughing Laughing

Eu, esta aprendiz ainda vou ter um e sabe de onde virá Question Question Question

Vou acabar "afanando" um, ainda não fiz isso porque estou aguardando chegar NUM CERTO LOCAL e achar um de pequeno ou médio porte.

Tenho um amigo (???) que só possui árvores de grande porte e o dia que tiver de pequeno porte... aí eu vou ROUBAR MESMO !!!!!!!

Pode até chamar a polícia mas eu vou roubar SIM.......

Beijinhos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raimundo Sinval



Registrado: 01/09/05
Idade: 65
Mensagens: 67
Localização: Rio das Ostras

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2005 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

[Se eu quiser ter um exemplar só conseguirei no nordeste ?
Se puder responda estas perguntas para que possamos saber do pau-mulato e quem sabe podermos distribuir em nosso País.
Um abraço e mais uma vez parabéns.

Anselmo Dutra[/quote]

Oi, Anselmo Very Happy
Li seu comentário e posso indicra o site da Biverde - www.biverde.com.br , onde adquiri umas mudas para ver como viriam, formato, grossura do tronco, etc. Eles têm uma lista extensa de árvores nativas do Brasil, entre elas o pau-mulato. Idea Viosite o site e verá.
O envio por correio abrange todo o Brasil, vem num substrato dels que aguenta bem , segundo eles, 01 mês. Recebi umas mudas, um pouco finas demais, achei. Tem que pedir, se tiver, com troncos mais grossoa, e aí vem a dificuldade, pq os + grossos são os mais velhos, e como eles desenvolvem árvores, provavelmente serão grandes. Mas tente, vc vai gostar da variedade.
Um abraço, R. Sinval Very Happy
_________________
R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2005 3:40 am    Assunto: Responder com citação

Pedro Stumm escreveu:
Sergivaldo
Tenho interesse em planta de yamadori. Sabes com que posso conversar? Quem tem?
Pedro


Olá Pedro,

O Alves, de Natal (RN) possui vários para vender. Estou sem o telefone dele no momento, amanhã te mando através de MP.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2005 4:00 am    Assunto: Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Oi Miguinho !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Fiquei maravilhada com sua matéria sobre Pau Mulato !!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Você que é um expert sobre esta planta, escreveu de uma forma que todos entendem e as fotos nos dão vontade de ter um, pelo menos em nossas coleções. Laughing Laughing Laughing

Eu, esta aprendiz ainda vou ter um e sabe de onde virá Question Question Question

Vou acabar "afanando" um, ainda não fiz isso porque estou aguardando chegar NUM CERTO LOCAL e achar um de pequeno ou médio porte.

Tenho um amigo (???) que só possui árvores de grande porte e o dia que tiver de pequeno porte... aí eu vou ROUBAR MESMO !!!!!!!

Pode até chamar a polícia mas eu vou roubar SIM.......

Beijinhos

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed


Oi Miguinha,

Fico muito feliz que tenha gostado do que escrevi. É sempre muito bom quando nos sentiros úteis.

Como você já sabe, apesar de ser um apaixonado por essa espécie, não possuo muitos exemplares coletados. Para que todos tenham uma idéia, apenas os dois exemplares acima, como bonsai, mais quatro pré-bonsai (quase prontos) e uns cinco com muito trabalho pela frente. Todos com mais de 40 cm de altura e tronco variando entre 5 e 20 cm de diâmetro. Agora, mudas bem pequenas, a partir de sementes, tenho umas 200. A idéia é trabalhá-las para, futuramente, ter um bom acervo comercial.

A dificuldade de termos exemplares pequenos, coletados via yamadori, deve-se ao fato de que estes são muito mais difíceis de "pegar", pois raízes axiais (nestes casos) normalmente são excassas, prevalecendo apenas uma pivotante muito profunda.

Vai ser muito difícil você roubar um exemplar de grande porte Laughing Laughing Laughing mas, quem sabe, um menorzinho Question Question Laughing

Um abração,

SErgivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2005 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Oi MIGUINHO !!!!! Laughing Laughing Laughing

Sei o quanto é difícil a obtenção de Pau Mulato de pequeno porte, você já havia conversado comigo quando aí estive.

Mudas..... 200..... hum...hum...hum.... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Até o carnaval elas estarão bem maiores.... hum...hum...hum... ME AGUARDE !!!!!!! Razz Razz Razz

Beijocas

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ângela,

Estaremos lhe esperando, de braços abertos!!!! Laughing Laughing Laughing

Um abração,

Sergivaldo


PS.: Comentei ontem, com o Pedro Stumm, que o Alves (Natal-RN) possuía vários exemplares para vender. Poucas horas depois fiquei sabendo que o mesmo vendeu os seus melhores exemplares a um grande colecionador de Mandaguari- PR Question Laughing .
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Serginho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/02/05
Idade: 47
Mensagens: 164
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 4:07 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:


PS.: Comentei ontem, com o Pedro Stumm, que o Alves (Natal-RN) possuía vários exemplares para vender. Poucas horas depois fiquei sabendo que o mesmo vendeu os seus melhores exemplares a um grande colecionador de Mandaguari- PR Question Laughing .


É amigo Sergivaldo, e eu estou de prova, pois estava lá na casa do Alves no momento da venda. Shocked

Abraços

Sérgio
_________________
Estagiário de aprendiz de bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Jan 28, 2006 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

caros foristas,

aqui em bh também é possível de se cultivar o pau mulato. em minas é possível mais para o norte que tem clima mais quente. existe um no parque municipal muito grande. só é muito difícil de conseguir uma muda para plantio como vocês já comentaram.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Dez 20, 2006 7:29 am    Assunto: nativas Responder com citação

SERGIVALDO,Um topico deste ,uma pagina so! E injusto! A planta e MAGNIFICA! Neste topico ,alem da aula de desenho,a especie recebe aqui um tratamento tecnico. As mudas que voce mandou , apesar do tratamento de tortura dos correios, estao bem! Vi umas no topico do BERGSON, fiquei tao bolado, que assinei a resposta em teu nome! Eu iria acionar a busca de topicos antigos, buscando topicos antigos teus e do BERGSON. Quando,vi as plantas, fiquei bestificado! SHOW DE BOLA !!!! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESPÉCIES USADAS PARA BONSAI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil