|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
madiaz
Registrado: 14/04/10 Mensagens: 16 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Abr 19, 2010 8:50 am Assunto: chamaecyparis obtusa - "Tuia nana" |
|
|
Preciso da ajuda do forum...
Entrei a pouco tempo nessa arte e estou mais perdido que cego em tiroteio rss. Tenho uma "tuia nana" dizendo q ela eh meio chatinha, e estou compravando isso agora, estou com ela a 2 meses e sempre esteve verde e bem saudavel... Mas de repente de uns dias pra ca (5 dias) ela começou a queimar algumas folhas nao só no interior da copa, mas tambem por fora... Escutei falar q essa especie tem q fik em sol pleno, outros falam q nao, cada lugar q procuro tem uma instrução...Gostaria q me ajudassem, moro em apartamento no rio, proximo a praia mas tenho uma varanda q pega sol durante toda a manha. Devo deixa-lo no sol nesse perido? ou coloco a meia sombra? adubo agora no outono? Devo tirar as folhas secas? E o substrato me parece um pouco compacto d+...mas nao sei se isso tem a ver
Se alguem souber qual o "segredo" pra fazer essa plantinha sobreviver, nao fique timido rsss estou com medo de ela estar com o "pé na cova"...
Qualquer ajuda seria de grande ajuda! Grande abraço a todos |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 12:52 pm Assunto: |
|
|
Ola, infelizmente já podemos ter como possibilidade uma planta morta, isto poruque as coniferas só se mostrão secas um ou dois meses depois de morrer, mas isto não é motivo para desistir! tente recupera-la.
Vou responder algumas perguntas:
*vc deve deixa-la sim neste periodo, toda conifera adora sol, quanto mais sol melhor!
*Neste caso vc não precisa deixa-la a meia sombra, geralmente só deixamos as plantas a meia-sombra quando vamos recuperar as mesmas de transplantes...
*Como a planta esta debilitada vc não deve aduba-la agora, muitas vezes as coniferas demorão meses para se recuperarem, próxima adubação só na primavera.
*vc deve retirar as folhas secas sim, até porque depois de secas élas não trazem nem um benefício a planta.
*Sem duvidas o problema não esta no substrato, até porque sua planta cresceu nele, acredito que o problema esteje na rega e insolação, o susbtarto só deve ser trocado no final do inverno, isto se a planta estiver saldavel.
O tal segredo se chama paciencia hehe rega moderada e boa insolação!
Boa sorte1
t+. |
|
|
 |
madiaz
Registrado: 14/04/10 Mensagens: 16 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Abr 20, 2010 3:37 pm Assunto: |
|
|
ate me desanimei no começo com a possivel da morte da bixinha haha
mas estou confiante q ela vai recuperar sim...tentarei postar alguma foto do antes e depois, como disse foi bem repentino.
Entao, sol direto e agua conforme necessario...e vou tirar o adubo tbm...vamos ve no q da!
Outra duvida, estou usando akele osmocote, axo q eh esse o nome, sao akelas bolinhas q absorvem a agua e vao lançando o adubo na terra aos poucos nao eh? Tem algum problema usar este tipo??
Valeu pela dica Rodrigo, assim q ela recuperar( acredito nela rss ) darei noticias |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|