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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Ilthon
Registrado: 15/04/10 Idade: 47 Mensagens: 11 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Sex Abr 23, 2010 4:19 pm Assunto: Madeira Morta e Calda Sulfocalcica |
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Boa tarde a todos, estou trabalhando uma madeira morta, porém me surgiram inúmeras dúvidas. Qual seria o processo de aplicação da calda Sulfocalcica. Se devo adicionar outro produto para chegar naquela coloração branca. pois passei umas 2 vezes e a madeira ainda apresenta aquela cor amarelada. Qual o melhor processo? Qtas vezes devo repetir o processo?
Já ouvir gente dizendo que se acrescenta um pouco de cal e enxofre a mistura, mas fiquei na dúvida,,
Obrigado mais uma vez e aguardo conselhos
Ilthon |
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SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
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Enviada: Sex Abr 23, 2010 6:40 pm Assunto: |
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Ilthon, o processo de aplicação é de calda sulfocálcica pura, pincelando como se fosse pintar a madeira morta. A coloração branca aparece quando aplicada em madeira seca e após a secagem completa da calda. enquanto tiver umidade, da madeira, ou da calda, ela não fica branca. Quando se faz um shari ou jin em madeira verde, se espera secar até aplicar a calda, ao menos é assim que faço. Daí a madeira absorve melhor a calda e quando secar a aplicação fica na cor branca. Às vezes é necessário duas demãos, mas não mais que isso. Depois de alguns meses, observando quando ela começa a mudar para uma tonalidade amarelada, significa que está na hora de reaplicar.
Espero que te ajude.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
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ricardosantos07 2.o PASSO


Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
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Ilthon
Registrado: 15/04/10 Idade: 47 Mensagens: 11 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Seg Abr 26, 2010 9:50 am Assunto: Madeira Morta e Calda Sulfocalcica |
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Obrigado Elio, vou tentar aplicar,,e qto a base da madeira, vce veda com que produto pois a medida que regamos, vai entrando umidade pelo contato com a água né?
e quando chegar o momento de reaplicar o produto, eu tenho que tirar a arvore do vaso e passar na base também?
Obrigado |
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SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
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Enviada: Seg Abr 26, 2010 10:08 am Assunto: |
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Ilthon, não sei se entendi, mas você se refere a base da madeira, seria a parte de madeira morta que ficou em baixo do substrato, acredito.
Neste caso na hora de aplicar tem que retirar, escavar parte do substrato até onde for feita a aplicação. Quanto a entrada de umidade, não vai ocorrer apodrecimento se sempre tiver com calda aplicada e ela ainda estiver ativa. Veja, não é a umidade que provoca o apodrecimento, mas sim as condições proprícias que a umidade proporcina para a proliferação dos fungos que causam o apodrecimento. a calda mata os fungos e enquanto estiver ativa, não permite que outros fungos ali se estabeleçam, logo, mesmo com umidade não ocorreo o apodrecimento. No início do tópico você diz que ouviu falar de adicionar cal e enxofre na calda, bom isso é uma aberração pois a calda sulfocálcica é feita exatamente de cal e enxofre!!!!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
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Ilthon
Registrado: 15/04/10 Idade: 47 Mensagens: 11 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Seg Abr 26, 2010 10:35 am Assunto: Madeira Morta e Calda Sulfocalcica |
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ah entendi,,,obrigado pela dica e pela atenção
vou tentar nos meus testes
Abraços |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Abr 27, 2010 11:15 am Assunto: bonsai |
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Ilthon, o ideal é que, quando da rega diária, evite irrigar a parte exposta da madeira, molhando apenas o substrato do vaso.
Alguns cultivadores, mais preocupados com a aparencia anti natural da cor esbranquiçada resultante da aplicação constante da calda, adotam o procedimento de acrescentar à mistura um pouco de tinta nanquim preta, com vistas a obter dessa forma algo que consideram mais natural, mais aproximado como o que ocorre na natureza. Principalmente em trabalhos além do shari, como sabamiki, em que o tronco é escavado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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