Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Guilherme 1.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 33 Mensagens: 136 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 2:33 pm Assunto: Ajuda com identificação de duas plantas. |
|
|
Boa Tarde.
Quero pedir uma ajuda com a idendificação de duas plantas. A planta das 3 primeiras fotos eu acredito se tratar de um Liquidambar ou um Plátano, mas não tenho certeza. Quando eu a vi de longe achei que era um acer tridente, mas quando cheguei mais perto vi que não era, por causa do tipo de inflorescência. O tipo de folha tb nunca vi em Plátanos ou Liquidambares. Se alguém souber o que é, agradeço muito!
Já a da última foto acredito se tratar de uma piracanta, o que acham?
Obrigado.
 |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 2:50 pm Assunto: |
|
|
As primeira fotos acho que se trata de Liquidambar, no meus liquidambares algumas folhas nascem assim com tres "pontas",
A outra imagem é piracanta. _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 6:30 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela ajuda Rakki.
Quanto ao liquidambar, nessa árvore todas as folhas são assim. |
|
|
 |
Rakki 1.o PASSO

Registrado: 06/04/09 Idade: 39 Mensagens: 157 Localização: São José dos Pinhais-PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 6:50 pm Assunto: |
|
|
não seria Acer Buergerianum (Tridente)
[/img] _________________
É mais que uma terapia. É uma relação de amizade.” (Tomio Yamada) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 7:03 pm Assunto: |
|
|
Acho que não Rakki, as sementes e inflorescência do acer buergerianum são diferentes.
 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 2:30 am Assunto: |
|
|
Acho que liquidambar não é Carlos, veja as folhas deste meu:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 11:36 am Assunto: |
|
|
Pois é Ricardo, são diferentes mesmo. Mas obrigado pela ajuda.
Estou quebrando a cabeça procurando variações nas espécies de Liquidambar e Plátano, mas até agora não achei nenhuma igual ao da folha q eu achei  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 11:36 pm Assunto: |
|
|
Pode ser uma variação de liquidambar porque a frutificação é de liquidambar. Mas se todas as folhas são tridentadas não é o liquidambar que temos dissiminado por aqui, pois este, eventualmente tem alguma folha tridentada, mas a maioria são conforme a foto do Ricardo.
Quanto a última foto, só confirmando é mesmo de Piracanta.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 1:41 am Assunto: |
|
|
Pessoal, como tenho um liquidambar, fui atrás e fiz uma pesquisa na net e olha o que descobri:
Liquidambar é um género botânico pertencente à família Altingiaceae.
Espécies:
- Liquidambar acalycina
- Liquidambar formosana
- Liquidambar orientalis
- Liquidambar styraciflua
A planta do Carlos parece se tratar do Liquidambar Formosana. Vejam as folhas e a infrutescência:
outra foto:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 5:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio pela ajuda.
Ricardo, acho q vc desvendou o mistério hein!
Realmente elas são parecidas sim. Eu vou esperar a primavera e cortar umas ponteiras para fazer umas estacas. A árvore está linda agora, me chamou atenção justamente pelo tom de vermelho. É imprecionante agora q eu estou meio q "viciado" em árvores, o quanto eu percebo elas enquanto estou andando pela rua, não consigo parar de reparar mais... huaauuahauhauah
Ontem mesmo vi uns 5 acer palmatum, e eles estão lindos com a coloração outonal aqui em Curitiba...
Abração e obrigado novamente.
Uma foto dos palmatum q vi ontem, a foto não é minha, mas são essas árvores mesmo, no memorial árabe.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 6:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Carlos, aproveite a próxima primavera e faça ao menos uns dez alporques nos galhos desses dois aceres mostrados nessa foto. Escolha galhos mais velhos, da grossura do seu pulso, por exemplo, situados a uma certa altura do solo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 9:14 pm Assunto: |
|
|
Guilherme, desculpe, mas pela estrutura das plantas mostradas nesta ultima foto, me dá bastante convicção de serem liquidambar e não acer. Tira foto de perto das folhas para a gente confirmar. Se for liquidambar a idéia de alporques não é muito indicada. Já consegui enraizar liquidambar em alporque, mas o tempo foi muto longo e o percentual de alporques enraizados foi baixo. teve galhos que ficaram mais de 2 anos com a casca totalmente anelada, os galhos não secaram, e também não enraizaram.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 10:38 pm Assunto: |
|
|
Será q são liquidambar? Meu deu impressão de serem acer, vou dar uma olhada melhor, dai eu conto pra vcs o q é...
Mas perto da minha casa tem um lugar q eu vi muitos acer palmatum, uns 15 plantados em fileira, no canto de uma canaleta do expresso, esses tenho certeza q são mesmo. Mas minha dúvida é se eu devo fazer estacas de galhos mais grossos ou mais finos?
Mas uma dúvida, as sementes do liquidambar precisam de estratificação?
Obrigado pela ajuda pessoal!!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 02, 2010 10:15 am Assunto: bonsai |
|
|
Dúvida sobre galhos mais grossos ou mais finos para alporque? Isso irá depender, basicamente, do tipo de bonsai que voce pretende formar: se pequeno, médio, grande ou mini. Para cada grossura de galho, um estilo diferente de tamanho, é claro. Faça alporques em galhos de medidas diferentes, então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|