FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Crescimento de galhos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
adam

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 9:35 am    Assunto: Crescimento de galhos Responder com citação

Olá galera, bem eu me encontro com mais uma dúvida aqui, gostaria de saber como se faz para direcionar o cescimento de galhos!!!!! eu tenho um acer tridente de 12 anos que com certeza sofreu uma alporquia e acho que não realizaram uma boa cicatrização na haste principal da árvore, portanto eu gostaria de saber se há alguma técnica que exista e faça nascer galhos aonde se deseja

a espécie é um acer tridente de 12 anos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 11:48 am    Assunto: Responder com citação

Seu interesse seria que esse galho pretendido ficasse no ápice? Ou outro local?
adam

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

meu interesse é que ele fique no ápice sim, que ele cresça exatamente no local onde existe o corte, como é visto na foto.............tem jeito????
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

O que pode fazer, apesar de eu não conseguir enxergar na foto, seria escolher um ramo já existente perto do topo e guia-lo com arame como sendo a continuação do tronco principal. Após escolhido o ramo, sugerriria fazer um novo corte do ápice, mas de forma inclinada em que este ramo fosse sua continuação. Deu para entender? Depois faço um rascunho. É o que pensaria em fazer. Esperamos opiniões de outros mais experientes.
adam

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 1:46 pm    Assunto: Responder com citação

entendi sim, uma vez li por aqui no forum que dava pra fazer nascer galhos aonde se quisesse bastando pinçar um buraquinho e deixar sempre molhado, isso procede????????
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Adam,
tire mais fotos, de outros ângulos e um pouco mais longe, para podermos ver melhore a planta e assim opinar.
Lembre-se: um galho só nasce onte existe um meristema (nos nós), então é possível que na linha do corte não brote nada, mas com fotos de outros ânculos, podemos avaliar onde seria um melhoe ápse.

Um grande abraço e

Té mais...
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Adam, tudo bem?

Bom, vou opinar aqui pois parece que seu kaede é bem parecido com um que tenho:

Mais fotos dele aqui:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13609&highlight=acer+kaede

O que aprendi por aqui é a não forçar o estilo do bonsai.

Neste meu, por exemplo, deixei de lado a ideia de tentar o estilo ereto formal ou informal, pois acho que o corte, a condução e outras coisas ''forçariam'' muito a planta. Agora o que pretendo com ele é, além de fazer dois alporques, conduzi-lo no estilo hokidachi - com um corte bem abaixo do primeiro galho, o que deixará a proporção bem mais rica e um estilo bem mais natural.

Além disso, creio que não seja possível fazer nascer um galho (mesmo com técnicas) no ponto do corte, que se cicatriza e "fecha". Pode ser que até seja possível numa área bem próxima, mas exatamente na área do corte, acho difícil...

Não se se é o mesmo caso o da sua planta, mas a dica tá dada.

Abraços!
adam

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando então..................
Aqui vão as fotos de quando o bonsai chegou em minhas mãos..........

DETALHE DO NEBARI................

A SEGUIR, AS FOTOS DE COMO O BONSAI SE ENCONTRA... ASSIM QUE O COMPREI, NOTAVA-SE ALGO BEM RUIM NO BONSAI, ALGO DO TIPO COMO SUB-NUTRIÇÃO, srrs, O QUE FIZ FOI COLOCÁ-LO EM UM ESCORREDOR COM UMA COMPOSIÇÃO DE AREIA E TERRA VEGETAL COM CACOS DE TIJOLO NO FUNDO...EIS AS FOTOS:

A FOTO A SEGUIR, MOSTRA O LOCAL DE ONDE FALEI, ACHO QUE AGORA DÁ PRA VER,

ALLAN:
Bem Allan, eu ainda não sei bem qual estilo deveria seguir e conduzir meu KAEDE, porém eu ainda penso em fazer um hokidashi com ele sim, só que como sabemos, vai demorar bastante. O que é mais verdade ainda é que demora-se um bom tempo para criar o estilo e fazê-lo de forma plena (boa) e obter um belo exemplar digno de ser chamado de um hokidashi....mas eu acho que seria isso sim o caminho mais viável de ser feito.............
PAULO HENRIQUE:
Uma vez li por aqui no fórum algo sobre direcionamento das brotações dos galhos, não sei se me enganei em ler algo ou em como faz para se ter um crescimento estimulado por meios externos à planta........Contudo ainda não sei bem se é válido, e mais uma dúvida, o que é meristema??? rsrsrsrs....desculpe-me a ignorância.....
Nikkei 100:
A planta já tem vários galhos que assumiram a posição de ápice sem a necessidade de arames, rsrsrrs, por isso que gosto dos ACER's, contudo, sempre haverá aquela falha bem no centro da planta, e é ali onde gostaria de consertar, contudo, se brotassem novos galhos ao redor de toda a parte do corte, eu já ficaria muito feliz.....
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

Adan, boa tarde,
meristemas são "céulas tronco" das plantas, e podem ser apicais ou laterais, esses geralmente se encontram onde havia folhas e será onde nascerão brotos.
Olhando seu kaete, pela foto 6 acho que vc. poderia fazer um corte na diagonal, no ponto da poda para disfarçar a cicatriz e depois ecolher um dos brotos da esquerda para ser o novo ápse.
depois tento fazer uma projeção para ficar melhor explicado.

Um grande abraço e

Té mais...
adam

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 4:23 pm    Assunto: Responder com citação

ok mario, obrigado pela ajuda e fico no aguardo..............
Allan M
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Adam

Bom, com o kaede você tem mais opções do que imagina, até. Veja, na parte onde foi feito o corte, acima, tem várias brotações novas. Acho que o kaede aceita bem podas drásticas e por isso você pode demorar mais tempo a ter uma planta, mas terá um belo exemplar.

Veja bem, certa vez vi aqui pelo fórum um colega que tinha também um kaede, era belamente trabalhado, mas tinha um problema: era um pouco "alto" para a grossura de seu tronco.- não que fosse uma aberração de desproporcionalidade, mas ficaria bem mais bonito se ficasse reduzida a altura dos galhos que formavam os patamares da copa. Para fazer isso, ele teria de recomeçar do zero, ou seja, fazer uma poda drástica e iniciar uma nova condução das brotações novas. Não que ele não quisesse fazer isso, mas como tinha muita admiração pelo trabalho do mestre do qual havia comprado a planta, decidiu não fazê-lo. É um dilema: por um lado ele podia ter uma planta um tanto mais bonita, por outro havia o respeito pela arte.

Mas no seu caso, creio que possa começar, sim, do zero e até obter duas plantas para trabalhar, que terão boa proporção e ficarão mais naturais.

Deixo a minha planta como exemplo, mas há outras alternativas que darão, digamos mais trabalho e tomarão mais tempo e que podem lhe agradar mais. De outra forma, você pode fazer algo rápido e que lhe trará também uma rápida satisfação - esse é o dilema do bonsai.

Mas de ambos os modos só temos a ganhar.

Abraços!
adam

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

allan, vc tem razão sim, o único problema é que começarei a fazer estas coisas (podas, aramação, ......) a partir do próximo ano, estou dando tempo para que o bonsai se renove e fique mais forte e nutrido, visto que ele vem de uma sub-nutrição e vários dias sem beber água e exposto ao sol direto.......................por isso o comprei...............para tira-lo deste sofrimento...................o que tenho em mente é isto aqui

depois de terminado todo o trabalho de revigoramento do kaede, vou passar a trabalhá-lo pra que ele fique desta forma aí.............
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: