Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 2:26 pm Assunto: Azaleia sera que da? |
|
|
ola pessoal,
tem uma azaleia na casa da minha mae, e ela disse que eu poderia pega-la, porem to sem nenhuma ideia, nao to conseguindo visualisar como ela poderia ficar, estava pensando e fazer estilo CHOKKAN ja que o tronco esta bem erato, porem nao sei onde eu deveria fazer a poda para que possa nascer outros galhos, pois nao ha nenhum galho pequeno na parte onde esta ereta.
Bem sei la preciso que voces me deem uma ajuda, se possivel fazer um daqueles modelos no paint ou corel que voces fazem
Que voces acham que eu poderia fazer com essa azaleia, se e que da pra fazer algo ne.
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 5:02 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Colega!
Essa sua azaleia esta bem caneluda mesmo... o q eu falaria pra vc fazer é colocar em um escorredor e mamadeira, logo ela vai começar com brotações em baixo.
estude estude e estude depois pense o q ira fazer com ela
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 5:06 pm Assunto: |
|
|
pois e, ja faz uns 2 anos que minha mae comprou no mercado essa azaleia e ate hoje nao nasceu nenhum galho na parte de baixo do tronco.
Sera que replantando em um vaso grande a contando um dos galhos laterais ira comecar a brotar em baixo?
essa e a ideia que tenho em fazer, so nao sei se dara com essa planta
seria uma projecao mais ou menos assim:
depois de um tempo:
depois de muito tempo
 |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 6:10 pm Assunto: |
|
|
Da sim!
Assim oh, coloque no escorredor e mamadeira, ou na terra mesmo... no começo da primavera faça uma desfolha e pode alguns galhos. com ctz ela brotara embaixo
abraços |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 7:25 pm Assunto: |
|
|
final do inverno inicio da primavera é o ideal, mas pode ser feito até final da primavera.... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 7:47 pm Assunto: |
|
|
qual dos dois galho eu deveria podar?
o que voces acham? |
|
|
 |
adam

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 8:13 pm Assunto: |
|
|
bem, eu cortaria o galho da direita porque é maior, só que antes disto eu faria um alporque para que o galho não se perdesse, e depois vc teria mais uma azaléia que poderia lhe servir como ajuda para criar um bosque ou outro bonsai separado, o que achas??? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 8:15 pm Assunto: |
|
|
acho que e muito trabalhoso so para um, e mais facil comprar outra muda rsrsrsrsrsrs |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 8:51 pm Assunto: |
|
|
olha
se fosse minha naum teria do e deixaria ela com uns 10 cm de altura...
alporque eu naum recomento, so se for por exp mesmo, já q o galho não é é lá grandes coisas tb.... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 9:53 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth
Entao eu fico na duvida em fazer como vc disse deixar uns 10 cm de altura, bem no caso eu deixaria um pouco mais, gosto particularmente de bonsais grande. ok mas isso nao vem ao caso agora.
Tenho duvidas em cortar como vc disse, nao e preciso ter ao menos uma folha um galho pequeno no tronco para poder brotar outros?
se eu cortar como vc disse nao ficaria nenhum outro galho ou folha, sera que mesmo assim ele volta a brotar?
abracos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 10:12 pm Assunto: |
|
|
Olá Sérgio!
Considerando a tua muda, o teu projeto e o que os colegas disseram:
1. Arame-a no início do tronco para dar uma leve sinuosidade (a madeira da Azaléia é dura)
2. Transplante-a vaso um vaso grande, escorredor ou chão.
3. Deixe-a crescer livremente, sem podar. Muito adubo, preferencialmente orgânico e sulfato de ferro 2 x ao ano.(Se podar agora vai reduzir muito o desenvolvimento dela)
4. Quando estiver com o diâmetro desejado, no tronco (cuidado para o arame não marcar), pode-a radicalmente. Isso é que vai fazer nascer brotos no nebari e no tronco.
5. Pode podar radicalmente, a Azaléia aceita bem essa intervenção. Não precisa deixar folha nenhuma.
6. Atenção, Essa poda drástica deve ser feita na primavera.
Bom, isso é o que eu faria!
Obs.: Se usar escorredor, coloque-o na mamadeira quando as raízes apontarem no fundo do mesmo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 8:35 am Assunto: |
|
|
Me corrijam se eu estiver errado, mas pra colocar no escorredor vc pode fazer isso em qualquer época... se for em época que não pode mexer com as raízes, faz um falso transplante (com torrão e tudo) _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 9:06 am Assunto: |
|
|
ah sim
isso pode ser feito em qualquer epoca mesmo =)
mas eu gosto de tar fim no torrão, então sempre fasso no inicio da primavera ou verão |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 9:12 am Assunto: |
|
|
Vhalveruth escreveu: | mas eu gosto de tar fim no torrão,
então sempre fasso no inicio da primavera ou verão |
RIMOU.... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|