Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 9:43 pm Assunto: Inicio de um buxinho |
|
|
Meus amigos vou iniciar este trabalho com este buxinho, preciso da ajuda de vçs, para dar umas dicas. O atual momento dessa planta é esse e quero ver como vai ficar através dessas opiniões, pois tenho uma idéia mas como não tenho muita experiência, espero que os mais experiente me ajudem um abraço a todos.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 8:24 am Assunto: |
|
|
amigo
se vc conseguir fotos da planta toda do nebari a ponta dos galhos dos 4 lados q de cima ajudaria bastante pro pessoa t dar uma força
abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 8:48 am Assunto: |
|
|
Vhalveruth escreveu: | se vc conseguir fotos da planta toda do nebari a ponta dos galhos dos 4 lados q de cima ajudaria bastante pro pessoa t dar uma força |
_________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 7:46 pm Assunto: |
|
|
Tirei umas par delas vejam se da pra ter uma idéia se da pra fazer alguma coisa
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 9:00 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Minha sugestão é a seguinte: Arranque todos aqueles galinhos verdes que crescem junto ao tronco, perto da base e deixe somente os que já são mais lenhosos. Tire mais fotos, um pouco mais distantes. Fotos que mostrem a planta como um todo.
Até mais. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
tira fotos dos 4 lados mais de longe. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Abr 28, 2010 11:22 pm Assunto: |
|
|
Bruno NF escreveu: | Olá!
Minha sugestão é a seguinte: Arranque todos aqueles galinhos verdes que crescem junto ao tronco, perto da base e deixe somente os que já são mais lenhosos. Tire mais fotos, um pouco mais distantes. Fotos que mostrem a planta como um todo.
Até mais. |
Eu teria um pouco de cuidado ao tirar os tais "galhinhos" pois se vc fizer uma poda e não deixar nada verde a planta provavelmente perecerá!
Talvez de pra fazer uma poda drástica baixa e aproveitar os galhinhos!!
Vamos ver! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 11:23 am Assunto: |
|
|
Anderson,
a primeira foto mostra um bom nebari. Eu concordo com o Markus sobre os brotinhos; ele vão induzir outras brotações também baixas. Eu apenas faria uma poda sem mexer em mais nada...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 2:43 am Assunto: |
|
|
Olá Anderson, voc~e já 50% de um bom bonsai com este nebari ai.
Concordo com o Markus em não eliminar os brotinhos.
O restante da planta está com os galhos muito longos, retos e com brotações bem afastadas. Por isso, se minha, também optaria por cortar os galhos como o Edson indicou. Assim você forçaria a planta a brotar bem mais baixo e dai, depois de os brotos crescidos, eu reduziria ainda mais os glhos grosso. terias uma planta pequena mas compacta.
Só atenção que buxinho é temperamental: um pouco de cada vez. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 12:34 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal muito agradecido por me ajudarem vou cortar essa parte como o Edson disse deixar o galhinhos porque se caso eu quiser deixar ela mais baixa vou usar o galhos que estão lá em baixo mais pra frente. Só to com uma duvida faço a poda agora nessa época ou não porque se não já começo a meter a tesoura. E agradeço os outros por dar suas opiniões pois ajuda é sempre bem vinda vindo de vçs. Um grande abraço. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 8:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Esse tronco mais grosso, descasque ele todo, desde a forquilha até o ápice, inclusive os galhos existentes, retirando tudo: casca e folhas. Deixe a madeira nua, para formar uma estrutura seca. Com o tronco da esquerda (na foto em que aparecem os traços amarelos), vc irá formar a estrutura aerea de seu futuro bonsai.
Para isso, vc deverá aramar esse tronco, desde a raiz até o apice, inclusive os galhos, forçando um movimento levemente sinuoso, com movimentos para os lados, para cima e para baixo. Os galhos seguirão o mesmo ritmo do tronco principal (esse que indico).
Os galhinhos próximos da forquilha devem ser cortados fora, pois não irão fazer falta na estilização que proponho.
A planta deverá ser reposicionada, ficando o tronco sem casca na lateral direita, enquanto o tronco principal fica a esquerda, com sua copa bem distribuida, graças ao partimento dos galhos (galhos em toda a volta do tronco, apenas os essenciais para a formação estrutural, transformando em jin os galhos que não forem necessários.
Para facilitar o futuro replante do seu buxinho, na primavera, corte fora a borda desse vaso, deixando as raizes do nebari o mais exposto possível. Retire, tambem, o fundo do vaso, desbastando um pouco, isto é, retirando um pouco da terra do fundo para cima, de maneira a que as raizes inferiores fiquem expostas tambem.
Seria algo um pouco diferente da imagem abaixo, é claro:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|