FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Qual o segredo !!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 8:57 pm    Assunto: Qual o segredo !!! Responder com citação

Amigos qual o segrdo para as nossas plantas darem frutos e flores ??
Pergunto pois no meu caso em particular à maioria das minhas plantas quase nada produzem e olhe que por falta de adubação creio que não seja pois por falta de adubação creio ser pois já estou cansado de usar
todos os adubos por aqui comentados,recomendatos,etc,etc e tal, as minhas plantas estão otimas de saude mas pouco produzem e o subestrado usado é normalmente é o padrão para plantas frutiferas só que as mesmas raramente produzem,´porque sera ????
E na maioria já são plantas antigas que venho trabalhando como bonsai, porque sera ???
Substrato dentro do padrão e adubação tanto foliar como é recomendado e adubação no substrato como é recomendado, qual sera o problema ......................................

ps. sou um apaixonado pela arte como todos pois já venho me dedicando à arte do bonsai já à algum tempo e o unico problema que tenho enfrentado é justamente este porque de resto as plantas por mim coletadas/plantadas etc vão muito bem, nunca tive problema algum só este pequeno/grande detalhe...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Será que não é falta de sol? A maioria das frutíferas precisa de bastante sol para frutificar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de comentar que todos esses abudos tipo 4.14.8 da Bio ferti tanto o foliar como para uso no solo ou o foliar //como torta de mamona + farinha de osso eu uso regularmente independente destes de uso padrão recomendado aqui no forum já usei todos eles sem resultados, embora as plantas estejam lindas mas sem produzir, qual sera o problema ?????
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Luby!

O que posso dizer a respeito é que, as floríferas/frutíferas necessitam de muito sol.
Outro detalhe é que no início da floração/frutificação devemos abolir adubos com nitrogênio senão a planta começa a se desenvolver em detrimento da floração/frutificação.
Procurar usar adubos com mais fósforo e potássio na fase que antecede à floração/frutificação.
Essas orientações encontram-se em matérias de Fisiologia vegetal.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Olá Luby!

O que posso dizer a respeito é que, as floríferas/frutíferas necessitam de muito sol.
Outro detalhe é que no início da floração/frutificação devemos abolir adubos com nitrogênio senão a planta começa a se desenvolver em detrimento da floração/frutificação.
Procurar usar adubos com mais fósforo e potássio na fase que antecede à floração/frutificação.
Essas orientações encontram-se em matérias de Fisiologia vegetal.

abraço

As plantas pegam bastanta sol sim, e procuro usar bastanta fosforo na adubaçãotipo o 4.14.8 ou então bastante farinha de osso, procuro fazer dentro do que manda os manuais..
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Inclusive ate pulverizar com glicose no fim de tarde já andei tentando e nada de positivo aconteceu, mas ainda estou tentendo e aberto a sugestões .....
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 9:28 pm    Assunto: Responder com citação

marco_avelar escreveu:
Será que não é falta de sol? A maioria das frutíferas precisa de bastante sol para frutificar.

Amigo Marcos sol elas pegam bastante sim ...
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 26, 2009 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lobisomem01

lubisomem01 escreveu:
Esqueci de comentar que todos esses abudos tipo 4.14.8 da Bio ferti tanto o foliar como para uso no solo ou o foliar //como torta de mamona + farinha de osso eu uso regularmente independente destes de uso padrão recomendado aqui no forum já usei todos eles sem resultados, embora as plantas estejam lindas mas sem produzir, qual sera o problema ?????

Creio um dos segredos será estudar a fisiologia do exemplar

A adubação não passa por ser "abuso", administrar mais não significa necessáriamente "melhor".
A nutrição é uma tarefa mais complexa do que muitos pensam e não basta fazer porque outros fazem, convém irmos experimentando e adaptando aos nossos exemplares, afinal como na rega, também aqui nem todos têm as mesmas necessidades...por isso se pretende que o exemplar complete o ciclo vegetativo pleno de vitalidade, passa por escolher um tipo de adubo mais adequado a essa mesma espécie.

Sendo frutíferas o normal seria ir administrando ao longo do ciclo vegetativo doses isoladas de apenas "Pk", sobretudo no Outono, porque para além de criar reservas ajuda a ultrapassar o período letárgico (principalmente por cá)....também funciona/actua como fungicida.
São essas reservas que permitem uma rebentação generosa quando chegar a altura no próximo ano...é aquilo que se fez este ano que vai ditar aquilo que se verá no próximo...

Se procedeu a intervenções profundas, ou menos profundas mas continuas, o mais certo é eles estarem sempre a tentar responder ás mesmas, e se assim for, será natural que as respostas sejam fracas.
Por exemplo nas oliveiras, ramo que seja podado este ano só frutifica daqui as dois anos, no seu caso pode estar a ocorrer algo semelhante...se podar todos os anos para o manter esteticamente bonito, pode estar a comprometer a futura floração ( atenção: pode não ser o caso, Ok)

Outro aspecto que sobressai no seu comentário acima é que administra adubo NPK- 4:14:8
Se aquilo que pretende é que a sua árvore dê flores e frutifique, porque razão administra um adubo que têm um propósito de dar mais ênfase/estimula a lenhificação e o crescimento do sistema radicular em detrimento dos demais?? O fósforo é importante por controlar a floração, mas não é o único responsável por ela, é a presença do potássio em abundância que permite o enchimento e o crescimento dos frutos....e o mesmo penso que se passa com a farinha de osso, que não tenho grande conhecimento porque nunca usei e não conheço ninguém por cá que use, mas segundo aquilo que li, anda com valores de NPK- 2:24:0.

O ideal seria que o valor 14 que lhe administra também estivesse situado no "K" (Potássio), ai sim, estaria efectivamente a dar um bom empurrão na floração.

Isto sem contar que para além deste aspecto "menos bom", pode estar a alimentá-la em simultâneo com outros adubos, cujos valores de nitrogénio possam estar demasiado elevados, favorecendo dessa forma o desenvolvimento da massa verde (como bem referiu o Amigo Elio), e segunde consta um "P" alto quando aliado ao Nitrogénio também elevado promove a precocidade e compromete a qualidade.

Vale lembrar que o estimulo de PK é antes da época e não em cima da mesma, Ok

Apenas como opinião, e como tal vale o que vale, Ok

Boa sorte e tudo de bom

Cptos.

Castro

Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Excelente as colocações feitas pelo Antonio Castro.
Procedimentos como podas e forma de adubaçãopodem sim estar interferindo na floração das plantas.
Tenho isto certo em função de algumas caliandras que tenho: umas florescendo muito e outras discretamente. Percebi claramente que cada uma encontrava-se em um estágio de desenvolvimento, apesar de as mesmas estarem com a massa verde bem desenvolvidas.
Outra coisa que já percebi, pelo menos no cultivo de minhas plantas, que além da adubação ser feita na época correta, a poda na época correta é fundamental.
Tenho uma azaléia pequena que a floração foi absurda.

Tem na net também relatos de bonsaístas que submetem a planta a stress hídrico e dizem conseguir resultados muito bons. O stress hídrico é deixar a planta sem água até o limite e depois passa a ser regada naturalmente, inclusive com água gelada. A planta, por ter ficado sem água "pensa" que pode estar em perigo, que pode morrer, e então começa a produzir flores e frutos para preservar a espécie. Aliado a isto tamém é feita uma aplicação de glicose.
Eu particularmente não apliquei esta técnica mas vou testá-la nesta primavera.

Pela observação da natureza aqui na minha região, penso que isto não está longe da realidade, pois depois deste inverno que foi bem severo, as plantas literalmente EXPLODIRAM em flores e frutos.

Lobisomem01, se ainda não o fez, faça procedimentos diferentes em cada planta pra descobrir o que fica mais adequado a cada espécie.

Boa sorte.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo Paiva escreveu:
Excelente as colocações feitas pelo Antonio Castro.
Procedimentos como podas e forma de adubaçãopodem sim estar interferindo na floração das plantas.
Tenho isto certo em função de algumas caliandras que tenho: umas florescendo muito e outras discretamente. Percebi claramente que cada uma encontrava-se em um estágio de desenvolvimento, apesar de as mesmas estarem com a massa verde bem desenvolvidas.
Outra coisa que já percebi, pelo menos no cultivo de minhas plantas, que além da adubação ser feita na época correta, a poda na época correta é fundamental.
Tenho uma azaléia pequena que a floração foi absurda.

Tem na net também relatos de bonsaístas que submetem a planta a stress hídrico e dizem conseguir resultados muito bons. O stress hídrico é deixar a planta sem água até o limite e depois passa a ser regada naturalmente, inclusive com água gelada. A planta, por ter ficado sem água "pensa" que pode estar em perigo, que pode morrer, e então começa a produzir flores e frutos para preservar a espécie. Aliado a isto tamém é feita uma aplicação de glicose.
Eu particularmente não apliquei esta técnica mas vou testá-la nesta primavera.

Pela observação da natureza aqui na minha região, penso que isto não está longe da realidade, pois depois deste inverno que foi bem severo, as plantas literalmente EXPLODIRAM em flores e frutos.

Lobisomem01, se ainda não o fez, faça procedimentos diferentes em cada planta pra descobrir o que fica mais adequado a cada espécie.

Boa sorte.

Com relação ao stress hídrico ano passado eu testei numa primavera e funcionou muito bem sim pois ela floriu que foi uma beleza, a poda com certeza é um detalhe muito importante com certeza como já andei podando as plantas vou deixa-las agora no inicio da primavera sem podar nada pois agora já estamos entranto na epoca das plantas começarem a produzir, vamos ver...
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Vc poda com que frequencia?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 8:02 am    Assunto: Responder com citação

Luby,

Olha, receita ideal acredito que não há não. Tudo o que foi colocado até agora é pertinente. Vou relatar um fato que aconteceu comigo e acho que dele podemos tirar algumas conclusões :

Tenho uma jaboticaba sabara que esta comigo a mais de 15 anos, sempre em vaso. Até agora nunca tinha frutificado, já havia feito de tudo. Como a estrutura dela estava um pouco ruim resolvi fazer um alporque. Sei que a jaboticaba é de difícil reprodução por alporquia, por isto cavei bastante o tronco, era tudo ou nada. Pra minha surpresa, após a alporque ela começou a frutificar feito louca, não para, é uma florada após a outra.

O que podemos aprender com isto. A floração e a frutuficação é uma forma que a planta encontra para perpetuar a espécie quando se sente ameaçada. E neste caso, talvez o alporque tenha sido a causa.
Observemos os Ipês por exemplo, nos anos de seca prolongada eles dão uma floração muito mais abundante que quando não há seca.

Estes dois exemplos ratificam o que foi colocado a cima, ou seja, um stress pode desencadear a floração e a frutificação.

Com base nisto, observe os exemplares iguais aos seus bonsai na natureza, veja o período de floração, e procure aproximar o tratamento das plantas ao da natureza.

Certa vez cheguei no sítio do Mestre Hidaka e vi umas plantas envolvidas em sacos de lixo preto. O questiona-lo, ele me disse que estava simulando dias mais curtos para que pudessem florir. Ou seja, ele estava imitando a natureza.´

Fora isto, temos que levar em consideração que as plantas necessitam atingir um estágio de maturação para florir ou frutificar, este tempo não tem como burlar.

Como lhe disse, não existe uma fórmula mágica, temos que observar. Juntando as informações deste tópico, com sua observação acho que é possível conseguir algum resultado.

boa sorte
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Falar em excesso de vitalidade da planta seria quase uma asneira. Mas acho que isso pode influir em que ela não floresça/frutifique adequadamente. Acho que foram bem colocadas várias coisas aqui sobre nutrição. Mas apenas para reforçar a tese colocada pelos colegas de algum tipo de stress poder ajudar na floração, cito dois casos de alporques que fiz: em um guabiju e outro em um pomelo, ambas as árvores nunca haviam florido. Em ambos os casos os galhos que sofreram o alporque foram os únicos das plantas a florescerem. Ou seja...

abraço
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 01, 2009 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Amigo Elio

Pessoalmente acredito que se ela tem vitalidade e não floriu, será um sinal mais que evidente que ainda não está/estará preparada para isso…é da natureza das coisas “o seu a seu tempo”.

O stress é um facto que ajuda nesse capitulo, mas a que preço???
Supostamente o stress pode ajudar como estimulo activando as defesas naturais do exemplar, mas a mesma razão para a não floração inicial persiste e desta forma terá sido apenas contrariada, obrigando-o a um maior dispêndio de energia do que a sua simples manutenção, será que o nosso gosto puramente estético deve ser mais forte que bem estar ou a integridade do nosso exemplar???

Será que é algo que nos queremos agarrar, porque um bonsai com flores ou frutos é mais ou menos visto/representativo da excelência, figura de um bonsai bem nutrido que terá atingido o máximo da sua performance e projecta o seu tratador?? Indo mais fundo, será que é pela árvore ou é por nós???
Acrescenta algum beneficio ao exemplar nesse momento ao ponto de ter que ser provocado??

Eu já vi em Bonsai, inúmeras vezes ser dado quase como fenómeno uma simples Pyracantha frutificar com força, caramba elas não fazem outra coisa, mesmo sozinhas...não precisa de se fazer nada, quando chegar a altura elas frutificam generosamente e é assim com a maioria das árvores, sempre foi assim... elas desde que bem nutridas quando chegar a altura...a coisa acontece.

O stress funciona, na natureza se uma Árvore tiver dificuldades e se encontrar nesse mesmo estágio, também descarta todas essas flores ou frutos, a diferença é que na natureza elas podem dar-se ao luxo de perder parte das raízes ou das pernadas que não tem problemas de maior, elas sobrevivem bem a isso, mas num bonsai confinado, as coisas mudam de figura, porque hoje pode estar a provocar-lhe um stress de qualquer natureza, para atingir um determinado fim (sabemos que funciona) mas amanhã ou num futuro mais próximo, ela pode sofrer alguma qualquer dificuldade ou patologia que poderá requerer parte dessas reservas de energia, que eventualmente não terá por um (nosso) capricho estético...coisa que se ela tivesse atingido naturalmente não se passaria por fazer parte do seu ciclo vegetativo e para o qual ela foi desde sempre preparada...
Uma arvore sempre que sofre uma intervenção; patologias ou stresses de várias ordens, responde ou tentar responder, sempre que isso acontece é energia que se gasta, e essa energia depende do defeso que lhe proporcionamos (espaço de tempo entre eles) e do bom relacionamento dela com o substrato, que influencia na absorção/assimilação dos nutrientes....por isso se recomenda paciência entre intervenções e transplantes de "x" em "x" tempo, e que defoliações totais que também visam o estético, não é para fazer todos os anos e apenas em exemplares fortes, etc...etc...
Uma das coisas boas em bonsai é que acerca dele, também nunca sabemos qual será o dia de amanhã, aumenta-nos o interesse, mas se o queremos vigorosos e por muito tempo, mais vale não esticarmos a corda se o problema não for realmente importante.

Não quero com estas minhas palavras censurar qualquer acto no sentido de conseguirem esse objectivo, nada disso, cada um sabe de si e dos seus exemplares...mas sim uma tentativa de expor como uma reflexão pessoal sobre o assunto e partilho publicamente entre amigos, e que no entanto vale por isso mesmo, uma mera opinião pessoal...como pode/posso estar de todo enganado, as minhas descupas pelas mesmas.

Boa sorte e tudo de bom

[ ]s

Castro

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 01, 2009 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Castro!
Satisfação tê-lo nesta salutar discussão.
Mais uma vez o amigo coloca sua opinião muito bem fundamentada e da qual quero parabenizar. De fato, tem certas coisas que o preço que pagamos não vale o resultado. Bem o amigo colocou, uma coisa é uma planta na natureza, onde já os antigos faziam algumas intevenções, como fincar pregos, lascas de metal, etc... para fazerem plantas improdutivas se tornarem produtivas, com resultados satisfatórios (mas nem sempre). Exatamente por haver todas outras patologias ou aspectos fitossanitários, ou até genéticos da planta que não permitiam um resultado melhor.
Daí para levar isso ao bonsai, concordo com o amigo que há uma grande lacuna. A mesma atitude que pode levar uma planta a uma floração ou frutificação intensa em um ano, se não bem compesada, pode ser o fator de sua morte. Obrigado por esclarecer mais este ponto.

abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: