|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
smdantas

Registrado: 29/04/10 Mensagens: 5 Localização: Campina Grande-PB
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 12:59 pm Assunto: Sérgio apresentando-se |
|
|
Colegas,
moro em Campina Grande - PB, e estou iniciando o aprendizado do bonsai. Sempre tive interesse particular pela cultura oriental, sobretudo japonesa, o que começou quando me tornei praticante de judô. Enquanto me dedicava a esse esporte, estudei japonês e filosofia oriental, e desenvolvi grande curiosidade sobre o Bonsai.
Fiz algumas tentativas quando era garoto, mas infelizmente não obtivemuito sucesso, porque o material a que eu tinha acesso era muito escasso e impreciso (não havia PCs em cada casa, nem falar em internet doméstica. Outros tempos...).
Recentemente eu andava por um supermercado local quando, entre as plantas expostas à venda, vi um vaso característico de Bonsai, e fui ver. Era uma muda de cerejeira, já muito debilitada, com metade das folhas ressecada. Bom, imediatamente essa planta me despertou o antigo gosto, além de me deixar com pena por seu estado. Comprei-a.
Isso foi há umas duas semanas. Fui cuidando dela, deixando-a inicialmente em local moderadamente iluminado (não no sol direto) e fui administrando água diariamente, além decomprar um adubo espécífico para Bonsais, que usei também com moderação em virtude do estado da planta.
Hoje ela já está com folhas novas em todos os ramos, o aspecto está bem melhor, apesar deainda muito frágil. Oportunamente postarei fotos na seção apropriada.
Esta minha experiência foi interessante, porque a flor da cerejeira estilizada é um dos símbolos do Judô no Japão (ver meu avatar), e eu, que em má forma física estou retornando aos tatames após 10 anos parado, com todas as limitações da idade adulta, me identifiquei com essa planta debilitada que está lutando para se tornar uma árvore firme.
É um prazer passar a fazer parte deste forum. Abraços a todos. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 29, 2010 11:14 pm Assunto: |
|
|
Seja bem-vindo ao Fórum.
Abraço.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|