FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Chamaecyparis obtusa- tuia nana! ajuda!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
madiaz

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 1:03 am    Assunto: Chamaecyparis obtusa- tuia nana! ajuda! Responder com citação

Ola pessoal. Ja postei sobre esa minha planta e queria saber a opniao dos foristas sobre um possivel futuro, se ainda estiver viva(espero q sim), para este pre-bonsai
Ela tem 6 anos e aki vao algumas fotos a umas 2 semanas atras:

Abaixo fotos tiradas hoje: Secaram algumas folhas alem das outras q cairam(ta viva ainda???)

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
madiaz

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

nenhuma opniao?
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

madiaz, acho que o pessoal ta com medo de falar e você ficar chatiado, mas vamos por partes:

Você provavelmente comprou o seu "bonsai" em uma floricultura certo!!!

Aqui se fala muito em "falsos bonsai" que me parece o seu caso, pois é uma muda bonitinha em um solo que me parece estar compactado e cheio de matéria orgânica (coisa que tuia não gosta muito), e com algumas pedrinhas branquinhas para enfeitar.
Provavelmente quem disse que sua arvore tem 6 anos foi o vendedor, certo.

Como o seu cadastro é deste mês ainda calcula-se que tem poucas horas de leitura sobre o assunto, então leia, leia muito, abra todos os tópicos do forum e do site também, pois vc tem muito à aprender ainda.

Me desculpe se em algum momento fui grosseiro ou rude, apenas estou querendo esclarecer pq não tem muitas respostas e sujestôes em seu tópico, mas não desista do hoby, acho que todos tiveram sua primeira arvore que achavam muito importante e depois descobriram que era só uma muda bonita, pelo menos comigo foi assim.

Me desculpa a todos os usuários se falei alguma besteira.
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

ola madiaz,

Entao olha sou novo tambem no assunto e nao me arrisco a dar opinioes ainda.

Mas segue meu conselho, bonsai e um mundo facinante, eutambem comecei com um "bonsai" comprado em floricultura, achava uma gracinha ate comecar e ver os verdadeiros bonsais.

E acho que como a maioria aqui isso e vicio nao para mais, to fazendo um monte e aprendendo com o tempo.

Va em frente com esse hobby que e muito bom.
Deixa o pessoal ai mais experiente te dar umas dicas do que fazer com essa planta, acho que com certeza eles vao pedir pra voce plantar em um vaso maior pra crecer mais etc, so nao sei se agora seria a epoca certa etc.
Esse tipo de planta precisa de muito sol e solo sempre humido. Creio eu nao posso afirmar com certeza

grande abraco
euorobert

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Caro madiaz,

percebi que você é do Rio de Janeiro. Vou te dizer... ja tentei cultivar tuias por tres vezes e sempre nessa epoca de março elas começam a queimar e as minhas nao tiveram salvaçao...

Tuias e Rio de Janeiro é uma combinação dificil.... Recomendo a voce comprar pré-bonsai de ficus no mercado Sao Sebastião... Ali tem bons pré-bonsai que nao sao caros.

Carlos Silva Júnior
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 2:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá madiaz, tenho alguns exemplares de Nana e garanto que é uma espécie linda mas que requer vários cuidados no cultivo não sendo indicada para iniciar na arte. Como disse Robert, você poderia escolher um ficus ou ulmus que são plantas fáceis de cultivar e trabalhar, tendo um crescimento vigoroso e quete darão um bonsai bem bonito.

Agora vamos a planta:
1 - antenção nas regas, ela não gosta de solo super molhado
2 - deve pegar pelo menos 4 horas de sol por dia
3 - as folhas secando não é um bom sinal, quando começam a aparecer, a planta já morreu a um bom tempo
4 - agora, não adube, evite deixar a terra molhada de mais, elimine as folhas secas e coloque a meia sombra.

Espero ter ajudado.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
madiaz

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

OBrigado pelas opnioes...estou colocando a plana no sol da manha, sei parece uma mudinha miseravel hahaha qdo comprei realmente axei q fosse "a mudinha" mas tudo bem...estou prestes a conseguir um ficus ..esse sim sei q sera de otima procedencia...rss

mas qto a tuia, notei q eh bem complicadinha, vo tentar mudar ela de vaso, colocar em um escorredor ou algo com maior drenagem...

Nao fikei nem um pouco ofendido, pelo contrario, vc descobriu exatemnte minha situação hahaha por isso entrei no forum, pois sabia q com ajuda de vcs meu aprendizado sera bem melhor!

ja q pelo visto essa muda nao eh la das melhores, e alguns ateh ja emitiram o atestado de obito da coitada, vou tentar algumas coisas com ela, se der certo otimo! vou seguir as dicas!

vlw
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Que bom madiaz que você compreendeu o que tinha para te falar, então aproveite pois vc esta no melhor lugar da internet para aprender tudo sobre bonsai, olha que eu já venho aprendendo desde 2005 e ainda não sei muito.
Leia este email é bem educativo para quem esta começando:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14359
Talves vc já o tenha lido, mas vale relembrar.
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Madiaz, você teve sorte, cometeu apenas um erro, eu cometi vários, comprando mudinhas nas floriculturas eles dizem que é bonsai. Comigo elas foram morrendo e perdi muitas. Entrei no fórum e num Grupo de bonsai em Santa Cruz do Sul-RS e descobri que o nome daquelas plantas é "mausai", vá em frente e siga os conselhos dos amigos do fórum que você não entra mais em fria. E o jogo aqui é aberto, tanto que foram úteis para você, desejo sorte e benvindo a este mundo maravilhoso dos Bonsai.

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 1:56 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, as mudinhas, dependendo do calibre dos troncos e do trabalho executado, pode render trabalhos bem interessantes.
Eu mesmo, comprei várias jabuticabas mausais de supermercado e fiz um pequeno bosque. Me surpreendi com o resultado e já estou refinando o trabalho integrando mais 2 árvores para deixar o conjunto mais natural. As plantas estavam com o calibre do tronco muito semelhantes.
Vejam as plantas como compradas no super (R$ 16,00 cada):

O resultado:

Todo o trabalho pode ser visto no me blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bosque-de-jabuticabas-1/

O Valdir Hobus tem uma série de trabalhos intitulados "Material barato" onde ele faz coisas maravilhosas. vale a pena conferir.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 7:11 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Madiaz, se apesar das opiniões em desfavor dessa espécie, emitidas pelos colegas, vc não se sentir desanimado com a planta, eis algumas sugestões interessantes para estilizar ela:

Ao envasar, use como susbstrato apenas areia grossa sem peneirar e caco de telha (fragmentado em pedaços bem pequenos).

Aproveite a dica do forista Ricardo Paiva, volte até a floricultura e compre mais dessa planta, para fazer essa florestinha interessante:

Com um vaso de bordas baixas, dá para fazer isso tambem:

Bem, sugestões boas não faltam, é por mãos à obra e fazer um bom trabalho com essa nana. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
madiaz

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 3:08 am    Assunto: Responder com citação

valeu pela dica da areia, nickfury...mas vemk..eh soh areia grossa memsmo??? mais nada??? e se eu quiser q ela desenvolva colocando ela num vaso maior..msmo assim coloco apenas areia???
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 10:38 am    Assunto: bonsaiq Responder com citação

Só areia e mais nada. Claro que, após replantar, aguarde 45 dias e comece a adubar, repetindo a adubação (mesma quantidade) a cada 30 dias. A rega, no caso do plantio em areia, deverá ser alternada, dia sim, dia não, para evitar encharcamento. Very Happy

Se quiser, misture na areia mais pedriscos, caco de telha e casca de pinheiro, para que fique um substrato mais drenante (retem umidade, sem encharcar). Nada de adubar antes de 45 dias.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: