FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cica como era e com ficou
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 5:57 pm    Assunto: Cica como era e com ficou Responder com citação

esta é minha cica,quando comprei me diseram ter 11 anos estava em um vaso maior e fiz um transplante o que acharam,so desculpe as fotos minha maquina esta no pau.Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2010 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bonita! E acho que ficaria ainda mais se tirasse esse morrinho, mesmo que fosse um vaso mais profundo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 8:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Além de retirar o excesso de substrato, eliminando o morrinho, eu sugiro que na próxima estação primaveril vc replante, usando como vaso uma laje de pedra natural. Isso irá permitir um realce maior para sua cica, podendo incluso acrescentar algumas pedras ao lado dela, para acentuar a apresentação. Very Happy

Por outro lado, se preferir manter em vaso, use um que tenha uma cor mais contrastante com a planta, como no exemplo abaixo:

Olha o detalhe da pedra ao lado, para realçar:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ainda assim bonsai de cica sempre é um pseudo-bonsai. Apesar de eu mesmo defender e aceitar certos "desvios" de espécies para fazer bonsai, como portulacárias e crássulas, por exemplo, estas, entre outras, ainda dá para fazer estilizações que permitam parecerem árvores de verdade. Agora, cica, bananeira, daqui há pouco repolho e alface como bonsai... Mesmo sabendo que alguns bonsaístas até de renome tem cica entre suas plantas, já tomei uma decisão: eu não vou querer. Mas meu amigo Nicky sempre diz: gosto e pescoço cada um tem o seu....

abraço
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 10:53 pm    Assunto: Cica Responder com citação

Ola nickyfuri obrigado pela dica apenas troquei de vaso em minha cica pois precisava do antigo para um outro trabalho e gostaria de coloca-la em uma bandeija baixa mas por aqui é muito dificil de acha e o que se encontra é carissimo,não que devemos economizar para que o resultado final seja o melhor possivel mas pagar o absurdo não acho bom,como quando vc vai comprar uma muda se vc nao fala nada custa r$15,00 mas se voce fala que é pra bonsai ai ja custa r$50,00 não sou adepto a isso.E ao meu amigo ELIO somente fiz um de cica pois ganhei a mesma nao vou banalisar tanto assim mas obrigado pela sua opinião pois como ja disse aceito tds as opiniões do pessoal do forum pois tds são de grande valia pra mim.Abraços
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 10:28 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio Luis, eu já fui mais radical em minhas opiniões acerca de certas plantas serem cultivadas como bonsai. Mas, com o tempo e a experiencia, observei que certas plantas ficam bem, quando visualizadas plantadas em vasos de bonsai, ou mesmo lajes de pedra, e se encaixam perfeitamente numa coleção de bonsai. Very Happy

Tenho apreciado isso, e alguns bonsaistas mais antigos e bem mais experientes que eu, como o Tramujas por exemplo, chegam a fotografar exemplares antigos, como essa Cyca, mostrada na foto abaixo, pertencente ao bonsaista Wu, da Argentina:

O viveiro de bonsai do mestre Wu, aliás, tem lindos bonsai de plantas consideradas exóticas, como uma portulacária variegata, que eu nem sabia que existia, aliás: Embarassed

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 7:14 pm    Assunto: portulacaria variegata Responder com citação

Linda esta portulacaria variegata nao sabia que existia nesta variedade tenho uma mas a variedade mais comum se podes se dizer assim que ficou assim por enquanto e essas sao as minhas que aos poucos estou trabalhando nelas mas adoraria uma planta como esta variedade lindissima.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Pois veja só amigo Nicky, há poucos dias eu estava numa troca de idéias aqui mesmo neste fórum onde eu defendia este lado que o amigo está defendendo: de não ser tão radical, de aceitar, portulacárias, crássulas, etc... Tanto que tenho várias em treinamento. De outra parte vejo no bonsai inúmeras formas de arte fazendo algo parecer algo diferente. A simples obra de transformar uma planta jovem com aspecto de velha, ou o tanuki, que parece, mas não é e da mesma forma as portulacárias e crássulas que se bem trabalhadas tem a aparência de frondosas, enormes e velhas árovres. Essa capacidade artística de transformação é que acho fantástico no bonsai. O que vejo no entanto em outras plantas utilizadas, como citei, cica bananeira e outras, é que não consigo visualizar nestas um aspecto de árvore. Elas são trabalhadas, envelhecidas, miniaturizadas, compactadas, etc... mas não chegam a "parecer" uma árvore.
Esta é apenas uma sensação que quero compartilhar, não é uma opinião radical que eu queira impor. Afinal é meio brabo um aprendiz que nem eu querer ficar ditando regras... Eu não posso e não devo ter esta pretensão.

abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Xara, Nicky!

Eu tenho uma Cica; uma crássula, e minha opinião é a seguinte:

Com certeza não são e nem tenho a pretensão de querer transformá-las em bonsai.

Mas, tem um lado lúdico nisso. Ter uma Cica, uma bananeira, que são plantas (não árvores) de porte médio, miniaturizadas é, no mínimo, interessante.

Só o fato de poder apreciar, diariamente, já é um ganho.

Abraço e boa semana a todos!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 11:00 pm    Assunto: Cica Responder com citação

Ola amigo Elio,era exatamente essa´a iedeia que queria expressar,pois o mais interessante do bonsai nao é a arvore pronta em si pis se nao nao seria uma arte.O interessante é vc pegar um galho qualquer novo de idade e transformar isso numa arvore trabalhada e com aparencia de anos mais velhas.Se a arte do bonsai fosse ir ao supermercado e comprar aquilo que vc ve pronto,certamente eu como muitos oiutros nao estariamos aqui e nao se tinha formado um forum tao interessante como esse.Acho um crime o que fazem em supermercados e em certas floriculturas principalmente aqui no sul na regiao em que vivo pois nao posso ver uma floricultura ou viveiro que ja entro atras de alguma coisa nova e me apresentam certas aberrações prontas e enchem o peito pra dizer que é um bonsai.O apice da coisa é vc transformar algo comum em algo realmente lindo como sao as plantas que vejo aqui postado por vcs meus mestres pois os consideros assim sendo com opinioes de ¨que lindo seus trabalho¨e é uma porcaria mas pro iniciante isso as vezes é bom ou quando é uma opiniao tipo ¨que porcaria esse seu trabalho¨por por mais que saia um comentario destes aqui por tras sempre tem uma mao estendida dizendo ölha quem sabe vc nao faz isso ou aquilo¨>A tds aqui no forum com quem ja fiz uma amizade ou nao TIRO O CHAPEU PRA TDS VCS MEUS PROFESSORES,tendo ou nao opinado em meus trabalhos pois quem nao opinou ainda eu estou vendo os trabalhos que estao fazendo e um dia ainda vamos nos falar.E me sinto lisjonjeado de poder participar e contar com vcs.UMA OTIMA SEMANA A VCS MEUS PROFESSORES E UM GRANDE ABRAÇO DE SEU ALUNO.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: