FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia - Sugestoes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 5:22 pm    Assunto: Azaleia - Sugestoes Responder com citação

ola pessoal,

Estou aqui para saber que rumo devo tomar com essa ezaleia, ela esta em um vaso pequeno e ja precisa ser transplantada para um maior, gostaria de saber o que posso fazer para melhorar o visual dela a partirde agora.
Pois acontece o seguinte, para mim colocar em um caso maior, terei que deixar a planta maior tambem para ficar proporcional ao tamanho do vaso, essa e minha duvida, como projetar ela a partir de agora?
Os desenhistas de plantao ai espero que me ajudem.

Tirei fotos de vario angulos,

acho que esse angulo e o melhor para a frente do bonsai

obrigado[/img]

Editado pela última vez por Sergio Henrique Domingues em Dom Maio 02, 2010 7:31 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 6:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Como frente, eu prefiro a mostrada pela quarta foto, de cima para baixo. O vaso realmente é pequeno para comportar essa planta. Prefira um redondo, de bordas mais altas, como esse por exemplo:

ou esse:

Na falta, use uma bacia plastica, perfurada no fundo e na lateral (vários furos). Com isso, sua planta poderá emitir um bom raizame. Quanto maior o volume de raízes capilares, mais folhagem, galhos, etc. Very Happy

A sua planta está pedindo uma desfolha parcial. Faça uma em toda a planta, tirando fora folhas secas e grandes, deixando apenas um par em cada galho. Quanto mais próximo do tronco ficarem os pares, melhor. A partir desses pares é que virão os novos brotos, que irão formar novos galhos. Very Happy

Brotações como essa na base do tronco devem ser cortadas fora, toda vez que surgirem, a não ser que vc pretenda, com ela, formar um novo galho ou tronco. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 01, 2010 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

valei pelas sugestoes,

Essa semana ainda vou coloca-la em outro vaso.
so estou com uma duvida em questao a poda parcial, sera agora uma boa epoca para fazer isso? ou sera melhor esperar fim do inverno e comeco de primavera ?

Entao mas de acordo com o tronco e a disposicao dos galhos como sera que ficara melhor projetar esse bonsai? To sem ideias hoje, nao to conseguindo visualizar muita coisa
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 10:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Adotando minhas sugestões para a frente, não há razão nenhuma para proceder a poda radical. Deixe a estruturação aerea como está mesmo. Very Happy

Apenas corte os galhos longos, lembrando de manter um par de folha em cada galho, aplicando pasta seladora na extremidade para evitar perdas. Very Happy

Com a densificação, graças as novas brotações, a estrutura dos galhos poderá ser formada gradativamente, ficando parecida com essa:

Com a desfolha parcial e o corte dos galhos, reduzindo seu comprimento, sua planta ficará parecida com esta:

Vc poderá aproveitar então, já que a visualização da estrutura ficará liberada das folhas excessivas, aramar e deixar assim:

ou assim:

Não se preocupe, em pouco tempo virão novas brotações, preenchendo os espaços vazios e densificando a copa. Very Happy Compare as fotos abaixo, da mesma planta:

Repare como a folhagem ficou mais "densa", a copa mais cheia. Isso é o que vc deverá buscar e alcançar com sua planta. Aliás, eis uma planta bem parecida com a sua:

novas brotações:

floração:

Com os galhinhos cortados, vc poderá formar novas plantas:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 10:44 am    Assunto: Responder com citação

nickyfury

sua ideia e otima, adoro o estilo que voce passou para bonsai, porem nao sei como poderei fazer com o meu, pois o meu nao tem um tronco principal, e sim tres laterais, todos inclinados, o que fazer entao?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Vc irá usar os tres troncos para formar a base do seu bonsai, no estilo Hokidachi, simples. Escolhendo como frente a foto que indiquei ou mesmo a foto numero 6, corte os galhos reduzindo seu comprimento, em seguida proceda a uma desfolha parcial. Por que parcial? por que voce não irá retirar todas as folhas, mas manterá, em cada galho, um par de folhas, uma de cada lado na extremidade do galho. A partir desse ponto, virão as novas brotações, surgindo dois novos galhinhos. Deixe crescer, depois corte novamente, reduzindo a dois novos pares de folhas em cada galhinho. Fazendo assim, sucessivamente, em breve sua planta irá ter uma boa densificação, ou copa cheia de novas folhas.

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 12:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Veja na ilustração, como proceder ao corte dos galhos, mantendo o par de folhas:

Mais fácil e simples que isso, só ganhando na megasena. rss. Very Happy

Essa daqui tem tres troncos, um pouco mais altos e melhor posicionados que na sua planta:

Essa outra, com tres troncos, o tronco mais grosso tem um belo movimento:

[img]http://img.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/d0/28/mi65yoshikazu/folder/873190/img_873190_26157808_2?1223991837[/img]

Ou, se preferir a poda radical, poderá reiniciar sua planta, cortando os troncos e fazendo como a planta da foto abaixo:

Lembrando apenas que cortes radicais de tronco só surtem efeito com boa recuperação se vc mantiver ao menos um galho com folhas, próximo do qual virão a ocorrer as novas brotações:

[img]http://pds.exblog.jp/pds/1/200706%2F24%2F65%2Fa0103065_0341598.jpg?317513c5fb15b86e20f566c6f76742e7[/img]

Uma possibilidade parecida com a sua planta, nesta com tres troncos:

Nesta outra, multiplos troncos, repare como os galhos foram todos podados, visando reduzir seu comprimento, sendo mantido um par de folha por galho:

1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 02, 2010 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Realmente muito bem explicado rsrsrsrs melhor que isso impossivel rsrsrssr

valeu pela ajuda, acho que vou fazer isso mesmo

obrigado
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: