FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Thunbergia grandiflora Roxb
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 12:17 pm    Assunto: Thunbergia grandiflora Roxb Responder com citação

Visando ampliar o leque de possibilidades de cultivo, em que muitas nativas estão sendo descobertas, estudadas e acolhidas pelos cultivadores de bonsai, inclusive os mais experientes, resolvi explorar esse filão. Para tanto, escolhi uma planta muito conhecida, que geralmente orna jardins, sacadas e muros: a Thunbergia grandiflora Roxb, pertencente à familia Angiospermae – Família Acanthaceae, originária da India, conhecida popularmente por tumbergia azul:

Trata-se de um arbusto semilenhoso, tipo liana, de ramos flexíveis, muito vigorosa e de crescimento rápido.
As folhas são verdes, ovais de borda denteada irregularmente e flores grandes campanuladas, solitárias mas também em inflorescência de poucas flores, brancas ou azuladas com o centro amarelo.

Floresce abundantemente na primavera e em camadas de florescimento esporádicas ao longo do ano. A espécie T.alba tem as flores brancas.
Pode ser cultivada no país todo, desde que o cultivador se atenha a que a planta necessita de sol, aceitando tambem locais de sol apenas pela manhã com o solo fértil e bem drenado.

Sua propagação é rápida e certa: poderá ser feita por estacas jovens na primavera, cortando-se de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocar em substrato igual ao da sementeira.
Regar todos os dias até o enraizamento. O uso de enraizadores poderá garantir maior percentagem de indivíduos na produção.

De posse dessas informações, parti para o ataque, isto é, fui atrás de uma muda, visando desenvolver um bonsai com ela. Talvez não tenha chegado ao ponto, ainda, mas estou no caminho:

Vaso Izumi, a planta tem 22cm de altura, estando a distribuição de galhos razoável, mas com floração constante, quase o ano todo:

Conquanto aceite bem aramação, deve-se tomar certo cuidado ao fazê-lo, pois os galhos são um tanto quanto frágeis:

Essa planta, inicialmente, tinha multiplos troncos. Tive que cortar a maioria, escolhendo o que considerei mais bem posicionado, desenvolvendo a planta a partir dele, então:

Bem, espero que gostem, opinem.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eloir Jose Taparo

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

Dizer oq? Ta linda...

Agora, como é grande nossas opções de plantas, cada vez me surpreendo mais.

Abraços

Eloir Jose Taparo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 04, 2010 10:47 pm    Assunto: Pergunta Responder com citação

Bela sugestão Nick, certamente é uma grande opção.

Gostaria de saber sobre a questão da redução das folhas?

Abraço fraterno
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 5:52 am    Assunto: Responder com citação

Nicky bela iniciativa. Ao ver essas flores me veio a cabeça trabalhos nos estilos literati e cascata. Um longo tronco retorcido e envelhecido com essas flores próximas do ápice devem ficar lindos.

Abraço e parabéns!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 7:42 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As opções quanto à estilos são variadas, ficando a cargo de cada um tentar algo nesse sentido. Very Happy

Edmilson, há algumas variedades dessa espécie, inclusive com folhas menores, como essa que escolhi. Apenas as flores é que são grandes, em relação à planta como um todo. Não tem como reduzir seu tamanho, haja visto que, para tanto, teríamos que trabalhar na genética da planta, né? Very Happy Mas, adquirindo uma muda com as folhas pequenas, como essa, fica mais fácil lidar com ela, sem preocupação quanto à redução, ok? Very Happy

Tem outras variedades dessa planta, por exemplo, que apresentam flores brancas. Acho que pode-se tentar enxertia, visando produzir uma arvore com flores de cores diferenciadas, um atrativo a mais, a meu ver. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 05, 2010 9:39 am    Assunto: Responder com citação

ola
mais uma vez vemos outro exemplo de trabalhos realizados em plantas que jamais imaginamos em trabalhar ,dai podemos ter idéia como é grande a variedade de plantas que podemos fazer ótimos trabalho,estou trabalhando um pé de MATA PASTO é uma planta que todos odeia,e um dia deses fui catar uma caliandra e me surpreendi com o formato,assim que puder irei postar fotos
parabens ficou linda
abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: