FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

NEBARI
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 6:51 pm    Assunto: NEBARI Responder com citação

Pessoal, de alguns poucos anos para cá é que comecei a dar importância ao nebari.
Alguma coisa já está ficando bom.
Abaixo algumas fotos de nebari, alguns bons; outros nem tanto:

FLAMBOYANT

FLAMBOYANT

IPÊ

DURANTA

PITECO

PITECO

AZALEIA

LANTANA

SHIMPAKU

FICUS RETUSA

ROSEIRA

RESEDÁ

CALLIANDRA

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio

Parabéns pelos nebaris, fico até com vontade de ter uns desses rsrsrs.....
sei que leva tempo se começar através de mudas, mas como vç sabe a paciência é um dom, que inclusive eu tenho, fica até dificil falar das suas plantas, pois são muito bem cuidadas e bem conduzidas, valeu por compartilhar conosco.

Mas eu gostaria de ver elas inteiras rsrsrs Laughing

Um abração.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Aí Xará!!!
Legal essa de mostrar só os nebari. Sem mostrar a planta fica o foco todo nele. Daí a gente começa a prestar mais atenção. Quantas das plantas que temos por aí não daria para mostrar uma foto dessas?
Parabéns pela mostra.
abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Elio...!!!

Em primeiro lugar parabéns pelas plantas. Com certeza serve de motivação!!!

Tens por acaso algum topico em que vc fale especificamente da sua Rosedá? Pela busca não encontrei, e como estou começando uma empreitada com esta especie gostaria de absorver o maximo de informação possivel.

abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,parabéns! Belos nebaris, inclusive c aparencia bem envelhecida! Mas fiquei muito curiosa pra ver o seu flamboyant, pois parece estar bem mais adiantado do que os que eu tenho visto por aqui, aparentemente possui um tronco com um bom diametro. Ele está postado aqui no forum? Se n por favor poste algumas fotos! tenho duas mudinhas meio mixurucas de flamboyants e gostaria muito de ter alguma inspiração!
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

É engraçado que quanto mais evoluímos damos mais atenção as coisas básicas!
Um bonsai deve ser começado pelo nebari, depois pensar no tronco e , só então, pensar na copa! Mas quando iniciamos queremos uma bela copa, depois vemos que o tronco ainda é fino e voltamos para um vaso maior para engrossá-lo, e daí percebemos que a planta não tem nebari adequado, rs! Aí dá-lhe enxerto de raízes, alporquia, kkk! Iniciantes: acordem, pois eu (e muitos outros) dormi no ponto, Laughing Laughing Laughing Laughing!!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 8:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Elio, sempre mostrando o lado bom do cultivo sistematizado e técnico do bonsai. Very Happy

Parabens pelos excelentes resultados, amigo velho. O caminho é esse mesmo. Algumas espécies, como ficus, aceitam bem correção do nebari via enxertia de mudas novas. O mesmo vale para junipero, piracanta, acer, celtis, carmona, dentre outras, inclusive piteco. Very Happy

Flamboyant pode ser melhorado, fazendo-se cortes no tronco, na altura do primeiro terço para baixo, em direção às raízes. Esses cortes, ao cicatrizarem, criam uma perspectiva interessante, formando tipo umas "aletas", como as que vemos em taxodium:

Bem, isso se vc tiver interesse em ampliar a base dos flamboyant, é claro. [img]

Recebeu o futuro quadro aí? enviei ontem, depois dá uma conferida.
[/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

joão josé escreveu:
É engraçado que quanto mais evoluímos damos mais atenção as coisas básicas!
Um bonsai deve ser começado pelo nebari, depois pensar no tronco e , só então, pensar na copa! Mas quando iniciamos queremos uma bela copa, depois vemos que o tronco ainda é fino e voltamos para um vaso maior para engrossá-lo, e daí percebemos que a planta não tem nebari adequado, rs! Aí dá-lhe enxerto de raízes, alporquia, kkk! Iniciantes: acordem, pois eu (e muitos outros) dormi no ponto, Laughing Laughing Laughing Laughing!!

Falou tudo joão, eu mesmo ainda não sei trabalhar com nebari direito, nunca nem pesquisei muito suas técnicas, vi uma vez aquela de colocar uma peça circular de madeira embaixo das raízes e arruma-las da forma mais radial possível. A verdade é que nós iniciantes, queremos ter logo nossos primeiros exemplares bonitinhos na bancada, para admirar e mostrar aos amigos e familiares, quando conseguimos isso, partimos para outros objetivos mais complexos, onde geralmente a árvore não fica tão bonita, pois tem que ser feitas podas radicais para começar uma copa novamente entre outras coisas, rsrsrsr, é a pura verdade, abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, paciência já é um bom caminho andado. Eu não tenho muita, mas estou treinando.........rsrsrs!

Elio, valeu, Xará. Depois posto algumas. A maioria está agora com a "feiúra" no outono.

Márcio, obrigado! Deve ter algum tópico sobre resedá mas, posso dizer que: Aceita poda radical, cuidar com Oídio (parece um pó sobre as folhas). Enxofre resolve. Galhos finos secam no outono, assim como o Romã. Aceita bem aramação, desfolha no verão. Substrato normal. Tem bom enraizamento.

Olá Iana! Obrigado pelas palavras gentis. Abaixo posto foto dos dois.

João José! Disse tudo! Custei a aprender isso.

Olá Nicky! Se para um bonsai precisamos de paciência, imagine especificamente para se fazer um bom nebari!!!!
Véio, 4 anos atrás fiz os tais cortes.............num Ficus. Ficou uma porcaria. Escolhi mal a espécie e fiz os cortes errados...........hehehehe!
Recebi hoje a gravura! Beleza! Gostei do detalhes que as plantas todas estão em bandejas. Agora vamos à cata de moldura.
Manda o nº da conta e agência para te reembolsar o Sedex. (sem contra-argumento!)

hraphi, existem muitas técnicas para se conseguir um bom nebari. Depende de vários fatores. Só com estudo, pesquisa é que conseguimos amealhar informações importantes e..........praticar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de postar esse. Alguém se habilita a dizer a espécie?????????

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Orquidea?

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

assim não vale.............não brinco mais!!!!!!!!!!!!

joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing Laughing Laughing Laughing Sabe que isto pode virar um jogo interessante: mostra teu nebari que digo quem és!!!! Laughing Laughing Laughing

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 10:14 pm    Assunto: Conta ai Responder com citação

Caro amigo Elio, tudo bem com vc?

Meu caro amigo, já que mostrou o milagre vc deve contar o santo kkkkkk

Por gentileza, fale sobre as tecnicas que vc esta utilizando para obter tais resultados maravilhosos.

Abraço fraterno ---- 2011 estamos ai
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2010 8:18 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, fazer as ranhuras em ficus não funciona bem, melhor a enxertia de novas plantas. O contrário, tambem vale para o flamboyant: enxertia, não funciona, mas as ranhuras, sim. As espécies são bem diferentes e, por isso, pedem trabalhos diferentes. Apenas o tempo, nossa infinita paciência em aprender, as tentativas e erros ao longo do árduo caminho, é que permitirão, então, que descubramos essas diferenças e aprendamos com elas. Até lá, é fazer besteira mesmo, que para ser sincero, é a única forma de se acertar na medida do "leite". Laughing Laughing Laughing

Fico feliz em saber que vc gostou da gravura. Espero que renda um quadro bonito e que vc o mostre aqui para nós, ok? Quanto a Sedex, não sei o valor não. Aliás, o que é Sedex mesmo? Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Num desses encontros nossos da vida, vc paga a próxima latinha de skol e acertamos tudo, ok? inté. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: