FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Como fazer sua própria farinha de ossos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 6:48 pm    Assunto: Como fazer sua própria farinha de ossos Responder com citação

O processo para produção de farinha de ossos é bem simples. Requer apenas ossos um pouco de madeira para iniciar a queima e espaço para se montar a pilha de ossos que se pretende queimar.

Vocês devem estar se perguntando, "queimar??????". Mas é isso mesmo, o processo de produção da farinha de ossos consiste em eliminar a parte proteica dos ossos deixando apenas a porção mineral, para isso o melhor método é a queima. Você só precisa fazer uma pilha de ossos e um pouco de madeira pra iniciar a combustão, é bem rápido depois que o fogo se firma, os próprios ossos à alimentam, esta deve seguir até o ponto em que os ossos começarem a ficar brancos, pois neste momento estão calcinados. Primeiro ficam negros, devido a queima da proteínas ma matriz óssea, em seguida vão clareando até ficarem brancos muitas vezes até em estado de brasa mesmo, a medida que os ossos forem ficando claros os que estiverem muito brancos dever ser retirados da pilha e colocados para esfriar.

Depois de ter os ossos calcinados é hora de triturá-los para issso eu uso um moedor de grãos com a tela de fazer farelo. Fica igual a comprada com a vantagem de ser infinitamente mais barata.

Como prometido aqui vão as fotos e o passo-a-passo do processo

1-Ossos variados (podem ser de carne, ou animais mortos desde que bem limpos). Eu usei 15Kg de ossos bem velhos que estava juntando pra isso.


2-Um pouco de lenha ou qualquer madeira velha pra iniciar a combustão.


Comparando as quantidades de lenha e ossos (usei muita lenha porque os ossos eram bem velhos sem gordura alguma por isso ruins de pegarem fogo)


3-Acendendo a fogueira primeiro e esperar formar muitas brasas, pra ajudar pode usar carvão também se quiser


4-Os ossos já sobre a pilha de brasas e lenha



5-Depois de algum tempo os ossos pegam fogo e ardem em chamas




6- Com uma boa parte já calcinada (Branco) o monte deve ser aberto com uma pá e os ossos ainda crus devem ser colocados no centro da pilha, onde se encontram ossos em estado de brasa.



7-Depois de todos estarem bem queimados, ou o melhor queimado possível, deve-se espalhar a pilha de ossos para esfriar



Notem que ainda há alguns ossos bem negros, isto é por que não foram queimados completamente, mas ainda se prestam ao processamento para fazer a farinha.

8-Depois de esfriados foram para a trituração, usei a forrageira daqui do sítio, notem a quantidade de pó formado. Caso não disponham de nenhum equipamento elétrico para triturar, pode ser usado um pilão, ou o que a inventividade resolver.


Detalhe da boca de alimentação da forrageira com os ossos



Detalhe da tela que usei pra determinar o tamanho das partículas da farinha.

9-Finalmente a farinha de ossos pronta


Detalhe da granulometria

10-O ideal é que os ossos estejam com o interior inteiramente branco, ou seja, calcinado, como na foto abaixo:


Mas estando assim:


Também servem, a diferença é que quanto mais calcinado mais rapidamente estará disponível para a planta.

Uma particularidade importante da farinha de ossos calcinados ou carbonizados, é que diferente das de ossos autoclavados ou esterilizados, a primeira é pobre em nitrogênio, porém tem muito mais fósforo e não tem mau cheiro, é completamente inodora.

A respeito do rendimento, inicialmente usei 15kg de ossos que renderam 8Kg de farinha.

Espero que tenha contribuído.

Se fizerem postem aqui suas impressões.


Editado pela última vez por Vinicius Araújo em Qua Jan 25, 2012 1:08 am; num total de 7 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 43
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Qui Maio 06, 2010 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Vou esperar mesmo to loko pra ver as fotos para ver como fica e se isso serve para meus bonsais fico aguardando um grande abraço.
_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 9:34 am    Assunto: Re: Como fazer sua própria farinha de ossos Responder com citação

Vinicius,

Excelente matéria.

Gostei muito mesmo, e tenho certeza que muitos amigos ainda irão postar agradecimentos por esta matéria.

Parabéns pelo desprendimento e dedicação ao contribuir para conosco, com esta informação.

O resultado fica realmente muito bom, gostei bastante mesmo.

Obrigado.



Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Vinicius, só pode queima-los ao ar livre igual você fez, ou para a queima ser colpleta, pode usar um FORNO DE PAPEL - 'kamigama' ???
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 5:09 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei Purgatto escreveu:
Vinicius, só pode queima-los ao ar livre igual você fez, ou para a queima ser colpleta, pode usar um FORNO DE PAPEL - 'kamigama' ???

Olá Werlei,
Nunca fiz a queima em fornos, mas acredito que dê certo também se isto não influenciar muito no custo, pois acredito que a queima em forno sai bem mais caro. Mas tenta aí se der certo é um aperfeiçoamento da técnica.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 11:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Vinicius, como disse o grande Illex, realmente é uma informação para ser bem divulgada, essa. Agradeço seu empenho e trabalho no sentido de mostrar o passo a passo de como fazer, isso é muito importante. Claro que o fator "espaço" para preparar e tempo, influem no resultado. Nem todos dispomos disso, mas aqueles poucos que têm, como eu e voce, podem sempre repartir com aqueles que não dispõe, barateando os custos. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/06/06
Idade: 49
Mensagens: 799
Localização: Ribeirão Preto - SP

MensagemEnviada: Dom Jun 06, 2010 9:56 pm    Assunto: Duvida Responder com citação

Como moro na cidade, tenho dificuldade para conseguir esta quantidade de osso, principalmente local para realizar a queima, portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?


Abraço fraterno
_________________
" Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado "
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2010 7:57 am    Assunto: Re: Duvida Responder com citação

Edmilson escreveu:
portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?

Edimilson a queima dos ossos é para a fabricação da farinha, se vc comprar a farinha ela já vem pronta.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2010 9:24 am    Assunto: Responder com citação

ótima matéria e obrigado pela iniciativa em publica-la
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 11:28 pm    Assunto: Re: Duvida Responder com citação

Edmilson escreveu:
Como moro na cidade, tenho dificuldade para conseguir esta quantidade de osso, principalmente local para realizar a queima, portanto e se queimar a farinha de osso que compranos? Obtenho o mesmo resultado?


Abraço fraterno


Amigo, num vejo necessidade de queimar uma farinha já pronta (mesmo sendo apenas autoclavada) visto que o processo é um tanto trabalhoso.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 11:31 pm    Assunto: Responder com citação

Laudir escreveu:
ótima matéria e obrigado pela iniciativa em publica-la


Agradeço eu Laudir, afinal num posso ser apenas um sanguessuga, tenho que contribuir com o pouquíssimo que tenho.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nenamachado



Registrado: 29/06/10
Idade: 42
Mensagens: 48
Localização: Itapé-BA

MensagemEnviada: Qua Jun 30, 2010 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada.... acho que posso pedir os ossos que meu vizinho que é açougueiro joga fora... posso fazer numa quantidade menos pq aqui as pessoas não gostam de arvores pequenas.
Valeu a dica
_________________
"Aprende, como uma das tuas primeiras obrigações, a dominar-te a ti mesmo".

Pitágoras
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sex Out 01, 2010 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

valeu pela informação muito bom seu passo a passo .
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2011 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

nossa isso era tudo q eu procurava ja q aki num tem farinha pra vender, pela net e muito caro (chegando a R$: 50,00 5k) e osso num me falta aki, sitio se sabe né a kda 2 meses +ou- morre 1 Boi aki ae osso sobra aos montes, fora outros tipos de osso como de porco, carneiro galinha entre outros.

ae vem 1 pequena duvida. o osso usado tem q ser bovino ou pode ser de outras especies?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil