|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 40 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 12:45 pm Assunto: Phiteco com problemas de adaptação - Tópico para discussão |
|
|
Olá amigos.
Estive no viveiro da grande Regina Suzuki, em Atibaia e adquiri uma muda de Phiteco para meu viveirinho. Conheci esta espécie aqui no forum achei maravilhosa e, desde então, sempre quis ter uma.
Bem, a oportunidade surgiu e eu trouxe aqui para Sampa.O que eu achei muito curioso e que depois de conversar com nosso colega Nickfury em MP é que assim que chegou à capital o Phiteco começou a sentir o clima e começou alguas de suas folhas amarelaram e cairam deixando galhos inteiros pelados.
Imediatamente parei para pensar no que eu estava errando. Insolação inadequada? Regas diárias? Mas na verdade a única mudança foi diminuir o tempo de luz solar, já que no viveiro da Regina é sol lascando o dia todo. Olhem como ele está:
A coloração das folhas ficou mais clara não aparentam mais ser tão saudáveis
Vejam os galhos pelados. Foto não muito boa, mas ainda tem alguns botões que espero que emitam novas brotações.
Galhos peladinhos
Folhas amarelando
Aspecto geral atual
Trata-se de uma nativa e já trouxe várias outras árvores de Atibaia, Paraná, etc... E nunca tive este tipo de reação. Queria ouvir relatos de vocês, incentivar o aprendizado sobre este tipo de situação e o que fizeram para reparar os danos.
Eu estou evitando nesta semana a insolação em excesso e regando sempre que o substrato fico completamente seco. Não é uma árvore que costumo ver aqui em São Paulo, então não posso estudar seu comportamento natural para aplicar. Aos amigos que tem Phiteco, o que me dizem? Aos amigos que já tiveram árvores nesta situação (problemas de mudança de clima) Contem suas experiências.
Para quem não conhece, Atibaia é considerada pela ONU um das 3 melhores estâncias climáticas do planeta, com calor, mas não tão severo como outras regiões paulistas como Ribeirão Preto, por exemplo. Céu Azul, sem poluição, enfim, em minha opinião maravilhoso para cultivar bonsai.
São Paulo é o contrário: Megalópole com efeito estufa, muita poluição, clima imprevisível (Só não neva), mas faz sol, calor, frio, chuva tudo em um mesmo dia dependendo da época do ano.
Apesar da pouca distância SP-ATB 60km, em relação ao clima é como o céu e o inferno.
Vamos conversar bastante pessoal. Isso vai agregar bastante para o aprendizado.
Essa foi minha experiência, e a de vocês?
Um abraço _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 12:51 pm Assunto: É |
|
|
FALO PELA PRÁTICA,,,TENHO UMA PLANTA EM CASA,,,E JÁ TIVE EXPERIÊNCIAS COM A ESPÉCIE NO RIO DE JANEIRO QUANDO MORAVA LÁ,,,,AQUI EM BELÉM A MINHA PLANTA FICA EM UM LOCAL QUE PEGA SOL FORTE PELA MANHÃ E A TARDE FICA APENAS COM A LUZ.O SOLO É 60% PEDRISCO DE AREIA E 40%ORGÂNICO(MINHA SOGRA TROUXE DO INTERIOR DO ESTADO UM SOLO COM PALHA DE DENDÊ,,,MUITO BOM!)AQUI QUASE NÃO REGO MINHAS PLANTAS POR QUE CHOVE BASTANTE,,,,NO RIO A REGA ERA DIÁRIA PRINCIPALMENTE PRAS PLANTAS QUE NÃO ESTAVAM NO CHÃO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 7:16 pm Assunto: |
|
|
Roberto, na minha cidade (Curitiba) o Pitheco e semi-caduco. As folhas amarelam e caem parcialmente, nests época.
Creio que no teu caso está acontecendo a mesma coisa.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 14, 2011 8:47 pm Assunto: |
|
|
Rogério, obrigado pelas dicas. Quanto ao substrato no momento eu estou seguro, pois a planta veio de um viveiro excepcional. Fiquei meio em dúvida porque pareceu que foi só ele chegar aqui e começou a cair folhas.
Elio, obrigado pela importante informação. Como está friozinho aqui, acredito que também que possa ser isso. Fico contente ser for isso, pois poderei manter meu phiteco e aguardar a primavera!
É interessante, não é? O Brasil é tão grande que algumas espécie reagem de forma bem diferente em cada Estado.
Obrigado por compartilhar. O Phiteco deve ser aramado no inverno?
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Maio 15, 2011 10:44 am Assunto: É |
|
|
REALMENTE,,,O BRASIL É MUITO GRANDE E AS VARIAÇÕES NO CLIMA FAZEM COM QUE AS ESPÉCIES DE PLANTAS REAJAM DIFERENTEMENTE EM CADA REGIÃO,,,,AQUI EM BELÉM POR EXEMPLO,,,,AS FLORÍFERAS FLORESCEM O ANO INTEIRO,,,,DE DEZEMBRO A MAIO CHOVE TODO DIA 3 VZS AO DIA,,,HEHEHEHEHE,,,,,E DE MAIO A OUTUBRO,,,CHOVE SOMENTE TODO DIA,,,,RARO O DIA QUE NÃO CHOVE PELO MENOS UM POUQUINHO.....POR ISSO NÃO ME PREOCUPO MUITO COM A REGA.E COMO TODOS NÓS SABEMOS,,ÁGUA DA CHUVA É MILAGROSA PRAS PLANTAS. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Maio 15, 2011 6:45 pm Assunto: |
|
|
Adquiri uma muda bem jovem, por aqui no sul, uns 2 anos no máximo quando adquiri e veio bem.No inverno começou igual a sua e eu fiz a besteira de podar pra ver se vinha, resultado: 2 anos pelada e sem brotação, agora mês passado brotou 3 mm de galho, e eu soltei fogos.Estacionou de novo, como é muito frio por aqui à noite, tiro do sereno, pela manhã volta pra rua, para um ponto no pátio onde o sol incide por mais tempo, como é do calor o piteco, tem dado certo.Espero na próxima primavera que ela brote com vigor. _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2011 10:48 pm Assunto: Phiteco com problemas de adaptação - Atualizado 30.05.2011 |
|
|
Olá pessoal.
Esperei um tempinho torcendo e no fim cheguei à conclusão de que o Elio estava certo: Aqui onde moro o Phiteco também é semi caduco. Não perdi nenhum galho, (todos estão cheios de botões e verdes) e as queda de folhas estabilizaram em relação às quedas.
Segue fotos:
Abraços _________________ ROBERTO FÁVARO
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|