Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 9:32 am Assunto: Figueira 01 |
|
|
Ola amigos aqui vai minha figueira gostaria de uma opiniao foto atual ela mede 60 cm e gostaria de ter uma ideia qual estilo poderia trabalhar nela e se posso fazer uma desfolha nela nesta época. .Gostaria de trabalhar ela como ela esta pois tenho outra mais grossa que essa que depois vou posta-la aqui para voces ve-la.Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 11:00 pm Assunto: Figueira 01 |
|
|
Ola amigos gostaria de trabalhar esta figueira ainda como ela esta por isso suas opinioes sao muito valiosas.Sei que é uma planta muito simples mas gostaria de começar a tabalhar ela pois estou preparando um canto especial para minhas novas aquisições que serao mais ousadas mas ainda me sinto muito verde para mexer com minha splantas entao peço por favor se puderem colaborar.Abraço |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 11:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Andre, como agora estamos começando com um frio mais rigoroso, eu deixaria para mexer nela no início da primavera.
Vão aqui minhas sugestões: ela está um pouco pescoçuda visto a proporção entre altura e espessura do tronco.
Se for manter a altura, eu cortaria todos os galhos deixando o 1º com apenas 5 cm de comprimento e os demais diminuindo o comprimento a medida que se aproxima do ápice. Desta forma ela irá brotar bem mais próximo do tronco, deixando a planta mais compacta.
Depois, é deixar crescer e cortar e assim sucessivamente para ramificar bem.
Se desejar reduzir a altura, faria uma poda drástica deixando o "toco" do tronco com uns 10 cm de altura. Hehehe, ai começa do zero.
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 12:26 am Assunto: |
|
|
to com o ricardo ,deixe só o toco _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 8:51 am Assunto: |
|
|
Oka amigos Ricardo e Claudionor euestava pensando mesmo em poda-la na altura do primeiro galho mas gostaria antes de algumas opinioes,pois acabo lendo muita informação como ja li materias de bonsaisistas defendendo as podas drasticas no inverno dai a planta nao sofre muito pois a pouca circulação de seiva,outros sao totalmente contrarios dai voce fica pensando e para nos principiantes as duas coisas fazen sentido.Andei aramando ela para uma estilo moygi e ia desfolhar ela para ramificar melhor constituir uma copa mais densa deixando apenas dois pares de fohas mais ainda nao sei estudei esta planta mas suas dicas sao otimas obrigado. |
|
|
 |
|