Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MPFERRO

Registrado: 30/04/10 Idade: 33 Mensagens: 7 Localização: Dois Irmãos-RS
|
Enviada: Sáb Maio 08, 2010 8:25 pm Assunto: Ficus Ganthel |
|
|
Olá a todos! bem, ninguem deve me conhecer, sou novo aqui hehe
começei na arte do bonsai a pouquissimo tempo, pra ser mais exato, mês passado ganhei minha primeira mudinha para cuidar ^^. e nessa semana adquiri mais uma, uma ficus ganthel, e eu queria umas dicas de voces que são mais experientes já... eu posso usar a mistura da TM+FO+cinzas de madeira nas minahs plantas essa época do ano?devo mudar o substrato delas que vieram de floriculturas? coisas assim... duvidas de iniante mesmo hehe
ai vão umas fotinhos da ficus, abraços!
eu penso em fazer raiz exposta nela , o que axam?
Editado pela última vez por MPFERRO em Seg Maio 10, 2010 1:29 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 10:55 am Assunto: |
|
|
imagens quebradas =/ |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
ola
seja bem vindo,gostaria de poder ver as fotos pois nao deu pra ver nada tenta postar novamente
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 12:52 pm Assunto: |
|
|
Já que é novo, te passo dicas para novatos, ja que sou um novato de quase um ano:
1- leia bastante sobre o que puder de substrato, rega, escorredor/mamadeira., entre outros assuntos... ( todos são importantíssimos)
sobre sua muda, coloque-a num escorredor para maior desenvolvimento, das raízes, galhos...e para engrossar o tronco.
(procure no fórum sobre a técnica escorredor/mamadeira)
Sobre substrato: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14098
No mais, boa sorte, e qualquer dúvida, entre em contato para que nós possamos te ajudar.
Abraços _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Antonio Donizeti

Registrado: 31/03/09 Idade: 65 Mensagens: 69 Localização: Santo André-SP
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 1:13 pm Assunto: |
|
|
Amigo, primeiro vc tem que destrançar esse tronco, e deixar ela se formar mais um pouco
Abraço _________________ Bonsai faz amigos |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 8:19 pm Assunto: |
|
|
Caro colega
Aconselho-te a adquirir uma outra muda. Há quase um consenso entre os bonsaistas de que ficus trançados são péssimos para a formação de um bonsai de qualidade.
abrtaços. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 8:43 pm Assunto: |
|
|
Olhando esse grande detalhe que passei despercebido, os colegas estão certo, porém, se conseguir destrançar esses troncos, mande fotos da base, se estão juntos no início o se são totalmente separados, assim terá duas mudas novinhas que terá que ser plantada no chão ou em grande vaso para um melhor desenvolvimento.
Abraços _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
MPFERRO

|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 9:02 pm Assunto: |
|
|
agradeço a dica de voces, tão me ajudando bastante mesmo ^^ eu não sabia que esse ficus trançado não era muito bom pra bonsai... mas eu não quero me desfazer dela... e vi que não vou consseguir simplismente "destrança-la" é que vi que os tronquinhos estão bem grudados em algumas partes já, entao axo qeu vo ter de corta-los fora com algum alicate mesmo e talvez se tiver condições vou replantalos para que crescam livre, o que axam? |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 12:39 am Assunto: |
|
|
ola
como o pessoal tem dito plantas transadas nao sao boas para bonsai, mas nao é por isso que deve rejeita-la,voce poderá planta-la no chão pois com o tempo os galhos transados irão sumir dando a aparencia de apenas um tronco,levará algum tempo mas vale a pena _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 8:47 am Assunto: |
|
|
comprei um assim na ansiedade de novato...
destrancei achando q ia ficar ferida neles, mas nao ficou.
rendeu-me 4 mudas....
infelizmente olhando a sua ultima foto dá pra perceber uma conicidade invertida e que os troncos grudam acima desta conicidade.
SOLUÇÃO:
1- Descasque e faça um anel, ao redor do tronco, na largura de 1cm de largura. Logo no início da fusão dos troncos.
2- Misture: 50% areia grossa+30% cacos de telha + 10% pedriscos (peneirados da areia grossa mesmo) +10% de terra estercada.
3- Plante-o num escorredor com o substrato formado acima.
4- Mantenha sempre irrigado sem enxarcar. Ficus gostam de água mas são facilmente atacados por fungos quando suas raízes sao machucadas (minha experiencia).
5- Aguarde uns 6 meses.
6- Aguarde mais uns 6 meses.
7- Aguarde mais outros 6 Meses.
8- Em caso de dúvida, revise os ítens de número 5 a 7.
Brincadeira... deixe ele esquecido.... se apontarem raízes pelos buracos do escorredor, nao tire! Deposite este escorredor sobre uma bacia com terra bem estercada (esterco curtido) e com a famosíssima dobradinha TM+FO (Torta de Mamona e Farinha de Osso).
Talvez ainda haja esperança para estas plantas que acabaram fundindo-se e formando uma só. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
MPFERRO

|
Enviada: Ter Maio 11, 2010 8:32 pm Assunto: |
|
|
Bem agradeço as dicas de todos porem axo que me precipitei ontem...acabei realmente consseguindo destrançar a planta... so que diferente de Laudir ela ficou bem machucada =x
por enquanto nao fiz mais nada nela, apenas destrancei e coloquei pasta de dente nos "ferimentos" (pasta de dente era a unic coisa que eu tinha em mãos) e hoje coloquei ela na chuva pra pegar uma aguinha... normal... vamos ver como ela vai reagir.. eu nao sei se a planta é apenas uma com varios caules ou se são mesmo 4 mudinhas trançadas, hehe... se forem 4 mudinahs ..beleza penso em colocalas em vasos diferentes ou talvez planta-las na terra ou no escorredor...
agradeço a ajuda de vocês!
e ai vão algumas fotos d ecomo ficou...
no ínicio do processo ainda...
já destrançada e com os ferimentos...
é isso amigos... espero a opnião de vocês e muitas críticas, pois é errando qeu se aprende! |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 9:32 am Assunto: |
|
|
bom... agora é tirar elas dae... com o torrão junto....
plante em uma bacia bem perfurada.... daqui uns 45 dias vc separa estes troncos, pois são várias árvores usadas para serem trançadas entre si.
plante cada uma destas plantas em um recipiente bem perfurado (escorredor) e com substrato indicado para escorredor.
pode ser areia pura mesmo
a cicatrização vai acontecer... leva tempo mas vai acontecer... o ideal é vc aplicar um mastique nos ferimentos. na falta do mastique pode colocar pasta de dente mesmo _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|