FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

1º BONSAI
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Julio Castanho



Registrado: 16/10/04
Mensagens: 2
Localização: Criciuma / SC

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:58 pm    Assunto: 1º BONSAI Responder com citação

Prezados Colegas

Boa Tarde!!!

Ja comprei ferramentas, vasos, enraizadores, so não comprei adubo. Que tipo de adu eu compro. Eu também não comecei a fazer nenhum bonsai ainda, pois não sei que tipo de planta posso fazer. Posso fazer com qualquer tipo de planta? O orame poser de energia eletria um que seja bem maleavel claro? Estou pensando em começar com uma azaleia...mais sou muito fã dos pinheiros...estou tentando fazer mudas apartir de estaca.
As estacas tem que ser muito grande e a troco tem que ser muito grosso?

Atenciosamente,

Julio Castanho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Noite Julio Castanho,

Citação
"Ja comprei ferramentas, vasos, enraizadores, só não comprei adubo. Que tipo de adubo eu compro. Eu também não comecei a fazer nenhum bonsai ainda, pois não sei que tipo de planta posso fazer. Posso fazer com qualquer tipo de planta? "

Se ainda não tem planta, o Adubo tambem não lhe faz falta, existem várias formas de fazer um bonsai ex:
Se for retirá-lo da natureza "Yamadori" deve colocá-lo num vaso a repousar por um ano ou dois, depende do tamanho que pretende para ele, quando notar sinais evidentes de que ela está restablecida já pode ir fazendo algum trabalho de modelação se assim o entender,
O adubo só deve ser aplicado depois de um mês aprox. da data em que foi efectuado o transplante.
Metodo de estacas de "pinheiro" é melhor esqueçer é uma espécie de dificil trato nestas tentativas o mesmo quanto á "alporquia" devido ao seu crescimento muito lento.
É melhor escolher outro método pelo menso para esta espécie.

Quanto áo arame pode ser de "Electricista", tenho um artigo em que foi aplicado este material, até para melhor compreensão das diferentes espessuras que podem /devem ser aplicadas foram utilizadas várias cores.
A diferença é que este ao ser de Cobre é mais rigido que o outro de Aluminio.
Não refere se tem alguma experiência em bonsai?
Pelo que se não tem, é melhor iniciar com uma espécie nativa em vez da Azálea , esta é uma espécie calcífuga originando um aumento de cuidado quanto á rega, se a água tiver calcário Confused Sad e no que se refere ao "substrato" tambem tem que ter em consideranção esta particularidade.
Na minha opinião acho que devia aguardar mais comentários de outros membros, e ver qual a melhor espécie que se adapta á sua zona.

Boa sorte Smile ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 6:51 pm    Assunto: Re: 1º BONSAI Responder com citação

Oi Julio, como vai?

De fato, o que voce menos precisa agora é adubo. No momento certo, voce já terá informações de sobra para comprar o correto.

Quanto ao arame, eu recomendo usar o de aluminio:
- é mais maleável e fácil de usar,
- diminiu o risco de danificar a planta ao ser aramada,
- já vem descascado, pronto para uso, etc...


Eu te recomendaria inicir comprando um buxinho. Acho que ele tem uma série de vantagens, principalmente para um iniciante:
- é barato,
- fácil de encontrar,
- resistente a climas diferentes,
- resistente ao manuseio e replantio,
- normalmente apresenta uma estrutura de galhos com boas opções para definirem um bonito bonsai.

O pessoal do forum pode te dar um apoio bem legal.

Seja benvindo... e boa sorte..

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Julio Castanho



Registrado: 16/10/04
Mensagens: 2
Localização: Criciuma / SC

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 10:12 pm    Assunto: Re: 1º BONSAI Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Julio, como vai?

De fato, o que voce menos precisa agora é adubo. No momento certo, voce já terá informações de sobra para comprar o correto.

Quanto ao arame, eu recomendo usar o de aluminio:
- é mais maleável e fácil de usar,
- diminiu o risco de danificar a planta ao ser aramada,
- já vem descascado, pronto para uso, etc...


Eu te recomendaria inicir comprando um buxinho. Acho que ele tem uma série de vantagens, principalmente para um iniciante:
Amigo Charles gostei de ter recebi esta dica sua..uma pessoa ja tinha me falado isso...e o tamanho...altura...e ai posso tirar alguns galhos e aramar?...achou que estou com muita pressa...comprei uns livro, revistas e procuro algumas coisas na net...pena que em Criciuma - SC onde resido não conheço ninguem que faça bonsai...mais vou me dedicar bastante para aprender...esta planta pode pegar sol diretamente ou tem um horario e a rega serve para todos os tipos de planta ou sigo aquele padrão uma vez ao dia dependendo da terra e do tempo claro...mais uma coisa e não te encomado mais hoje...rssss...queria mesmo era fazer um bonsai de pinheiro negro, pinus ou junipero...onde posso conseguir umas mudas? ate mais e uma grande abraço.
- é barato,
- fácil de encontrar,
- resistente a climas diferentes,
- resistente ao manuseio e replantio,
- normalmente apresenta uma estrutura de galhos com boas opções para definirem um bonito bonsai.

O pessoal do forum pode te dar um apoio bem legal.

Seja benvindo... e boa sorte..

Abraço,
Charles
Citação:
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2004 8:39 am    Assunto: Re: 1º BONSAI Responder com citação

Oi Julio, tudo bem?

Vamos por partes... Very Happy

Pinheiro Negro, Pinus, Junipero... ou seja, a maioria das coníferas (pinheiros) é adequada para bonsai.
Depende do que voce pode conseguir por aí, mas com certeza encontrará algumas opções.
Sempre prefira aqueles que possuam as "agulhas" menores.
Pinheiros devem ficar em pleno sol e gostam do clima frio que faz por aí.

Se comprar buxinho, eu sugiro, para começar, escolher um que tenha perto de 30cm de altura. Muito maior que isso voce pode ter dificuldade em flexionar os galhos após a aramação. Muito menor, talvez voce tenha pouca estrutura de galhos para definir a forma a seu gosto.
Também o buxinho deve ficar a pleno sol.
Compre um que tenha muitos galhos, assim voce pode (e deve) praticar um pouco de poda.
Após a poda, faça a aramação. Arame os galhos na posição original e, só então, vá moldando a seu gosto, sempre com suavidade e sentindo o limite da planta. Assim voce evita quebrar os galhos.
Tanto a poda como aramação devem ser feitas no vaso no qual veio a planta, pois ela estará enraizada e suportará melhor os esforços destes trabalhos.
Em seguida voce poderá replantar num vaso de bonsai. Caso faça isso, mantenha por umas 3 semanas em meia sombra, indo em seguida para pleno sol.

Sobre rega, é voce que vai ter que descobrir aos poucos a forma ideal. Depende de mil variáveis.... planta, solo, vaso, clima, local em que está colocado.... etc... etc..
Em resumo, tente manter o solo úmido... nem faltando água, nem solo encharcado. Para isso, use solo com boa drenagem.

Boa sorte !!!
Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil