FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida sobre Shimpaku-É Shimpaku ou ñ é?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 5:22 pm    Assunto: Dúvida sobre Shimpaku-É Shimpaku ou ñ é? Responder com citação

Olá Amigos,

Estou com seguinte dúvida:

Ao procurar pelo juníperus chinensis, vulgar shimpaku, me deparei com alguns especimes que ñ se parecem em nada com as fotos de bonsai que caço pela net.

Os exemplares que tenho encontrado em viveiros, normalmente tem seus galhos em forma circular, como se estivessem abraçando o tronco, parecem tornados de ponta cabeça, todos os galhos se posicionam na mesma direção como que circulando em volta do tronco.

Esse é o verdadeiro Shimpaku, ou não? Pois queria adquirir um já com tamanho um pouco maior p/ inicar um trabalho. Até procurei fotos na net p/ comparação, mas as que encontrei ñ se parecem em nada com os exemplares que vi.

Abraços amigos.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Donegá, o shimpaku (Junípero Chinês) não se encontra fácil em floriculturas. Este vc encontra em vivéiros especializados em Bonsai.
O que vc viu é o Junípero Kaizuka, bem mais difícil de estilizar e bem mais caro.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Foi o que imaginei. Depois de colocar o tópico, fiz uma pesquisa mais apurada e encontrei as imagens do Kaisuka. O interessante é que em mais de uma loja me deram o nome de Shimpaku.

Valeu pela orientação Elio.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 07, 2010 10:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Nos sites de bonsai nacionais, vc pode comprar mudas de junipero chines, ou shimpaku, a preços bem razoáveis, vez que há mudas de todos os tamanhos. Não se acanhe em comprar mudinhas. Plantado em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com um substrato bem drenante (areia grossa de rio, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal tudo bem misturado), uma mudinha pequena crescerá rapidamente em dois ou tres anos. Very Happy

Basta cultivar a sol pleno, regar apenas uma vez ao dia, evitando encharcamento. Adubação a cada 30 ou 45 dias, todos os meses, inclusive inverno (eu uso TM+FO+fosway). A vantagem é que, na primavera, vc corta as novas brotações, formando novas mudas, que irá estaquear somente em areia lavada. Em um ano terá quantas mudas quiser formar, iniciando seu plantel. Very Happy

Em minha chacara, faço mudas com shimpaku, jacaré, kaizuka, itoigawa e nana, apesar de que esta ultima não desenvolve muito bem aqui no cerrado do planalto central. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury,

Valeu a informação. Tenho várias mudas que estou desenvolvendo através de escorredor/mamadeira, mas sabe como é né? Nós iniciantes queremos um processo mais rápido, sei que a arate é paciência, mas queria ter ao menos algumas plantas mais desenvolvidas p/ dar mais ânimo com trabalhos mais adiantados.

Qto as suas mudas, vc envia via correio?

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 08, 2010 2:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, não comercializo pelo correio, lamento. Fico devendo a voce, ok? Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gui_bovo

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 1:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Donegá e nickyfury, vi este topico e me interessei.

eu tenho um shimpaku, uma mudinha pequena deve ter uns 2 anos no maximo que adquiri em um supermercado.

estou querendo desenvolver ela, você me aconselha coloca-la em um baude furado como você disse, mas o substrato só sera composto por areia grossa de rio, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal tudo bem misturado como disse, sem terra?

o adubo pode ser, aqueles paletes de tm+fo+cinzas? essa minha muda eu jah posso fazer as aramagem desde já?

e as podas o aconselhavel é faze-las só na primavera cortando as novas brotações? quando eu passo ela para o baude preciso podar as raizes, e qual época é melhor para o transplante?

obrigado!

desculpe sou leigo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 13, 2010 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá gui_bovo,

Desculpe se passei a impressão de conhecedor do assunto, na verdade tb sou iniciante.

O que posso dizer sobre isso é que sim, realmente é necessário o transplante p/ um escorredor, porém vc deve ver cm está a saúde da planta primeiro. Ex: a qto tempo vc a comprou? dependendo do tempo que ela está com vc e se ainda está com boa aparência e sinal que está saudável e que ñ sentiu muito o transplante que foi feito p/ ser levada ao mercado onde comprou. Qto a um novo transplante, acho que o ideal seria mais p/ o final do inverno qdo as plantas estão em estado de dormência e assim ela ñ sentirá muito o novo transplante, tb é legal usar um enraizador p/ estimular o crescimento das mesmas, pode ser um comercial ou caseiro, no caso de caseiro pode-se usar a batatinha da tiririca batida c/ água (um punhado p/ 1 litro de água) ou vitamina B1 tb batida com água (1 comprimido de 300mg p/ 750 ml de água).

Eu ñ podaria as raízes nesse primeiro transplante, mesmo porque queremos que as raízes cresçam e comecem a sair p/ fora dos furos do escorredor procurando mais terra e é onde entra a bacia com terra ( 50% terra e 50% esterco curtido).

Qto a aramação vai depender do tamanho que ela está e do que pretende fazer com ela, se mane, ou algo maior.

Qto areia grossa de rio, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal, a intenção é justamente fazer com que a planta procure alimento e para isso vc irá colocar o escorredor dentro da bacia, com isso vc terá uma formação de raízes grossas que formarão o nebari, porém com tamanho adequado ao vaso p/ bonsai e raízes finas que alimentam a planta até que ela esteja com o tronco e o nebari da forma que vc planejou.

Acho legal que vc poste fotos da sua planta com data de aquisição, tamanho e o que puder descrever sobre a mesma em um tópico específico p/ ela, p/ que todos possam lhe dar informações e acompanhar o desenvolvimento da mesma.

Adubação, tb vai depender muito do que deseja, vou dizer o que eu faço.

Uso adubo químico a meia dose (metade do indicado eplo fabricante) de 15 em 15 dias durante a primavera e o verão . Se quero desenvolver a planta uso o 10-10-10 e se quero aumentar a floração e frutificação uso 04-14-08.

No outono e inverno - uso TM Ou Torta de Algodão + FO de 15 em 15 dias. O bom do adubo orgânico é que mesmo que passe um pouco da quantidade indicada, ele ñ irá queimar ou até matar a planta e o mesmo tem absorção lenta.

E por favor ñ peça mais desculpas, tb sou iniciante e posso garantir que quem está aqui no fórum, está para aprender e quem está p/ ensinar faz isso com muito prazer, experiência própria.

Natura Bonsai Brasil

gui_bovo

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 12:40 am    Assunto: Responder com citação

nossa Marcio, muito obrigado!
tenho umas fotos dela no link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=133200#133200

ela é nova ainda eu acho, deve ter no maximo 2 anos, entao vou fazer o que você disse, irei transplanta-la no final do inverno.
Você acha que ela se desenvolvera mais na mamadeira ou no chão? pq tenho as duas opções em casa. Bem, vou postar um topico na data de aquisição dela e colocar as fotos lá.

Estou pensando em já fazer algumas aramagem nela, e acho que o estilo que mais encaixaria nela é o semi-cascata, como foto, o que acha, pensei em um duplo tronco mais deveria sair bem perto do solo, com não é o meu caso, ae vi o semi cascata.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: