FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Ficus ( atualizado 30.01)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 7:26 pm    Assunto: Yamadori Ficus ( atualizado 30.01) Responder com citação

encontrei esse ficus crescendo entre a parede e um piso revestido de uma casa que tava fechada.A primeira vista achei q a maior parte das raízes tivessem crescido em algum buraco no piso revestido, daí achei q seria impossível arrancá-la sem quebrar o piso. Mas daí dei uma puxadinha e qual nào foi minha surpresa, pois a planta veio inteira na minha mão.As raízes estavam todas crescendo acima do piso, de modo que não tinham profundidade nenhuma, apenas crescendo na horizontal. A plantinha tinha quase dois metros, e como eu tava sem ferramentas, fui quebrandos os galhos na marra mesmo. Deem uma olhada:

Aqui como ela estava quando chegou em casa:

As raízes:

Depois, da poda.Achei o tronco muito reto e comprido, por isso resolvi zerar a planta e tentar talvez um hokidachi, espero nào ter estragado nada:

O nebari, observem que um raíz se dobrou sobre se mesma, fundindo e formando essa raíz estranha:

Eu achei essa a melhor frente:

Outros lados:

Aqui a suposta parte de trás, deixei algumas raízes aéreas, pensando q talvez quando elas se desenvolverem ficaria legal, mas to em dúvida se devo deixá-las:

Editado pela última vez por IanaMel em Dom Jan 30, 2011 9:41 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

E então gente, o que acharam desse nebari? Qual seria a melhor frente? Devo deixar essas raízes aéreas e v no que dá?
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

me disseram que era um ficus benjamina, isso confere?
Luigi

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Iana, eu gostei mais da terceira foto de baixo pra cima, como frente as raizes parecem girar no mesmo sentido, dando um efeito legal, mas vamos aguardas mais dicas, um abraço e té mais...
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Talvez vc pudesse colocar uma pedra ao lado daquela raiz que se dobrou para dar a impressão de que a raiz desviou da pedra!
Um obstáculo!
MAs isso após vc ter o bonsai já formado!
Tenta aproveitar essas raizes aéres. Talvez com a técnica do canudinho!!!

Boa sorte!
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Estas raízes estão todas de um lado só, isto vai criar uma conicidade invertida indesejada naquele ponto, aconselho remove-las.
Fora isto, deixe a planta num canto, esquecida por pelo menos 6 meses.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Iana no caso de um hokidachi você não precisaria ter diminuído o tamanho da planta agora, era só deixar ela crescer mais para o tronco engrossar e quando ele estivesse com a grossura desejada seria feita a poda.

Dê uma olhada nesse tópico que ele mostra uma ótima formação de um hokidachi: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9204

Quanto às raízes acho que o melhor a fazer é deixá-las como estão e depois que o tronco engrossar você coloca um arame em volta do tronco, um pouco acima das raízes, e aperta até ele marcar a casca e depois enterra a parte que está com o arame. Esse estrangulamento fará com que a planta emita novas raízes em volta do tronco ai é só serrar a parte de baixo e replantar em um vaso de treinamento para que o novo sistema de raízes se desenvolva.

Abraço e boa sorte!
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco, então, por impulso acabei reduzindo demais a planta né? Tb foi na intenção de reduzir o tamanho, pois eu não tinha muito espaço pra ela, quis torná-la mais portátil e acabei errando. De qualquer forma dependendo das brotaçòes dela posso pensar em outro estilo. Em relação às raízes dela, vc acha que devo substituí-las totalmente? Não dá pra aproveitar nada?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Iana talvez até dê para aproveitar o nebari, eu tenho plantas que tem nebaris com "defeito" que eu deixo como estão. A minha sugestão foi no sentido de fazer o melhor trabalho possível, mas não que seja uma necessidade imediata, talvez você queira fazer isso no tuturo Wink .

Acho que a pior parte do nebari da sua planta é a raíz mais grossa.

Dê uma olhada nessas matérias sobre nebaris, elas têm algumas técnicas interessantes, inclusive a do arame que eu sugeri:
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATthreadgraftingroots.htm
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATApproachGraftingRoots.htm
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATApproachGraftingRootsProgression.html
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATNebari.html
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATdevelopingclumpformbonsai.htm
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 11:46 am    Assunto: Responder com citação

Oi gente, vim postar o desenvolvimento do meu ficus. Estamos mais ou menos um mes depois que eu fiz o transplante e acho que ele teve um bom desenvolvimento. Há uns tres dias notei uma proliferação de uns bixinhos na terra que pareciam estar parasitando as raízes, n tive escolha, acabei por fazer a troca de todo o substrato, c bastante cuidado pra n danificar as raízes, acho que tive sucesso, pois pouquissimas raízes se pertderam, lavei-as em àgua correnta para retirar os parasitas e replantei-o em um substrato melhor. Apesar do estresse ele continua lançando novas ramificações. Vejam com foi o desenvolvimento:

Aqui em menos de 15 dias do transplante:

Aqui 1 mes depois, retirei as brotações mais baixas, deixando apenas uma bem inferior na parte de tras, para galho de sacrifício:

Como eu gostaria de manter as raízes dele, apesar de defeituosa, gostaria de aproveitá-las , pois a encontrei crescendo assim por conta do obstáculo q encontrou, pensei em projetar uma rocha para servir de obstáculo. Tentei fazer uma com cimento,como nunca havia trabalhado com esse material, n sei se ficou bom, o q acham?

Aqui pra dar uma noção do conjunto:

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 12:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

IanaMel, vc disse que optou pelo corte radical visando formar um bonsai estilo hokidachi. Isso é muito interessante a meu ver. Para que isso ocorra, porém, vc terá que oportunamente efetuar uma correção no nebari, cortando fora as raízes alteradas e fazendo nascer novas no lugar delas. Very Happy

Na primavera, sugiro vc fazer um alporque na base, mais ou menos um cm acima das raizes, de forma a permitir a emissão de novas raízes no local. Com elas, vc poderá reestruturar sua planta, dando-lhe um nebari radial. Very Happy

Ao mesmo tempo, toda e qualquer brotação abaixo das brotações superiores devem ser cortadas fora, para evitar que o tronco engrosse em ponto não relevante. Very Happy

Dentre os galhos das novas brotações no topo, escolha tres com que formar a estruturação aerea hokidachi, cortando fora os demais, para favorecer a brotação lateral dos galhos selecionados. Very Happy

As raízes a serem cortas e eliminadas, permitirão a voce fazer um novo trabalho com elas, visto que o ficus brota bem em estacas de raiz. Dessa forma, vc terá em mãos um lindo bonsai hokidachi, mas igualmente, outros formados com as raízes atuais, que serão no futuro, troncos com movimentos superinteressantes. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 27, 2010 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Iana, vc não sabe a sorte que tem em achar uma arvore dessas assim de bandeja.
heheh
Parabéns, ah vc disse que era um ficus bejamina, mas tah mais pra ficus retusa, pelo menos é o que tah parecendo.

Tenho certeza que vai ficar linda.
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Pois é, e a coincidencia foi que encontrei ela no dia do meu aniversário! heheheh, acho que alguem me mandou um presente...
E quanto a pedra? Parece uma pedra?
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Olá nickyfury, em relacão as brotações eu tenho que deixar somente tres galhos saindo do ápice? Porque a planta está emitindo mais q isso e todos c bom desenvolvimento, inclusive estes galhinhos já apresentam ramificações laterais mesmo sem que eu tire as ponteiras.

Em relação ao galho de baixo, por ser bem rente as raízes, eu tinha pensando em deixar como galho de sacríficio, deixá-lo crescer pra engrossar a parte de baixo e melhorar a conicidade. depois eu o retiraria sem tantos problemas c a cicatriz já que fica atras do tronco. O meu raciocínio está errado, devo retirá-lo agora?Creio q ele n esteja interferindo nas ramificações acima dele, pois como eu falei a planta esta ramificando bem....
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 28, 2010 9:32 am    Assunto: Responder com citação

E Guilherme, agora fiquei realmente na dúvida, nao consegui diferenciar pelas fotos do google, ficus retusa e benjamina sào muito parecidos...
Por que vc acha q é um retusa? Qual a diferença?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: