FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Problemas com Caliandra.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 12:45 am    Assunto: Problemas com Caliandra. Responder com citação

Olha eu de novo abusando da ajuda do vocês.

Bom, voltando ao tema "pragas", estou tendo dores de cabeça com algumas Caliandras que tenho (rosa e vermelhas). As folhas estão ficando ressecadas e os folíolos (não se se é isso mesmo) retorcidos e avermelhados.

Eu me lembro de ter ouvido de um amigo aqui do Rio, bonsaísta de primeira, que esse problema se dá devido a um mosquito (parece mesmo uma mosca bem pequena) o qual ele chamou de "cigarrinha". Ele disse que esse mosquitinho causa esse tipo de má formação das folhas e pode até dar cabo da planta. O problema é que, por ser alado, fica mais difícil de combater, haja vista ele se manda quando eu chego perto (ah, se eu pego).

Brincadeiras à parte, espero mais uma vez poder contar com o apoio e compreensão dos amigos.

Abraços e sucesso.
Fernando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 4:26 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Fernando,

Como te disse aqui em casa, acredito que seja um problema hídrico. Por acaso você transplantou recentemente ?
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 1:00 am    Assunto: Responder com citação

Fala, Ratto. Tudo beleza?

Eu tenho certeza de que não é problema com rega e também não fiz transplante de nenhuma caliandra recentemente. A última que eu adiquiri foi um presentaço do Luciano e já apresentava esse quadro.

Procurei na internet e descobri que esse tal mosquitinho o qual eu me referi (cigarrinha), é uma ´praga muito comum em lavouras e em jarsinagem doméstica. Uma amiga florista me receitou uma pulverização com um produto à base de fumo-de-rolo, o qual eu não perdi tempo e apliquei. Pelo que parece, todos os mosquitinhos (até aqueles de banheiro que aparecem em lugares úmidos) desapareceram. Vou fazer uma segunda pulverização daquia à uma ou duas semanas e ver o que acontece.

Estou te mandando um link que fala dessa peste e que eu acho válido dar uma olhada, pois já ouvi de outras pessoas sobre esse quadro em caliandras, mas não sabiam também o porquê

http://www.pragas.com.br/pragas/geral/cigarrinhas.htm

No mais, vai aquele abração e obrigado pela ajuda e pelo convite. Seria uma honra ter um trabalho feito em parceria com um artista so seu porte. Não descartei o ingresso no seu curso, só preciso negociar com a minha noiva primeiro.

Um abraço e sucesso.
Fernando.
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Fala Fernando !

Mas me diga se você tem visto tal inseto nelas ?
Aqui é cheio deles devido a proximidade com a mata. Sempre faço uma pulverização semanal preventiva...........não tem jeito. Uso as dosagens recomendadas dos produtos da Dimy. Um é o óleo mineral/vegetal e o outro inseticida. Também sabemos que ao mantermos plantas sadias, bem alimentadas, faz com que elas se tornem mais resistentes a doenças e ataques como este, não é mesmo ?

Abração,
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Bom-dia, Ratto. Tudo bem?

Obrigado pela preocupação com o meu problema. Eu só cheguei ‘a conclusão de era essa a praga, por ter visto o tal inseto por várias vezes perto das plantas e por ter ouvido falar dele há um tempo atrás quando fui na Casa do Produtor, na Av. Brasil e um amigo que cultiva bonsai citou tanto a causa quanto o causador. Uma vez perguntei ao Joca e ele me disse que também já havia visto isso em caliandras e tentou resolver podando as folhas retorcidas, mas as novas brotações vinham com o mesmo problema.

Tenho que admitir que demorei muito em conseguir mais esclarecimento, pois não sabia da força destrutiva dessa peste que já deve ter vindo em alguma planta, em ovos ou sob forma de ninfa. Quanto ‘a alimentação, só estava usando Osmocote Plus (com macronutrientes), mas fui desestimulado pelo Luciano, que me aconselhou usar o Adubo Rattânico (disse ser uma maravilha), o que já foi providenciado. O que tenho que fazer é uma pulverização preventiva mais intensa. Admito que nesse ponto eu deixei um pouco ‘a desejar, mas não vai se repetir.

Bom, deixa eu parar por aqui. Desculpa se eu falo demais, mas não consigo ficar abreviando as coisas.

Aquele abraço, um bom fim-de-semana e sucesso.
Fernando.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: