FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda! Juniperus sem pai!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
crisacf

MensagemEnviada: Sex Maio 14, 2010 8:38 pm    Assunto: Ajuda! Juniperus sem pai! Responder com citação

Olá, sou de Vitória-ES e comprei este junipero na rua, de um vendedor que trazia bonsais de SP e os expunha no capô de sua belina, ou seja, tentei salvá-lo.
O problema: não obtive informações sobre ele ou sobre o bonsaista que o cultivou. O pobre vendedor só me disse que era um Shimpaku, de 16 anos (será verdade?), e me deu dicas básicas.

Enfim, como saber se é hora de adubar ou transplantar? Sugerem uma poda?
Espero que sobreviva!!

*desculpem a foto de delegacia
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodolfo Siena

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 1:23 am    Assunto: Responder com citação

Ta complicado!!! To com Um pareciso e nao sei o que fase!!
Vo posta fotos tb!!
Pruma Levi ajuda!! heeheh
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Crisacf!

É um Junipero chinês (shimpaku!
E dos bons. Tem um bom tamanho, o que não é fácil de encontrar.
Trabalhos de poda e aramação podem ser feitos agora para, depois, no início da primavera, fazer o transplante.
Adubo agora, usar um que tenha mais Fósforo e Potássio do que nitrogênio. Depois na primavera, use um com mais nitrogênio.
Poda?.............veja os estilos que existem (aqui no fórum mesmo) e explane o que vc imagina pra ele. Aí o pessoal pode dar os caminhos a seguir.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 15, 2010 9:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Não sei o que é mais dificil: dar dicas para a planta, ou entender o que escreveu o nobre colega Rodolfo!!! Twisted Evil Rolling Eyes

Melhor prestar atenção na planta, rende mais. Seguinte: aproveite o inverno que está chegando, arame todos os galhos, sem exceção, depois dê movimentos bem sinuosos neles, ficando mais ou menos parecido com isso:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505294/img_1505294_26678230_4?1171975431[/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

a planta esta bonita, so acho que ta precisando de um pouco mais de estilo, vai lendo e aprendendo bem para voce dar um estilo legal nela, usando os arames.

Uma dica muito importante para essa especie, a cada 10 dias ou uma vez por semana no verao, lavar bem as folhas.

pegue a mangueira com bico e pode meter jato de agua nas folha sem do, segure com a mao os galhos e com a outra mao pode chegar o bico da mangueira bem pertinho com bastante pressao, isso vai ajudar a manter as folhas verdes e afastar parazitas, removendo as folhas secas que ficam embaixo e escondido.

Tambem uma vez por semana passe a mao nos galhos, batendo (nao com muita forca) da mesma maneira segure os galhos com uma mao e com a outra de uma batidas pra cair as folhas seca, voce vai ficar surpreso o quanto de folha vai comecar a cair, mas e normal e ate bom cair as que estao secas, as vezes cai uma folhas verdes, mas caem por que ja nao estao mais tao saudades, e normal, pode fazer sem medo.

deixe pelo menos 4 horas de sol por dia e pode aguar bastante desde que o substrato seja muito bem drenado.

seguindo esses e outros cuidados basicos como o pessoal ai ja disse voce tera essa planta por muito tempo

deixe para trocar de vaso na primavera, enquando isso vai lendo bastante e aprendendo como se deve trocar de vaso, aproveite o inverno agora para por os arames

Nao aconselho poda por um bom tempo, a nao ser se voce for retirar algum galho que voce acha que nao vai ficar legal no estilo, mas deixe pra fazer isso na primavera tbem

qualquer coisa e so perguntar
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Sérgio!

Sou obrigado e discordar do amigo em alguns pontos.

1. Não se deve dar jato de água tão forte e perto das agulhas, ainda mais a cada 10 dias. O que se deve fazer, no verão, é pulverizar suavemente. Os estômatos são órgãos sensíveis da planta.

2. O jato forte só deve ser dado se constatar infestação de aranhiço vermelho (é uma das pragas que mais ataca o shimpaku)

3. Se existem muitas folhas amarelas é porque falta algum tipo de cuidado com o shimpaku.

4. Bater nas folhas, somente se desconfiar de alguma infestação, e deve ser feita com uma folha de papel em branco, embaixo, para poder analisar, preferencialmente com uma lupa, já que se for aranhiço, é muito minúsculo.

5. Shimpaku não deve ser muito aguado, como toda conífera (exceto a Nana) a água deve ser criteriosa.

6. Poda de ramos (se for fazer) o ideal é fazer no inverno (quando há menos seiva circulando) e não na primavera.

Amigo Sérgio, desculpe a correção mas é como aprendi com bonsaístas de renome e através de livros e por experiência própria.

NO decorrer do meu tempo de bonsaísta também tive que rever muitos conceitos.

Um grande abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Sergio Henrique Domingues
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Elio

bem nao vou nem tentar discordar de voce, pois afinal voce tem muito mais experiencia do que eu .

quando comprei meu shimpaku com o Luiz do bonsai house ele me disse pra fazer isso, entao achei que fosse o certo e tentando ajudar passei para ele o que me foi ensinado.

mas e bom saber que nao e bem assim. acabei aprendendo mais essa/

CRISACF

segue ai o que o elio disse, ele tem bem mais experiencia do que eu.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 16, 2010 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Sem problemas Sérgio, eu também recebi orientações erradas e, com o tempo, aprendi a filtrá-las. Tudo faz parte do aprendizado!
Um grande abraço

Elio

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 17, 2010 10:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

As dicas do grande e sábio Elio devem ser escritas na pedra, que é para ficarem gravadas na memória do tempo. São informações valiosas, no meu entender, que auxiliam a todos nós, sem exceção. Very Happy

Além delas, ouso acrescer que é importante pinçar as acículas regularmente, evitando a formação tipo "pom-pom", que alguns acham "bonitinho", mas que impedem o acesso de luz e calor solar, necessários ao bom desenvolvimento da planta. A pinçagem deve ser feita periodicamente e não apenas no inverno. No inverno podemos aramar e dar movimento sinuoso a galhos e tronco, sem risco de perder alguma parte. Cortes radicais, shari e jin tambem são viáveis nesse período, embora possam ser feitos em outro, mas com contratempo na recuperação da planta. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 17, 2010 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nicky!.........menos, véio! Embarassed Embarassed

Bem lembrado a questão do pom-pom.

O Shimpaku, por excelência, tem a tendência de formar pom-pom redondinhos se não soubermos pinçar.

Os patamares devem ser tipo "bolacha" e não redondos.

Outra forma ( que eu gosto muito, também) é não formar pom-pom e sim pinçar por dentro, deixando poucas acículas de tal maneira que se consegue enxergar toda a estrutura de galhos.

Abraço

crisacf

MensagemEnviada: Ter Maio 18, 2010 10:43 pm    Assunto: Obrigado! Responder com citação

Obrigado pelas dicas caros colegas, vou segui-las a risca.
Quanto ao estilo, postarei mais fotos aqui para que me ajudem a escolher o mais adequado.
Abraços.
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 19, 2010 10:15 pm    Assunto: Re: Ajuda! Juniperus sem pai! Responder com citação

crisacf escreveu:
Olá, sou de Vitória-ES e comprei este junipero na rua, de um vendedor que trazia bonsais de SP e os expunha no capô de sua belina, ou seja, tentei salvá-lo.

Olá... sou de Vila Velha. Faz umas três semanas, antes das 7 da matina, num sábado fui para a pista de kart da Serra e ao passar pela Praça dos Namorados, num daqueles estacionamentos, vi o cara com a tal belina, com suas plantas. Como na ida estava atrasado, e na volta estava dando carona à uns amigos, não pude parar naquele dia.

No sábado seguinte, fui cedinho lá ver se o encontrava... nada!

Sabe com que frequência ele aparece? E onde? Estava interessado em ao menos ver o que ele tem!

Obrigado.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
crisacf

MensagemEnviada: Dom Maio 23, 2010 2:57 pm    Assunto: contato Responder com citação

Julio Cesar,
ele aparece quando quer, não é daqui, mas peguei o telefone!
Aí vai: (11) 85760745 e (11) 66886888 - Luciano.

Abc
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 24, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Brigadão!

Anotei aqui o telefone dele!

Abraço.

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: