|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 1:43 pm Assunto: Efeito de musgo no tronco |
|
|
Como que faz o efeito de colocar musgo no tronco,desculpe a ignorancia mas sou pricipiante.  |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 2:22 pm Assunto: Musgo no tronco |
|
|
Ola amigo Becker,sou principiante por aqui mas quando vou colocar musgo tanto nos vaso como na planta faço tipo uma pasta de terra e agua e passo no local onde quero colocar o musgo(pasta com a consistencia de leite condensado)dai fixo o mugo com uma leve pressao retiro o excesso de terra que sai pela lateral e borrifo com agua.Espero ter ajudado uso esta tecnica tambem em pedres e troncos.Abraço |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 8:22 pm Assunto: |
|
|
Você queria musgo no tronco ou no solo? No tronco normalmente não vejo as pessoas deixarem crescer. Alguns falam que podem ser prejudicial (não sei o motivo). No solo, tem uma técnica no fórum de "matérias" que ensina a "cultivar" o musgo. Procura lá. Se não achar, a técnica é mais ou menos assim: pega um tanto de musgo, bate no liquidificaor com cerveja e açúcar e coloca sobre uma telha que deve estar sempre úmida (em contato com água). Acho que era isso, mas procura lá o tópico! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 10:43 am Assunto: |
|
|
so para corrigir nosso amigo Nikkei 100, use restos de cerveja, já q não podemos jogar fora algo tão sagrado =)...
Mas é isso, se vc tem algum mato perto de casa ou coisa assim da uma olhada em pedras que vc sempre acha umas porções generosas, já de por no tronco, nunca coloco, so coloco perto q o musgo sobe pelo tronco... isso ajuda bastante pq depende mt da casca da arvore para musgo subir ou não.... isso ajuda a deixar um efeito mais natural.
abraços |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Maio 17, 2010 1:00 pm Assunto: |
|
|
Becker
Usando as palavras do Elio da APB em outro tópico:
"... o musgo no solo é natural. No tronco é relaxo mesmo. Preciso escovar, já que no tronco o musgo pode ser prejudicial pelo excesso de umidade, podendo causar apodrecimento. "
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14528 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 9:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Musgo no tronco: há uma técnica, que implica em deixar a planta emitir bastante raízes, de forma a que as raízes crescem até ficarem bem compridas e da espessura de uma carga de caneta bic. Depois, enrola-se as raízes umas nas outras, prendendo com arame fino, ou barbante de algodão (que eu prefiro e uso).
O tronco, em uma planta assim, terá que ser bem curto, com emissão de galhos o suficiente para formar uma boa estruturação aerea. Com as raizes devidamente "amarradas", procede-se ao enrolamento delas, agora sim, com arame, de forma a dar-lhes um movimento sinuoso. Em seguida, usando um vasinho de bordas baixas, redondo, quadrado ou oval, fixa-se as raízes no vaso, sobre o substrato, cobrindo tudo com + substrato.
Bem, perguntam os colegas: qual a finalidade disto tudo? Ora, muito simples. Ao enrolar as raizes a primeira vez (com cordão ou barbante), usa-se musgo esfagno previamente umedecido em solução enraizante. Isso irá contribuir para que, no futuro desenvolvimento da planta, esse pseudo tronco propicie o surgimento de musgo verde sobre ele. Essa técnica, visa a formar um tronco mais grosso a partir do novelamento das raízes. O musgo no tronco, aqui, é justificável, e irá ocorrer naturalmente, com a rega diária, vez que é preciso manter esse pseudo tronco sempre umido.
Tenho em meu viveiro plantas formadas com o uso dessa técnica: piracanta, ficus, resedá e parthenocissus. Oportunamente postarei fotos que permitiram visualização e melhor entendimento, caso queiram.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Qua Maio 19, 2010 9:59 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury estou aguardando as fotos para melhor entendimento posta assim que puder.
Essa técnica eu não conhecia aprendi mais uma valeu Nicky um abração _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 24, 2010 7:38 pm Assunto: |
|
|
Anderson, essa técnica que o amigo Nicky detalhou é uma das técnicas que mais admiro. Executada pelo Hidaka-San e pela Regina Suzuki, estão me servindo de modelo pois acho surpreendente o resultado.
Se trata do musgo por entre as raízes, sem que se tenha necessidade de deixar o tronco constantemente úmido. Contudo, o objetivo principal é criar um pseudo-tronco grosso, feito com as raízes.
Um exemplo:
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|