FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cambuim
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 12:35 am    Assunto: Cambuim Responder com citação

Este é um Cambuim que estou trabalhando.

Planta qdo comprei em 08/11/2009
Frente


Costas


Após a sua primeira e drástica poda



A planta foi plantada no chão.
Brotação surgindo em 16/12/2009


Assim que a brotação se firmou, passei p/ uma bacia.
16/01/2010



O tronco que subia reto foi cortado.

Da cicatriz saiu um galho que estou deixando, será que melhora a cicatriz?

24/05/2010



Aberto a comentários.


Editado pela última vez por Marcus Feil em Qua Ago 29, 2012 12:36 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Eu nao entendi a retirada do galho reto, acredito que o galho enrolado que deveria sair, porem a planta nao perdeu muito com isso, ainda tem uma bela estrutura..

Deixe o galho nascido na cicatriaz crescer a vontade para corrigir o corte.... vai ajudar bastantes porem se estiver em cima do corte.......
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá Diego. Obrigado pelo comentário. O galho reto foi retirado pois não tinha movimento algum com relação aos outros. Creio que um cambuim não é a espécie ideal para fazer um estilo Ereto Formal. Portanto, respeitando a naturalidade da espécie, retirei o tronco reto, pois só vejo cambuim assim em viveiros que preparam mudas para serem plantadas em via pública, onde eles vão podando todos os galhos baixos e deixam a arvore crescer reta. Não era esta a aparência que eu queria. Não achas que o galho crescendo reto distoava dos outros?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diego Santana
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/01/08
Idade: 41
Mensagens: 1049
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Amigo agora é tarde, a planta tem muito a ser aproveitado, nao conheço muito a especie pois nao é tao comun aqui na minha regiao, apenas la no sul tem...
_________________
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Maio 25, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

Markus, de qualquer forma a permanência deste tronco enrolado no outro não vai poder ficar. Teremos que encontrar melhor solução para isso. Aliás vendo e revendo as primeiras fotos tive a nítida sensação de que se tratam na verdade de duas plantas separadas, a reta e a enrolada.
Desta forma o que se deve fazer é abrir as duas e depois encontrar um caminho para cada uma delas individualmente.
Só acho melhor esperar um pouco mais para fazer isso (agosto/set).
Quem sabe leva ela para uma de nossas reuniões e a gente, ao vivo já dá um rumo.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Qua Maio 26, 2010 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Elio. Elas parecem ser duas mesmo; mas quando transplantei elas e limpei o nebari, vi que estavam muito fundidas em suas raízes para poder separar em duas. Além do que tinha achado bonito esse movimento narural dos caules. Quero ir nas reuniões de Rolante; mas acho que na próxima não consigo. Mas daí levo algumas plantas com certeza.
Grande abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 10:39 am    Assunto: Responder com citação

O camboí é extremamente dura sua madeira, pela bitola, acho que não tem correção, ou deixa, que acho mais sensato ou corta fora, movê-lo é bem difícil, requer muito trabalho e paciência, não acho que tenha ficado ruim, até por que está espécie nasce na sombra de outras árvores, e elas serpenteiam mesmo na natureza, bem natural, nossas nativas nos abrem os olhos para novos estilos, os delas mesmo em particular
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcus

Belo trabalho!!!

Eu não retiraria o tronco enrolado, pois apesar de ir de encontro as recomendações de estética, não está artificial e é o atrativo particular desta árvore! Bonsai é arte!!!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 45
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 3:32 pm    Assunto: Responder com citação

Marcus, como bem colocou o Alexandre, ela está charmosa! Artística!

Beleza de material. Vamos acompanhar.

Abraço.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 28/05/09
Idade: 46
Mensagens: 722
Localização: Jacobina-BA

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

desde a primeira vez que vi este post a tempos atrás fiquei com a mesma opinião do alexandre , não retiraria essa tronco retorcido nem a pau, como ele mesmo disse bonsai é arte, se me agrada aos olhos eu deixo mesmo, as regras existem para serem quebradas, he, he, he, brincadeiras a parte, é como o alexandre frisou, bonsai é arte, crie a sua , mesmo que isso vá de encontro a muitos...
_________________
A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcus!
Belo Cambui!
Tira tronco retorcido; deixa; não deixa, eu vou me ater a um pequeno detalhe que pode, mais tarde, dificultar a estilização:
Após a poda, eu deixaria os ramos externos mais curtos e os do centro mais longos.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 26, 2010 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Acheia a planta linda, cm já mencionado, apesar de ir em desencontro com as regras de estética, tb prefiro as formas naturais, muito das regras de estética foram formadas em cima de espécies orientais e portanto dando liberdade a nós de aproveitar a beleza e formas de nossas nativas assim como os orientais (desculpem o trocadilho) se orientaram pelas formas naturais das árvores em seus países. Se percorrermos nossos parques públicos, onde devido aos bosques mais limpos do que as florestas podemos observar as mais incríveis formas de nossas plantas que crescem de forma livre e se repararmos bem nenhuma delas tem o padrão oriental de estética. Ñ seria de certa forma ñ natural tentar seguir os padrões de árvores estrangeiras ao invés dos padrões de nossas árvores? Claro que ao trabalharmos árvores orientais (Acer, juniperus, pinheiros, etc) ou de outras regiões do planeta devemos nos ater aos padrões estéticos destas árvores, sejam por sua formação natural ou pelas interpéries da natureza em sua vida.

Aliás a espécie é da mesma família da jaboticabeira se ñ me engano, que tb tem uma formação muito parecida.

Gostaria de aproveitar o ensejo e perguntar aos amigos onde consigo sementes desta espécie?

Abraços a todos.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Olá Marcus!
Belo Cambui!
Tira tronco retorcido; deixa; não deixa, eu vou me ater a um pequeno detalhe que pode, mais tarde, dificultar a estilização:
Após a poda, eu deixaria os ramos externos mais curtos e os do centro mais longos.

abraço



Pra tentar dar uma triangulação ao futuro hokidachi?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Marcus

Belo trabalho!!!

Eu não retiraria o tronco enrolado, pois apesar de ir de encontro as recomendações de estética, não está artificial e é o atrativo particular desta árvore! Bonsai é arte!!!


Obrigado pela opinião. Achei que estava sozinho nesta impressão de manter o tronco.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcus Feil



Registrado: 19/05/10
Idade: 53
Mensagens: 67
Localização: Ivoti-RS

MensagemEnviada: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

hraphi escreveu:
desde a primeira vez que vi este post a tempos atrás fiquei com a mesma opinião do alexandre , não retiraria essa tronco retorcido nem a pau, como ele mesmo disse bonsai é arte, se me agrada aos olhos eu deixo mesmo, as regras existem para serem quebradas, he, he, he, brincadeiras a parte, é como o alexandre frisou, bonsai é arte, crie a sua , mesmo que isso vá de encontro a muitos...


Eu ia esconder este bonsai de todos.. mas não ia cortar o tronco torto. rsrsrs Vejo que posso mostrar ele no futuro. Se bonsai é arte, a artista deste foi a natureza. Só vou mantê-la e dar um toque particular. Uma vez vi um japonês transformar uma jaboticabeira num pinheiro e achei o cúmulo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil