|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ercs123
|
Enviada: Sex Out 07, 2005 2:18 pm Assunto: Ajuda com Juniperus |
|
|
Olá,
Em Julho realizei alguns trabalhos em meu bonsai, contudo, neste mes de outubro reparei que as pontas de muitos ramos estao secando. O que pode ser o problema? (Falta de sol, muita agua, pouca agua, ou o bonsai ainda nao se recuperou da poda.).
O bonsai fica 4 horas diariamente no sol, e todo começo do mes (setembro e outubro) , estou adubando com adubo quimico 10-10-10
(essa foto foi tirada em setembro, os ramos ainda estao verdes)
Ass:Ercs123 |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 1:26 am Assunto: |
|
|
Amigo, eu perdi um Shimpaku por causa de adubação com 10-10-10, aconteceu exatamente isso, ele foi secando, secando, até morrer...
Eu recomendaria o uso de Osmocote ou de algum outro adubo de orgânico.
Um abraço. |
|
|
 |
ercs123
|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 6:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos!
Então não tem mais o que fazer? E se eu deixar o bonsai na sombra, para ver se ele se recupera, será que ajuda?
Ercs |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 7:52 am Assunto: |
|
|
ercs,
os juníperos, assim como a maioria das coníferas, costumam secar alguns ramos todo ano, principalmente os ramos mais próximos do tronco, por isso pode ser um proceso natural.
Como vc fez a reestruturação recentemente, e se vc mexeu com as raízes, pode ser que esteja se adaptando as mudanças.
Não adube mais, é melhor adubar pouco do que em excesso.
deixe a planta em local protegido de vento e sol fortes.
não pare de regar e aguarde.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 8:16 am Assunto: |
|
|
Ercs, se a planta fosse minha, eu faria o seguinte:
Tiraria ela do vaso, tiraria qualquer resto de adubo do torrão, colocaria ela em uma bacia grande só com areia, regava-a com abundância até tirar o máximo possível do adubo, regava-a com hormônio enraizante nos 5 primeiros dias, deixava-a na sombra e esperava pra ver o resultado.
Espero que vc tenha sorte a consiga salvar sua planta.
OBS: se a planta já estiver com toda a parte verde já amarelada, nem perca seu tempo.
Um abraço. |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal !
Só mais uma referência.......
Em shimpaku, o Hidaka San me aconselhou também a utilizar uma camada de carvão ativado. Isto ajuda a manter o solo mais estável quimicamente, deixando o ph o mais alcalino.
Abraços, |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 11:08 am Assunto: |
|
|
Ercs pela caracerística que você passou acima, pode ser ácaros,no qual, o shimpaku tem uma certa tendência a desenvolve-lo. Tente aplicar enxofre, se for ácaros com certeza resolverá o problema.
abraços
Sérgio _________________ Estagiário de aprendiz de bonsaísta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|