Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FelipeRocha

Registrado: 02/06/10 Idade: 36 Mensagens: 38 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 12:59 pm Assunto: Como fazer C/ Ficus |
|
|
Estou começando no bonsai, com algumas arvores comuns da minha região, e farei um tópico pra cada para que fique melhor de avaliar as opniões e comentarios sobre cada uma.
Este ficus eu encontrei perto de minha casa, com mais de um metro de altura.
Não sei se era o certo, mas fiz uma poda drástica nele como vocês podem ver na foto!
Como nao tenho a menor experiencia com bonsai(ou pré-bonsai), coloquei ele num vaso de barro com uma mistura de terra com esterco e casca de arroz(era oq tinha em ksa) e umas pedrinhas no fundo pra melhorar a drenagem.
O que eu deveria fazer com ele?
deixar nesse vaso ou coloca-lo no escorredor?
Valeu galera. |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 2:08 pm Assunto: Plantas |
|
|
Ola Felipe,seja bem vindo a irmandade tmb sou iniciante mas coloque no escorredor as plantas as pedrinhas vc pode e deve misturar no substrato que fez,o pessoal aqui te dara melhor dica quanto ao substrato para colocar nelas eu em particularmente uso areiao de rio lavado com pedriscos no escorredor para ventilar melhor as raizes,deixe quieto por um tempo ate as brotações surgirem para dai escolher os galhos que ficam e os que serao podados.No corte acima passe cola de madeira ou pasta de dente para nao entrar fungos.Abraços |
|
|
 |
FelipeRocha

|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 6:31 pm Assunto: |
|
|
Obrigado André, já passei pasta de dente no corte.
Aguardo mais opiniões!
=] |
|
|
 |
Maicol

Registrado: 23/10/09 Idade: 44 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Acho melhor agora você deixar aí mesmo e esperar as brotações, depois você transplanta para o escorredor.
Alguns estilos que eu sugeriria são esses:
Vassoura
Inclinado
 |
|
|
 |
FelipeRocha

|
Enviada: Qua Jun 02, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
agora nao sei se deixo no vaso ou se passo pro escorredor!
heauieahieauiea
xD
no caso de fazer um bonsai inclinado, esse tronco jah nao eh muito grosso pra poder aramar?
melhor esperar apareçer brotações para aramar ou aramo assim mesmo?
brigado galera |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 10:38 am Assunto: |
|
|
Bem vindo Felipe!
Tem um bom material para iniciar, visto que é um tronco com uma grossura boa.
Eu aconselharia colocar não no escorredor, mas em uma bacia maior enquento ela se recupera e emite novas brotações. Poderia até ser um vaso de barro, mas este que você colocou pode te dar um pouco de trabalho na hora que tiver que trocar de vaso (por causa do formato).
Este tronco nem pensar em aramar. O que você deve fazer é aguardar as brotações para depois começar a pensar em estilos. Mais para frente talvez você possa fazer uma nova poda do tronco para buscar algum estilo mais adequado.
Meu conselho portanto seria colocar em uma bacia (com um substrato mais drenante que este (areia, caco de telha, pedriscos), mexendo o menos possível nas raízes e colocar num lucal sombreado sem excesso de exposição ao sol mais quente. Deixe lá com regas frequentes até se recuperar.
Para um bonsai inclinado neste caso, não precisa aramar o tronco, é só plantar ela inclinada no vaso  |
|
|
 |
FelipeRocha

|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 11:39 am Assunto: Obrigado nikkei |
|
|
vou arranjar o mais rapido possível a bacia.
eu comprei 3 escorredores para as outras plantas dos tópicos que criei,e já tinha comprado os pedriscos também.
o caco de telha eu posso fazer em casa mesmo né?
Obrigado a todos. _________________ "Dificuldades são como montanhas.Só se aplainam quando avançamos sobre elas."
Émile Zola |
|
|
 |
Igor Ferrer
Registrado: 05/03/10 Mensagens: 39 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 7:25 pm Assunto: |
|
|
Felipe, uma dica: Nos proximos yamadoris usa apenas areia grossa para planta-los.
Eu, e repito, eu, acho q não há necessidade de transpor sua muda agora para um escorredor, devido ao fato de ela sofrer mais um choque de transplante caso o faça, e tb ela já tem uma grossura consideravel de tronco...
O ficus tem uma recuperação espantosa e muito fácil... o seu se estava saudável no momento do replantio e da poda drástica provavelmente se recupere logo...
Quanto ao caco de telha ou tijolo, bom, "marteladas neles" faça vc mesmo!!! só cuide para não deixar cacos muito grandes e tb retirar a poeira...
Abraços, e bem vindo a arte!!!
Igor |
|
|
 |
FelipeRocha

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 11:31 am Assunto: |
|
|
Brigadão Igor, estou aprendendo muito com vocês aqui do fórum, e mesmo com o pouco de tempo envolvido e pesquisando sobre a arte, já mudei totalmente meu olhar para com as árvores em geral.
esero que um dia eu possa fazer algo no mínimo parecido com oq a galera aqui do fórum faz.
Obrigado a todos. _________________ "Dificuldades são como montanhas.Só se aplainam quando avançamos sobre elas."
Émile Zola |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 8:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
O melhor a fazer agora com sua planta é deixá-la onde está plantada, para que possa se recuperar. Isso irá ocorrer gradativamente, e logo estará cheia de novas brotações, que voce deverá deixar crescer livremente por um ano ou dois, antes de fazer qualquer intervenção nela.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|