FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

dúvida com cerejeira de okinawa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
A_Henriques

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 3:44 pm    Assunto: dúvida com cerejeira de okinawa Responder com citação

Seguem as fotos da minha cerejeira. Pensei em aramá-la, mas estava achando melhor ela desenvolver um pouco mais e esperar até o ano que vem. Apesar dela estar com uma raiz aérea interessante, ainda não sei bem como desenvolvê-la melhor.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 3:57 pm    Assunto: Responder com citação

Seria legal tentar uma raiz sobre rocha, e a velha duplinha escorredor mamadeira para desenvolver...
A_Henriques

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Não é o momento ideal para fazer isso. Bem que queria, mas tenho receio de fazer isso agora e ter algum problema, afinal ela já perdeu as folhas e agora só volta no final do inverno/início da primavera. Na primavera é o melhor momento para fazer o transplante.
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, não falei pra fazer agora, mas sim no futuro...
Transplante agora só se for o falso transplante, aquele que vc não mexe nas raízes, se quiser transplantar pode fazer até hoje se quiser, porém deixando intacto o substrato.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 8:37 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A_Henriques, vc pode transplantar agora, sem nenhum problema, desde que não faça cortes nem podas nas raízes. Os galhos pode cortar, inclusive nos locais em que indico, visando formar uma estruturação mais interessante. Lembre-se apenas de passar pasta cicatrizante, para favorecer a rápida recuperação e fechamento nos cortes. Very Happy

Ao proceder ao reenvase, retire todo o substrato, lavando bem as raízes em agua corrente. O substrato ideal para essa espécie: bem drenante: caco de telha, pedrisco, terra granulada (eu uso cupinzeiro queimado e fragmentado) casca de pinus, carvão vegetal e plantmax (este ultimo é um substrato comprado pronto em casas de material agropecuário, usado para germinação de hortaliças). Todos os materiais deverão entrar na composição em quantidades iguais, exceto o plantimax, que servirá para cobertura inicial (vc põe uma primeira camada de substrato, uma segunda de plantmax, dispoe as raízes o mais radialmente possível e em seguida cobre com mais plantmax e por cima o restante do substrato. Irriga até encharcar bem e deposita a planta em local ensolarado, para recuperarção acelerada. Adubação apenas 45 dias desse procedimento. Very Happy

Tenho tres variedades dessa espécie em casa, e por experiencia própria é que passo a voce as informações acima. Como moramos ambos em Brasilia, não tem por que não tentar. inté. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
A_Henriques

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

hraphi, não tinha pensado em colocar uma rocha entre as raízes e o tronco, acho que vou começar a procurar por umas pedras por aí. Não estava com vontade de transplantar agora, mas queria tirá-la deste vaso e pssar para um outro. Esta terra onde ele está agora me parece compactada, só fui ver isso hoje.

nickyfury, como estava dizendo acima, não queria transplantá-la, mas como você e o hraphi sugeriram e por ela estar num solo que não é o mais adequado, vou seguir com o transplante. Agora, a poda eu ainda não sei se faço ou não. Não tenho tanto Sol assim na sacada para a recuperação dela e também estou achando ela muito devagar, já estamos quase no final do outono, daqui a pouco o inverno está aí e não sei se neste ritmo ela se recuperará até a primavera. Não sei como ela estava sendo tratada antes de chegar até a mim.

Agradeço pelas considerações, depois que transplantar eu posto novamente.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: