Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 14, 2007 9:58 am Assunto: ARRANQUIO DE PLANTAS DO CHÃO - UMA TÉCNICA DIFERENTE |
|
|
Oi pessoal,
Todos nós sabemos o quanto pode ser difícil e complicado arrancar uma planta do chão para levá-la a um vaso. Algumas variedades de plantas são muito fáceis e de qualquer maneira você as arranca e elas não sentem o transplante para o vaso. Mas existem variedades de plantas que sentem bastante o aranquio e o transplante. Veja o caso por exemplo das carmonas. Quando no chão, as carmonas se formam rapidamente emitem uma brotação intensa e logo estão um bonsai bonitinho. Mas na hora que você as arranca do chão, a surpresa, elas estão com pouquíssimas raízes e ao cortá-las no arranquio a planta vai levar no mínimo 60 a 90 dias para iniciar sua recuperação e cerca de 20 % delas normalmente morrem. A técnica comum recomendada para o arranquio é a sangria que na realidade consiste em fazer um sulco em volta da planta e prencher com areia + matéria orgânica (do tipo mamadeira) e aguardar a emissão de novas raízes para daí fazer o arranquio. Há algum tempo atrás me ocorreu utilizar um novo método que está dando resultados e é bem mais prático do que o anterior.
É o seguinte:
- Você vai até a planta que quer arrancar utilizando a ferramenta de arranquio (vanga ou outra ferramenta qualquer). e Faça como se fosse arrancar a planta normalmente, utilize a ferramenta cortando as raízes em volta da planta mas não arranque, apenas corte as raízes. O corte das raízes principais da planta vai estimular a emissão de novas raízes menores e mais ramificadas daí você volta depois de uns 60 ou 90 dias e faz o arranquio de fato. A planta vai estar com novas raízes, mais ramificadas e o stress do corte das raízes principais já terá passado e o resultado do arranquio vai ser bem melhor.
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Jan 15, 2007 7:25 am Assunto: |
|
|
Caro colega
Esta técnica continua sendo sangria, de uma maneira ou de outra a sangria consiste em cortar as raízes grossas para que o enraizamento segundário ocorra, independente da forma. |
|
|
 |

|
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 15, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
tO PENSANDO EM PEGAR UM PINGO DE OURO SÓ SEI QUE VAI DÁ O MAIOR TRABALHÃO.... |
|
|
 |
P@blo
Registrado: 21/01/07 Mensagens: 11 Localização: São José do Rio Preto
|
Enviada: Qua Jan 24, 2007 12:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Geraldo, estou aki de novo com mais uma dúvida...
Tem uma mata próximo a minha casa com uma espécie de árvore, de grande porte, com o tronco todo coberto de espinhos, essa árvore apresenta as folhas bem verde (escuro), não se vc conhece.
Então, no pé dessa tal árvore existe um "pré-bonsai" é um tronco de aprox. 15 ou 10 cm de altura e com alguns galhos já até formados.
Minha dúvida é que este tronco parece sair de uma raiz, ou posso estar enganado? Como faço para tira-lo de lá correndo o menor risco possível de matar essa muda?
Se for muito díficil ou muito arriscado, nem vou tentar, pois seruia um crime "assassinar" tal obra de arte da natureza! Mas c ela for pra um vaso ou escorredor, hummmmmm, vaidar um belo bonsai.
Obrigado. _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |
P@blo
Registrado: 21/01/07 Mensagens: 11 Localização: São José do Rio Preto
|
Enviada: Qua Jan 24, 2007 12:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Geraldo, estou aki de novo com mais uma dúvida...
Tem uma mata próximo a minha casa com uma espécie de árvore, de grande porte, com o tronco todo coberto de espinhos, essa árvore apresenta as folhas bem verde (escuro), não se vc conhece.
Então, no pé dessa tal árvore existe um "pré-bonsai" é um tronco de aprox. 15 ou 10 cm de altura e com alguns galhos já até formados.
Minha dúvida é que este tronco parece sair de uma raiz, ou posso estar enganado? Como faço para tira-lo de lá correndo o menor risco possível de matar essa muda?
Se for muito díficil ou muito arriscado, nem vou tentar, pois seruia um crime "assassinar" tal obra de arte da natureza! Mas c ela for pra um vaso ou escorredor, hummmmmm, vaidar um belo bonsai.
Obrigado. _________________ "O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 24, 2007 8:57 pm Assunto: |
|
|
Pablo,
Para este caso acho que a melhor solução é a sangria tradicional. Faça um sulco em volta do "pré-bonsai" e preencha com areia misturada com húmus ou outra matéria orgânica. É possível que isto estimule a planta a emitir novas raízes. Espere algum tempo e verifique se realmente isto ocorreu aí você pode arrancar a planta do chão que ela vai pegar com certeza. Se você não quiser esperar este tempo aí não tem outro recursos senão arrancá-lo, mas pode ser que seja um broto vindo de uma raíz mais grossa e se for este o caso talvez não sobreviva.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 39 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
|
|
 |
@ndré Luiz
|
Enviada: Dom Jun 13, 2010 10:37 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Estou querendo retirar uma planta que está próxima a outras arvores maiores, onde as raizes estão entrelassadas entre sí.
Gostaria de dicas para retira-la, e informações como tamanho e profundidade do sulco ou distancia para corte das raízes que devo fazer.
A planta é uma ameixeira nespera e têm cerca de 1,5m com 4cm de diametro na base.
Abraços. |
|
|
 |
|