|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
clemelo

|
Enviada: Ter Out 02, 2012 9:15 pm Assunto: Goiabeira, que estilo seguir... |
|
|
Olá pessoal, boa noite... Sou cadastrado a bastante tempo, mas como moro em apartamento, e os afazeres do dia a dia, trabalho, família, etc..., não me deixam me dedicar mais...
Tenho algumas plantas, como por exemplo essa goiabeira, que gostaria de saber algumas opiniões. Como já chegou a primavera, gostaria de opiniões quanto ao posicionamento dos galhos, estilo a seguir, etc... Ainda não tenho essa visão para entender o que a planta quer me dizer... qual caminho seguir, etc...
Sei que precisa engordar muito ainda o caule, apesar de estar cerca de 2 anos e meio nessa mamadeira.
Seguem algumas fotos:
Obrigado, antecipadamente! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2012 8:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Se sua intenção for engrossar o tronco, minha sugestão é que faça um replante, usando uma bacia plastica de tamanho médio para grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: caco ceramico, pedrisco, carvão, casca de pinheiro e terra granulada (ou areia grossa). Esse tipo de substrato proporciona um bom meio para o aumento do sistema radicular da planta, o que representa não só um bom engrossamento do tronco, mas um ótimo desenvolvimento para a planta com um todo.
Em relação a sua planta, minha sugestão é usar uma aramação leve (sem apertar o arame em demasia, deixando-o mais solto), visando moldar o caule da planta bem como baixar o galho inicial, de forma a construir um bonsai com uma qualidade técnica superior. Uma possível modificação pode ser visualizada na imagem abaixo, em que a planta recebe carga de arame na sua totalidade (caule e galhos) e que voce poderá usar como modelo de trabalho, caso o interesse:
A respeito do uso do arame, eu postei no forum, hoje, uma matéria bem detalhada, que poderá ajudá-lo (está num tópico de outro forista, basta procurar). O reenvase ou replantio poderá ser feito agora, na primavera, sem nenhum problema, desde que não tenha sido feito esse ano. Se fizer o replante, não arame. Se aramar, não replante. Ou um ou outro, nunca os dois ao mesmo tempo, pois o estresse pode comprometer a planta e levar a perda.
Procure, sempre que possível, reduzir o tamanho das folhas, cortando fora as maiores e mais velhas no pecíolo (talinho), mantendo apenas as folhas mais novas e menores. Após o reenvase, aguarde noventa dias, ou até que a planta reinicie seu ciclo com a emissão de novas e vigorosas brotações para só então proceder a aporte de adubação. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
clemelo

|
Enviada: Sex Out 05, 2012 3:37 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas dicas... Mesmo que leio várias matérias, sempre há dúvidas...ou medo, sei lá...rsrs |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|