Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 10:31 am Assunto: Piteco |
|
|
Com a ajuda do amigo José Ferreira, fiz esse Piteco na Aldeida Bonsai aqui em Pernambuco.
A 1 mês ele está aramado.(já tirei e recoloquei o arame uma vez).
Queria saber, pois ele está com uma brotação vigorosa(quenão dá para ter muita noção nas foto feitas de celular ), se devo fazer alguma poda no momento.
ele está num vaso de barro com um grande furo na parte de baixo e alguns furos nas laterais, se pensam que a terra fica enxarcada, estão errados . Onde moro, o clima é muito seco e a superfície do substrato dele seca direto.
aqui vão alguma fotos:
ele no geral:
de lado:
Alguns detalhes:
A brotação: (se eu conceguir tirar fotos com uma camera, eu mostro a vocês)
uma da copa:
Não sei se gostaram. Estou aberto a sujestões, críticas e projeções
.
abraços. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 10:33 am Assunto: |
|
|
ela está meio "troncha" por causa de que ela fou plantada com a maior parte do troco submersa, e, por causa da formação das raízes, eu tive que deixa-la nesta posição, vou esperar para ver como ela se desenvolvem.
postem!!  |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 11:07 am Assunto: |
|
|
Caro bonsaísta,
Pitecos geralmente tem uma brotação muito viogorosa e realmente dá um pouco de trabalho para direcionar com aramação em função do seu rápido desenvolvimento, mas no seu caso em questão sua ramificação ainda está muito fraca, sugiro uma boa adubação(se já tiver mais de 40 dias de transplante) e deixar a planta "encorpar", deixe os galhos que vc selecionou para o modêlo desejado crescerem livremente (01 metro ou mais), assim que os galhos desejados estiverem com a bitola desejada e apresentando uma melhor proporção com o tronco é só reduzir e passar a trabalhar para desenvolver a ramificação secundária e terciária, e pode acreditar que em se tratando de pitecos isso não demora .
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 11:16 am Assunto: |
|
|
eu posso deixar o arame? |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 11:37 am Assunto: |
|
|
Pode desde que vc fique atento para que não deixe marcas muito profundas, assim que começar a marcar vc retira, mas se seu intuito é só baixar galhos e não modelar seria melhor trabalhar apenas com tração, é mais fácil, fica por mais tempo e marca menos.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 14, 2010 11:43 am Assunto: |
|
|
Ok. Eu já retirei e coloquei de volta os arames, tava até com umas marquinhas, mas jajá saem.
tem uns que estão com arames para modelagem, mas outros e posso tirar para fazer como você disse. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 11:05 am Assunto: |
|
|
apos um tempao, irei mostrar algumas fotos..(nao tinha achado o topico ).
Após uma desfolha, meu piteco vem se desenvolvendo bem, com uma bela brotação.
aceito opiniões para como melhora-lo.
frente>
mais de perto>
de cima>
ele só não está evoluindo mais, porque estou meio sem tempo para ficar adubando ele. Mas prometo que irei faze-lo.
abraços. |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 07, 2010 11:09 am Assunto: |
|
|
desculpem pelas fotos, mas é muita burocracia pa conceguir a máquina aqui  |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 10:58 am Assunto: |
|
|
... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 2:29 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo
Vai indo muito bem teu piteco!!!
Você comentou que boa parte da base está enterrada... Quanto??? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 2:34 pm Assunto: |
|
|
Glauco, aproveitando a tua experiência em pitecos, e com o intuito de também auxiliar nosso colega Paulo, eu tenho 3 pitecos plantados em garrafa pet.
Estão se desenvolvendo a partir de estaquias de uma árvore mãe que foi podada no ano passado. Estão viçosos e com bastante ramificações.
Pouco mais grossos que um dedo e com ramos de mais de um metro, crescendo desordenadamente... hehehe!!! Tenho aramado eles pra já ir definido copa.
O substrato é de terra preta, areia e pedrisco. Este ano pretendo passar para uma bacia maior (com furos) ou escorredor. O substrato pretendo deixar mais arenoso. O que tu aconselha?
Com o nosso frio do sul que começou a umas duas semanas, estou deixando eles durante o dia no sol e a noite próximos a uma parede no intuito de não ficarem tão expostos ao vento gelado e o sereno.
A adubaçao até o início do outono ocorria de 15 em 15 dias com TM + FO. A boa e velha colher de chá na borda do vaso de pet.
Enfim, agradeço suas dicas e sugestões.
Paulo, bela planta! O desenho que ela vem adquirindo está ficando muito bom!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 08, 2010 8:10 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, tu que conhece Ferreira, sabe que gosta de fazer as coisas sozinho . No curso de Bonsai que fiz no Aldeia Bonsai, eu vi que ele retirou do antigo vaso de plastico e colocou neste que arranjei de barro. E, acho eu, mais ou menos uns quatro dedos de tronco estavam enterrados(mas todo cobretos de raizes bastante saudaveis.
Essa ultima "desfolha", confesso que nao foi totalmente um "desfolha", pois estava meio receoso por ser inesperiente, ainda e nao ter trabalhado come sta planta. Estava pensando em fazer um DESFOLHA total mesmo . Daqui a 2 semana talvez? Ou agora mesmo?
abraços! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Eu acho o seguinte...
Não faria desfolha agora não!
"A árvore" está mais ou menos nesta altura atual, então é deixar o último galhinho crescendo a vontade (para engrossar o tronco) e ir controlando o tamanho dos outros com podas  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 09, 2010 6:30 pm Assunto: |
|
|
como da para ver nas primeiras fotos, o brotinho que tava nascendo ja está um pouco maior. E não sei se dá para perceber, mas o galho de fundo está bem mais grosso, portanto, deixarei o primeiro galho para a esquerda e o da direita crescerem mais.
Então beleza, não farei a dessfolha, ainda e deixarei ele crescendo, só controlando o tamanho. OK? |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 14, 2010 9:18 pm Assunto: |
|
|
.. up |
|
|
 |