|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 15, 2010 12:35 am Assunto: Sobre insumos (substratos) - RETIFICADO,me ajudem! |
|
|
Olá gente!
Apesar de cultivar bonsai há 10 anos, nunca me dediquei muito com a parte dos substratos.
Sempre ultilizei areião e parte de húmus com pedrisco de rio.
Agora que tenho voltado a ler bastante, vou começar a me dedicar mais.
Como faço meu próprio substrato? No caso do tijolo picado, como eu quebro ele? Algum tipo de pilão. O cupinzeiro tem que ser quebrado com machado?
Moro em Campinas. Será que existe algo interessante no ceasa de la? Como perlita, etc...
Sou estudante de biologia e não tenho muito dinheiro para gastar.. Qual seria o substrato mais recomendado sobre essas circunstâncias?
obrigado; Tenho aprendido muito nesse forúm!
Editado pela última vez por gpsabino em Qui Jun 17, 2010 5:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
A_Henriques

Registrado: 03/05/10 Idade: 51 Mensagens: 58 Localização: Brasília-DF / São Paulo-SP / Cataguases-MG
|
|
|
 |
gpsabino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 17, 2010 5:05 pm Assunto: Talvez eu tenha me expressado mal |
|
|
Olá, Henrriques!
Muito obrigado pelos links!
Mas talvez eu tenha me expressado mal.
Minha situação é a seguinte:
Moro em Rio Claro e faço biologia. Já faz 2 anos e meio que não cuido diariamente do meu viveiro que fica em Campinas. Sei que a arte do Bonsai exige muita dedicação e experimento isso há bastante tempo. E lamento também por não estar próximo do meu viveiro..
Apesar de cultivar bonsai há 10 anos, nunca me dediquei muito com a composição do solo e nem com adubação. Sempre ultilizei areião e parte de húmus com pedrisco de rio sem observar o tamanho dos grãos etc.. Para compor a adubação utilizo apenas NPK em suas devidas proporções.
Como estou um pouco longe e não posso voltar com tanta frequencia eu gostaria que me dessem opiniões sobre um solo que possa "aguentar" mais tempo sem muita manutenção. Será que um OSMOCOTE de liberação lenta me ajudaria quanto a isto?
E outra grande dúvida: Como posso FAZER meu próprio solo? Simplesmente quebro telhas e peneiro na milimetragem correta para compor a caqueira ?
Onde posso comprar esses elementos que irão compor meu solo com os grãos de 2 a 3 mm ?? Será que no ceasa vende algo?
Outro fator limitante é que tenho uma coleção já crescida! uns 200 exemplares. Comprar solo em sites, encareceria muito e meu orçamento de estudante de biologia não é proporcional. Qual seria o substrato mais recomendado sobre essas circunstâncias?
Muito obrigado;
Tenho aprendido muito nesse fórum!
[img<script></script><noscript> </noscript>[/img] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|