|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 1:07 pm Assunto: Controle de pragas do solo |
|
|
Olá pessoal!!!
Hà pouco tempo venho percebendo que uma de minhas serissas estava apresentando dificuldade na brotação, surgiram pequenos brotos com folhas pequenas e amareladas, as folhas mais velhas estavam perdendo o vigor e se desprendiam com facilidade,....
Apliquei um fungicida, (sulfato de cobre),.... mas não fiquei satiosfeito com o resultado, resolvi verificar o solo,.... retirei minha serissa que se encontra no escorredor e na mamadeira, e constatei a presença de algumas pragas, não sei o nome, era parecido com uma minhoca, muito pequeno de tamanho não maior que 3 cm, de cor amarelada escura,... muito agil. Ainda constatei a presensa de outros parasitas, parecido com pulgão, brancos.....
Os procedimentos que tomei foram:
retirar o substrato, lavar bem as raizes....
substituir o substrato por outro não infectado....
Gostaria de saber se não existe algum produto para combater essas pragas no solo? qual os procedimentos?
Se apos a esterilização, esses parazitas não voltam? e qual o ambiente ideal pra eles aparecerem?....
desde já muito obrigado!!!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 3:20 pm Assunto: |
|
|
oi
tenho um amigo que teve algo parecido numa serissa faz tempo... ele trocou a terra e lavou as raizes.eram cochonilias na raiz.
existe um produto para passar no substrato, não sei qual é o nome mas para poucas plantas acho melhor controlar apenas trocando o substrato.
não deixe de esterilizar a terra infectada.
as pragas podem voltar, no caso desse amigo ele teve o azar da praga voltar, mas a serissa dele sobreviveu. não me lembro o que ele fez para eliminar elas.
espero ter ajudado |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 08, 2005 11:23 pm Assunto: |
|
|
Ajudou Sim TC....
se descobrir um produto pra controle destas pragas me fala.....
tenho várias serissas juntas, espero que só esta esteja infectada..
Valeu!!!! _________________ Rodrigo |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Dom Out 09, 2005 12:08 am Assunto: |
|
|
esse bichiinho que vc mencionou que parece minhoca provavelmente são lacraias, acredito q nao comem a planta, mas o que parece pulgão pode ser pulgao de raiz ou cochonilha da raiz.
pra controlar isso vc pode podar as raizes atacadas ou aplicar uma pasta chamada fosfina (nao tenho certeza se o nome é esse)
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 09, 2005 12:17 am Assunto: |
|
|
olá doolombo,...
não são lacraias, eu conheço..... obrigado pelas dicas sobre os pulgões... _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Out 10, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Devem ser larvas de besouro mais conhecidas por Tenebrios, elas se alimentam do material em decomposição, são ótimos alimentos para peixes ornamentais grandes. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|