|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:06 am Assunto: Calliandra Spinosa |
|
|
Oi pessoal....
Estou trabalhando esta calliandra há quase 2 anos e, embora ela tenha uma aparência "parruda" ela deve se classificar como um shohin bonsai...
Na foto abaixo faziam poucos meses após o yamadori, sem nenhum trabalho como bonsai..... Talvez não esteja muito claro mas neste ponto, a planta apresentava 7 (sete) troncos e olhando por cima, parecia os raios da roda de uma carroça!!! .. Fiquei com ela por quase 6 meses antes de iniciar trabalhos, só sentindo o que poderia ser feito... .. Confesso que não foi simples enxergar algo evidente...
Aqui eliminei 5 dos 7 troncos e 3 destes 5 viraram jins... Fiz também a primeira aramação, mais para tentar enxergar um esboço de estrutura futura...
Inicio de formação de massa verde, sem maiores estruturações ainda...
Esta foto, feita há mais de 1 ano, mostra detalhes de 2 jins, onde se percebe que havia bastante madeira podre que retirei, mostrando ôcos que invadem a base do tronco...
Este é um trabalho em fase bem inicial ainda e, de forma mais lenta, já estou fazendo um melhor acabamento nos jins, expondo gradativamente um pouco mais do nebari...
Como idéia de dimensões, esta planta tem cerca de 15cm de diâmetro de base e 25cm de altura....
A frente também não está perfeitamente escolhida, mas deverá ser próxima do que mostro nas fotos... Tenho ensaiado algumas pequenas rotações para um lado ou outro, tentando ainda enxergar a posição que mostrará os melhores movimentos dos troncos e nebari...
Na primavera vou reforçar bem a adubação e, no inicio do verão penso que já poderei fazer uma revisão de aramação...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 10:14 am Assunto: |
|
|
ola, aus poucos se chega lá a planta ta muito boa
estes uros ai nem se fala só precisa tratalos com óleo de jim
senão a madeira acaba apodrece mesmo.
foi um ótimo yamadori boa sorte... |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 11:22 am Assunto: |
|
|
Parabéns Charles, fiquei impressionado com a planta e com o seu trabalho feito até aqui!!!!
Acho que está no caminho certo, essa planta promete muito.
Vou acompanhar de perto esse tópico, continue evoluindo, ok???
Parabéns novamente e bom trabalho. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 12:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles!
Calliandra é sempre Calliandra!
Spinosa então, com a textura característica, é fantástica.
Teus "passo a passo" são sempre uma aula para nós.
Charles, em nenhum momento vc pensou em dividi-la em duas?
Sei lá, por foto é difícil opinar pois não temos em visão em 360 graus mas, talvez fosse uma opção, também.
Aquele abraço! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 1:35 pm Assunto: |
|
|
Charles, linda calliandra, fiquei impressionado com as medidas, com certeza dará um belo bonsai.
Apesar de não estar recebendo as notificações de respostas nos tópicos quero acompanhar a evolução dela. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 1:46 pm Assunto: |
|
|
Parabens .. e boa sorte.  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 2:50 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Rodrigo... o maior risco para o tronco foi eliminado. A "madeira podre" que estava dentro da "madeira morta" foi retirada, resultando naqueles jins e urôs.... A madeira podre retém muita água e começa um processo de gradativo apodrecimento da madeira morta em torno, porém, não podre... Com isso, espero que a madeira morta agora se preserve bem, seja com uso de lime-sulphur (calda sulfocaustica), seja aplicando as vezes vaselina líquida, que tem um certo efeito repelente a água...
O óleo que voce cita (óleo de jim), imagino que voce esteja se referindo a óleo de neem, mas este é mais recomendado como inseticida diluido em água, contra cochonilhas, pulgões, etc.. Ou até mesmo torta de neem, como adubo...
E é isso mesmo... como voce falou.... devagar chegamos lá... Valeu por seus comentários...
r.ozelame... legais seus comentários... valeu!...
Grande Elio... pois é amigo... calliandras!!!... e essas spinosas estão me conquistando!!!...
Sabe Elio, vendo as fotos, concordo totalmente com sua colocação, quanto a dividir em duas!... Mas não dá mesmo... Ela é uma unica planta com nebari bem definido..
A foto não permite ver todo o perímetro do nebari, mas se fosse divida ao meio, eu ficaria com 1/2 nebari de cada lado... e nesta planta, isto sgnificaria nenhum nebari!!!...
Depois vou tentar tira fotos que permitam ver melhor a planta...
Junior... sobre as medidas, eu peciso confirmar a medida da base, pois desconfio que é maior do que os 15cm que coloquei!...
Sergio... valeu.. obrigado!..
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Felipe Mendonca 1.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 42 Mensagens: 113 Localização: Timoteo-MG
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 5:26 pm Assunto: |
|
|
Nossa linda demais, boa sorte no seu trabalho, continue postando fotos da evolucao, abraco. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 7:38 pm Assunto: |
|
|
Charles, entendi o que vc explicou. Ficaria um lado em cada planta com um vazio. Tbém tenho um Buxus grande, tronco duplo, que muita gente opinou por dividir em duas plantas. Apesar de todas as análises também vi que não dá. Isso só seria possível se modificasse a inclinação das plantas em, no mínimo 90 graus e aí, perderiam a posição ideal.
Um grande abraço!
Ah, aquele PN que postei, onde vc deu ótimas sugestões já recebeu metade do trabalho. Pra semana acho que termino e posto aqui. Tá ficando do jeitão! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 8:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles
As C. spinosas são mesmo fascinantes! Acho que daqui a pouco vamos ter bonsai da espécie circulando no exterior, não é mesmo!!!???
Esta tua árvore ficou com um desenho bem particular... Muito belo como sempre... Acredito que agora é tentar "aproximar" os dois troncos, que saem em sentidos opostos, através da formação das copas
Fiz este projeto para ilustrar o comentário:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edsonr junior
Registrado: 04/09/08 Idade: 43 Mensagens: 87 Localização: Diamantina-MG
|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 9:00 pm Assunto: |
|
|
Belissímo tranbalho, um show de planta! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 17, 2009 11:24 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Felipe... legal que voce tenha gostado!.... Vou sim atualizar a evolução dela, assim que tiver novidades!....
Elio... é isso aí... voce matou a charada sem precisar de mais fotos!... Não tem jeito, mas acredito que devagarinho as boas soluções vão surgindo.... ... Quando puder, posta seu trabalho naquele PN...
Alexandre... a gente levanta e bola e voce chuta de primeira!!!... ... Ficou muito legal sua projeção... A partir da primavera e adubação reforçada vou poder dar mais um bom passo com essa spinosa... Valeu por sua idéia!...
Edson... agradeço os elogios!.. valeu!...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 8:15 pm Assunto: LEGAL |
|
|
EU JÁ VÍ ALGUNS TRABALHOS COM ESSA PLANTA,,,ESSE TRABALHO SEU ESTÁ MUITO BOM MESMO,,,PELO QUE VÍ NOS OUTROS TRABALHOS COM ESSA PLANTA,,PERCEBÍ QUE ELA NÃO GOSTA MUITO DE SER ARAMADA,,,TRAVA UM POUQUINHO,,O TRABALHO COM OS GINS ESTÁ MUITO BOM TBM. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 58 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 9:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles, magnifico sua caliandra... ainda fico adimirando aquelas que fotografei no encontro de maio, vc é um excelente professor.... parabens pelo trabalho, ja estou imaginando como vai ficar..... abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 7:23 am Assunto: |
|
|
essas caliandras realmente são plantas fantasticas , o tronco e um show a parte . pena não termos esse tipo de material aqui no centro oeste.
parabens pelo trabalho feito ate aqui. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|