Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
goldar10
Registrado: 10/05/10 Idade: 36 Mensagens: 35 Localização: Taubaté-SP
|
Enviada: Seg Jun 21, 2010 9:38 pm Assunto: Ajuda com L. japonicum |
|
|
Alá amigos, venho apresentar essa criança que cresceu no meu quintal, quando começou a brotar, pensei em cortar, mas acho que foi uma boa deixa-la crescer livre. Não conheço a espécie, mas peço a ajuda a todos, penso em fazer uma poda radical, se quiserem optar com detalhes nas imagens, fiquem a vontade. Acho que seria uma boa mexer direto no chão, pois ela se desenvolveu nisso ai, em 2 anos. Acho que esse solo ai é do bom, ou a planta cresce que nem grama.

Editado pela última vez por goldar10 em Ter Jun 29, 2010 7:39 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 12:22 am Assunto: |
|
|
ola GOLDAR
PROVAVELMENTE DEVE DE SER UM LIGUSTRO,ESPÉCIE MUITO UTILIZADA PARA ÁRBORIZAR CALÇADAS DAS CIDADES
 _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 12:25 am Assunto: |
|
|
Realmente parece o L. japonicum. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 8:36 am Assunto: |
|
|
Sim é uma LIgustrum, tenho uns 5 desta variedade e coletei verdadeiras arvores que iam ser detonadas pelas maquinas, é uma planta muito resistente, coletei um com 80cm de circrunferencia sem nenhuma raiz e esta vivo até hoje, dei a planta pois meu espaço atual nao permite plantas grandes, sujiro fazer uma poda radical proximo aos 15 cm das raizes e reiniciar a planta, ela aguenta numa boa, porem passe pasta cicatrizante no local......... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
goldar10
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 9:33 pm Assunto: |
|
|
Esses dois galhos da direita o que acham, melhor retirar e fazer um Chokkan, ou da pra aproveitar um dos dois e fazer um Sokan. Acho que vou fazer essa poda drástica um pouco mais alta, para caso me arrepender ter como agir na altura. Agradeço pela ajuda, continuem dando opiniões. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
Para decidir qual o caminho melhor seria interessante explorar o nebari, ver até onde vai o tronco. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
goldar10
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 11:00 pm Assunto: |
|
|
Amanha se der tempo de chegar em casa antes de escurecer, vou revirar um pouco o solo pra mostra o nebari e posta as fotos aki |
|
|
 |
goldar10
|
Enviada: Sex Jun 25, 2010 7:59 am Assunto: Nebari |
|
|
Olá colegas, como prometido, ai esta as fotos do nebari, me impressionei quando retirei a terra de cima e vi esse nebari, em tão pouco tempo de vida se desenvolveu muito bem. Me aconselhem ai, porque vejo algo bom no futuro dessa planta, com a ajuda de vocês irá ficar ainda melhor.
 |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sex Jun 25, 2010 1:27 pm Assunto: |
|
|
Um belo nebari - bem radial, do tipo que aprecio. Valorize isto. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 11:54 am Assunto: |
|
|
Provavelmente o solo deve ser duro e pedregoso, facilitando a formação deste excelente nebari. Se não tiver pressa por que não o poda aí mesmo e começa a formar a copa ainda no chão? Para preparar a retirada faça um circulo ao redor do futuro nebari e faça uma cova de uns 10 a 15 cm de largura, e uns 15 a 20 de profundidade, enchendo de areia depois, estimulando, deste modo, novas raizes, mais finas. Você ganha em velocidade na formaçao da copa e facilita a remoção da planta daqui uns 5-6 meses. _________________ João josé
|
|
 |
goldar10
|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 5:50 pm Assunto: |
|
|
É João, essa é a ideia, poda-lo no chão mesmo e espera a começar o trabalho na copa ainda no chão, só tenho duvidas sobre essa preparação para retirada, nao sei o comprimento das raízes, devo mantelas intactas, ou posso fazer uma poda para encurtar e passar uma pasta cicatrizante nelas? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 6:53 pm Assunto: |
|
|
Nebari jóia ...
Eu eliminaria o tronco mais grosso e um dos mais finos ..
como vai ficar no chão ..logo rebrotará com vigor , abrindo varias posibilidades
Boa sorte e sabias decisões ... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jun 26, 2010 9:02 pm Assunto: |
|
|
Goldar, eu cortaria a partir do momento que ela está entrando na terra, pela ultima foto. Pode passar pasta. _________________ João josé
|
|
 |
goldar10
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 12:40 pm Assunto: |
|
|
Segue como está, podei um pouco mais alto do que achei que seria bom, só por prevenção. Ainda nao fiz a cova em volta, mas nesse final de semana vo ver se arrumo um tempinho para já fazer isso. Agora só aguarda a começa a brotar.
 |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Jun 29, 2010 2:39 pm Assunto: |
|
|
Cara agora que ja fez esta feito certo.
Porem quando iniciar o primeiro broto no apice "ponta" direcione para cima assim que ganhar força este galho faça um corte na diagonal bem rente ao galho, assim quando o galho crescer livre ele ira corrigir este toco que ficou agora...
Olha como tem a oportunidade de trabalhar a planta no local, faça um poda nas raizes entre 10 e 15 cm depois do tronco, e cave em volta fazendo un circulo na arvore, com 15 cm de profundidade tbm..
retire toda terra desca canaleta e coloque arreia grossa, mas daquela bem grossa encontradas em casas de materias de contrução...
Estas raizes que aparecem na foto sao apenas de sustenção as de alimentação estao nas na ponta "capilares"
Se fazer o corte nestas raizes e colocando arreai grossa e enraizador 1 vez por semana a planta vai se obrigar a soltar capilares no local do corte.
Cuidado para nao corta a raiz pivo que desce no centro do tronco para baixo...
Faça este trabalho no inicio da primavera pois tera melhores resultados......
A tecnica é conhecida como "desmame"....... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|