Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Jun 16, 2010 3:38 pm Assunto: devo fazer yamadori no inverno ? |
|
|
Olá pessoal tenho um pinus uma primavera e uma azaléia para fazer yamadori devo fazer agora na entrada do inverno?
obrigado
AT+ |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Qui Jun 17, 2010 9:30 am Assunto: |
|
|
A melhor época é na primavera, mas se não houver outro jeito, pode fazer sim, lembrando sempre que deve tentar retirar com o maior número de raízes capilares possível, deixar com boa parte da terra de origem intacta, e outros cuidados de praxe... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Jun 19, 2010 6:00 pm Assunto: |
|
|
é. espera na primavera q a recuperação é melhor. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Jun 19, 2010 7:43 pm Assunto: |
|
|
Se vc morasse em uma região onde o frio não é intenso nos meses de outono e inverno até poderia arriscar + se puder esperar o finalzinho do inverno / inicio da primavera é + aconselhável. Se não puder esperar tente retirar as plantas mexendo o menos possível nas raízes, retirando-as com um torrão bem grande.
Abraço. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jun 19, 2010 10:54 pm Assunto: |
|
|
O Yamadori no inverno a meu ver é seguro. Acho que há um mito ao alegar que a recuperação na primavera é melhor. Pelo simples fato de que começa a brotar logo. Isso é lógico, pois está na época de brotação. É claro que o yamadori feito no inverno a planta vai esperar de qualquer modo a sua época normal para voltar a brotar. Mas isso, a meu ver não prejudica em nada a planta. Aliás, eu particularmente acho que a planta já vai se estabelecendo no novo ambiente numa época em que a perda de líquidos é menor pois a temperatura é mais amena. Desta forma quando chegar a primavera a planta sai brotando com todo vigor. Vejo que a quase totalidade do replantio de mudas frutíferas e ornamentais, no sul, é feita desde o início do inverno e em todo o seu curso, especialmente quando se trata de mudas de "raiz nua". Ora, o yamadori é isso mesmo. Então sempre fiz e continuo fazendo: iniciou o inverno o yamadori corre solto, e não tenho perdido planta por isso. Seja em mudas para bonsai, seja em mudas para jardim ou pomar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 20, 2010 2:59 pm Assunto: |
|
|
Concordo com a tése do Élio Luis Secchi..........  |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Seg Jun 21, 2010 9:08 am Assunto: |
|
|
Ola pessoal muito obrigado pelos conselhos, vou me arriscar logo postos os resuldados ok
valeu!!!! |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Jun 21, 2010 7:30 pm Assunto: |
|
|
Em minhas 4 ou 5 experiencias com yamadori a tese do Elio foi confirmada. Fiz no meio do Outono na primavera a brotação veio que veio...
Tenho dois feitos a um mês, mais ou menos. Nem sequer o menor sinal de brotação, mas quando vc arranha um pouco, com a unha, da pra ver a madeira verdinha ali embaixo apenas esperando a primavera... _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Jun 22, 2010 9:13 pm Assunto: |
|
|
Estou com várias plantas resultados de yamadoris coletadas em pleno inverno, algumas já brotaram, outras ainda não , mas estão como o Márcio falou, quando raspamos o tronco vemos que está vivinha só esperando a época para vir forte com a brotação... _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Dom Jun 27, 2010 4:39 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
Para ilustrar a teoria em questão.
Dia 29/05/10
E hj dia 27/06, praticamente um mes depois
Não há o menor sinal de brotação ou recuperação da planta, mas esta vivinha... Apenas esperando a primavera...
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
|