|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 12:23 am Assunto: MEU PRIMEIRO BONSAI ,AJUDA ! |
|
|
Bom amigos espero que possam me orientar um pouco,pois mesmo lendo algumas matérias tenho duvidas .
este meu bonsai,foi uma tentativa de fazer a dois anos atraz, e nem sei como sobreviveu dentro de uma garrafa pet estes dois anos rss,só com regas,nunca tinha mechido nele,mas quem sabe ele ainda possa virar um bonsai. eu ja o considero pelo fato de estar a dois anos sem crescer
ai vai as fotos dele como estava e o que eu fiz nele esta semana.
minha preocupação é que não forma galhos,as folhas estão nascendo no tronco. mas ja diminuiram de tamanho.
fotos dela antes da minha primeira poda que foi feita hoje
Uploaded with ImageShack.us
aqui estão 2 fotos dela, espero que alguem possa me ajudar com algumas idéias de como fazer ela vira um bonsai. as folhas de baixo ja estão bem menores do que eram antes.
retirei a planta do vaso pet e fiz uma poda nas raizes, cortei as mais finas em torno de 50%
tinha 2 raizes bem grossas, e curtas,esta não podei.
depois coloquei em um vaso para bonsai, fiz furos nele e amarrei as raizes com arame. depois coloquei uma camada fina de areia no fundo e coloquei a terra com adubo.terminando eu molhei até enxarcar a terra e não mexi mais. as folha eu não podei por enquanto.
este procedimento esta certo?
abaixo seguem fotos dele como esta.
obs havia 3 raizes fora da terra,mais pra cima uns 5 cm eu nao cortei elas.
resolvi fazer uma poda parcial,na parte de cima no tronco pois ontem eu a replantei num vaso de bonsai.
att
agora ela esta assim.
hoje ele está bem, as folhas nem mucharam,esta uma fortaleza rss
nome popular Chápeu-de-Sol
Nome científico: Teminalia catappa
Família botânica: Combretaceae
Origem: Ásia
aguardo algumas idéias.
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Jul 13, 2010 10:47 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 3:30 am Assunto: |
|
|
Marcelo,
a tua planta é popularmente conhecida como Sete Copas. Me desculpe se a minha opinião te desanimar, mas particularmente acho que não tem futuro. Procure espécies mais adequadas para bonsai como Ficus, Caliandra, Jabuticabeira...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

Registrado: 29/04/10 Idade: 53 Mensagens: 67 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 8:45 am Assunto: |
|
|
Tambem acho que não é futuro, siga as recomendação do Edson, encontre um viveiro e compre algumas mudas de plantas que ele sugeriu, será mais facil de vc alcançar seus objetivos.
Mas não desanime, é assim mesmo.
Abraços _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 8:46 am Assunto: |
|
|
Marcelo, depois de ler muito, comecei a adotar 4 criterios para considerar uma planta como ''apta'' para ser um bonsai:
1- Ter caule lenhoso
2- Ter longevidade
3- Ter folhas e ramificaçoes proporcionais ao tamanho do bonsai
4- Permitir que as tecnicas do bonsai sejam aplicadas (poda, aramaçao, tração, aceitar vaso pequeno...)
Depois dessas 4 ''regrinhas'' acho que fica mais fácil. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 10:53 pm Assunto: Como incentivar a crescer galhos no tronco? |
|
|
Com certeza sei que ta longa de ser um bonsai, mas ja que ta aqui comigo a dois anos, não pretendo joga-la no lixo, vou conservala . e tentar alguma coisa como experiencia. e também não vi ninguém fazendo bonsai com esta espécie, só vi uma pessoa tentando. que desafio hem amigos rss.
Gostaria de saber só uma coisa a respeito dessa planta. como posso fazer para que cresça galhos nela. existe alguma coisa que eu possa fazer pra ela dar galhos no tronco?
mesmo não tendo futuro vou tentar, qual seria os passos que vcs tomariam
com uma planta dessas.
agradeço as opiniões.
Marcelo |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

|
Enviada: Ter Maio 04, 2010 11:58 pm Assunto: |
|
|
Se vc tiver onde plantar ela na terra, seria o ideal. Mas se não tiver prepare uma bacia grande, fure bastante no fundo e nas laterais. Misture 40% de areia de rio grossa, 40% de terra preta (comprada em agropecuárias e floriculturas) e 20% de telha ou e tijolo picado. Misture tudo e plante ela, mantenha na sombra e não adube próximos 45 dias.
Pode deixando de 30 a 40 cm de tronco (aparentemente já esta com essa altura).
Abraço _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 05, 2010 8:45 am Assunto: BONSAI |
|
|
Eloir agradeço muitissimo a sua idéia, irei providenciar o mais rapido possivel, como eu disse é uma experiencia, e quem sabe ainda vire ai um bonsai e sirva de orientaçõa para outra pessoa, esta arvore é muito bonita na natureza . depois vou postar fotos de umas, por aqui encontro em varios bairros dela,inclusive brotando até nas paredes de calçadas rss.
Mas a principio a minha maior duvida ,era essa de fazer crescer galhos,vou tentar isto, e depois coloco as fotos . mais uma vez agradeço a sua ajuda
abraços
Marcelo |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 8:42 pm Assunto: AGORA NO ESCORREDOR |
|
|
Eloir, fiz esta mistura,e inclusive comprei un escorredor,ja tinha que comprar mesmo para minha tuia nana ,resolvi fazer a mesma mistura pra esta planta também, fiz uma poda radical e agora vamos ver o que vai da.
esta é uma foto dela hoje ,no escoredor, a raiz dela até acomodou bem no escoredor, ficou mais certinha digo no sentido de ela ficar bem aplumada no vaso.
agora ,assim que algo se modificar coloco as fotos
abraços
MARCELO
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Jul 13, 2010 10:49 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Caso ela não esteja firme, amarre ela nas bordas do escorredor.
Deixe ela a meia sombra e vamos aguardar.
Abraços. _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 06, 2010 11:04 pm Assunto: CHAPÉU DE SOL |
|
|
Beleza Eloir,vamos ver . Assim que esta planta dar algum sinal eu posto as fotos. É como eu te disse ainda não vi nenhum bonsai formado com esta espécie.Na visinhaça da minha casa tem uma arvore dessas com uns 30 anos ,e tá bonita.
Obs Ela esta firmona. Bem melhor que no vasinho que eu tinha replantado,e o substrato esta bem drenante, A aparencia ta boa,vamos aguardar.
Abraços
Marcelo |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 9:46 am Assunto: Inicio de brotação vi ontem foto! |
|
|
Amigos ai esta o primeiro resultado ,depois que eu fiz a poda drasdica nesta planta. A gora vou aguardar pra ver como vai ficando,assim que nascer galho ou folha posto a fotos
achei até rapido o resultado.
INICIANDO BROTAÇÃO
Uploaded with ImageShack.us _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 8:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa espécie enfeita a maioria das praias brasileiras, e é conhecida tambem por amendoeira da praia. As folhas são bem grandes, quase desproporcionais, e mesmo com uma desfolha a cada dois meses, ainda assim não irá reduzir o bastante para ficar um bonsai razoável.
Creio que, em razão disso, talvez seja mais interessante formar um bonsai maior, de 1,20 a 1,40 aproximadamente. Com isso, poderá formar uma copa bem distribuída, com galhos alongados, no estilo descrito pelo bonsaista sul africano Charles Ceronio, como PIERNEEF:
No link abaixo, a ficha completa dessa espécie, incluso com os nomes pelos quais é mais conhecida:
http://www.jardineiro.net/br/banco/terminalia_catappa.php _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 06, 2010 1:48 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Beleza Nicky agradeço muitissimo,pelas dicas, eu pessoalmente nunca vi bonsai com esta espécie deve ser justamente pelos motivos que vc listou.
como eu disse é apenas uma esperiência que estou a fazer com esta espécie ela ja tem mais de 2 anos agora, e acho uma plantinha resistente,pois ja conseguiu superar a poda drastica rs. agora vou esperar ela brotar mais pra ver o que vai sair destes brotos,se ´são galinhos ou folhas, pois ela é danada pra dar folhas direto no caule ,como as fotos la de cima do inicio dela antes das podas .e eu gostaria de ter galhos nela,vamos aguardar pra ver .assim que houver mais mudanças eu coloco fotos
abraços e mais uma vez agradeço as dicas e sua atenção
Marcelo _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 05, 2010 8:55 pm Assunto: EVOLUÇÃO DO MEU CHAPÉU DE SOL !! TA FICANDO MELHOR! |
|
|
Amigos é uma experiencia que to fazendo. ja são quase 3 anos de luta
e dedicação. graças a ajuda do pessoal da qui do forum minha plantinha
esta cada vez melhor, e as folhinhas parece que diminuiram assustadoramente. é como se fosse de 20cm para 4 a 5 cm vejam as fotos. elas ja se abriram e tomaram a forma da folha formada e parece que nao estão aumentando,parece que no lugar de aumentar a folha a planta esta soltando mais galinhos e brotos.
gostaria de saber opiniões sobre a evolução desta planta,e se ta indo bem na opinião de vcs
uma coisa que eu queria muito é que ela desse galhos,e agora ela esta dando a folha em galhinhos .
abraços
MARCELO
BELO HORIZONTE MG _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Jul 13, 2010 10:50 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 12, 2010 12:39 am Assunto: DESENVOLVIMENTO |
|
|
Amigos, estou postando mais um passinho do desenvolvimento da minha planta,que tanto gosto. e agora tai mais uma etapa do desenvolvimento dela. Vejam la em cima como ela era , e como esta hoje.
As folhas que tinham uns 30 a 35 cm, hoje chegaram a pouco mais de 3 cm não passando de 5 cm
parece que não estão crescendo mais que isto.
Os galinhos que tanto eu queria ver ,agora estão ai. Pois as folhas antes nasciam diretamente no tronco, e agora estão crescendo nos galhos, mais um sucesso alcançado.
seguem fotos dela
usei um prendedor de roupas para referencia do tamanho da plantinha
Como ainda sou principiante e não tenho experiencia ,gostaria de mais opiniões.
MARCELO
BELO HORIZONTE MG _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|