FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sakura - Cerejeira Japonesa - O que fazer com este material?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 6:28 pm    Assunto: Sakura - Cerejeira Japonesa - O que fazer com este material? Responder com citação

Olá pessoal. Estou de volta novamente, acho que dessa vez terei finalmente tempo para voltar a esta bela arte!

Adquiri hoje este belo espécime no entanto estou um pouco perdido no que fazer com ele. Gostaria da ajuda dos amigos.

Fotos:

Obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

LG muito bom esse material.

Se fosse minha eu faria uma poda drástica na altura da primeira curva e com uma brotação refaria o tronco para dar mais conicidade à planta. Essa continuação teria mais curvas para formar uma copa mais cheia.

Seria necessário, também, replantá-la em uma bacia grande ou escorredor para acelerar o processo e colocar um pratinho em baixo do nebari para melhorá-lo.

Acho que seria isso a se fazer, eliminar tudo acima do tachiagari, os galhos grossos, e refazer a copa.

Abraço!

Editado pela última vez por marco_avelar em Sáb Maio 29, 2010 6:57 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

LG de uma olhada nesses tópicos:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4849
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13263&highlight=ligustro

São das plantas do Valdir Hobus que servem de exemplo para o que eu tentei explicar, note que o primeiro terço do tronco foi podada e a copa reconstruída a partir dessa base.

É claro que você deve estudar a espécie antes de proceder as podas drásticas para saber como ela reage.

ps. Se não for pedir muito eu gostaria de saber onde você comprou e quanto pagou, pode me mandar por e-mail.

Abraço!
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigo obrigado pelas dicas mas infelizmente acho que não entendi elas muito bem. Estou bem leigo no assunto, muitos anos afastado.

Eu fiz uma simulação de uma possível intervenção atraves do photoshop, o que acha?

Ou entao o que seria ideal, encurtar o galho da direita, com mais ramificações.

marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

LG eu estava pensando em um estilo japonês, mais clássico como nesse desenho:

(obs: Não repare na falta de qualidade do desenho, eu não sei desenhar no computador!)

[url]

Acho que assim você terá um bom ganho em conicidade e densificação da copa. Você também pode partir para uma copa um pouco mais "arredondada" deixando os galhos mais altos da copa um pouco mais compridos (não vou tentar desenhar porque ficaria ainda mais feio que esse que eu já fiz Laughing ).

Também dá para estudar um estilo mais "naturalistic" partindo da base que você propos. Ai é questão de estudar o que mais te agrada!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Opção "naturalistic": ( mais um desenho feio, mas o que vale é a idéia Laughing )
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 29, 2010 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

fantástico amigo! excelentes projeções, pelo visto tem um talento nato! Smile

Gostei muito da segunda, mas acho que a primeira seguiria mais por um estilo, não?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 30, 2010 1:18 am    Assunto: Responder com citação

Eu não conheço muitas coisas das "teorias" de cada estilo, mas qual você deve seguir fica ao seu gosto. O primeiro é mais "japonês", o segundo mais "naturalistic".

Que bom que gostou das "projeções", os meus traços tortos ao menos serviram para dar uma idéia do que eu pensei.

Você pode estudar outros moyogis tradicionais, como os do Valdir Hobus, que servem como ótimos exemplo, ou buscar plantas naturalistics para ter outras idéias. A medida que você for trabalhando a planta vai "te dizendo o que fazer".

Abraço!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 30, 2010 8:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

No que pese a qualidade da imagem, creio que o nobre colega Marco Avelar colocou bem uma posição possível para estruturação de seu futuro bonsai. Essa espécie responde bem a intervenções, tanto de cortes radicais, quando podas normais, emitindo forte e constante brotação. Very Happy

Por causa disso, ouso sugerir que, ao invés dos cortes sugeridos, talvez vc devesse cortar nos pontos que distingui, face a proporcionar maior movimento ao tronco, além de aumentar a conicidade:

No caso acima, no próximo reenvase, a planta deverá ser reposicionada um pouco mais a direita, de forma a equilibrar o movimento sugerido com as podas. Infelizmente, não sou nem um pouco familiarizado com o Photoshop, de maneira que não consiguiria fazer um desenho mais "retocado" que isso.... Rolling Eyes Embarassed Embarassed

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 30, 2010 8:55 am    Assunto: Responder com citação

Boa projeção do marco. Fico com a primeira
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 31, 2010 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica de todos pessoal!

Acho que eu deveria ter escolhido uma planta com um nebari melhor, agora que tirei mais terra vi que o nebari desta não é nada legal.

Como faço para melhorar? Planto num escorredor?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 12:55 am    Assunto: Responder com citação

LG existem várias técnicas para corrigir o nebari, desde enxertos de raízes até técnicas similares à alporquia.

Acho que quando você for replantar, seja no escorredor ou em uma bacia grande, você deve desembaraçar as raízes, se tiver alguma muito dura e torta ou indo direto para baixo (pivotante) você pode cortá-la, e depois "penteá-las" de forma que fiquem com um formato radial. No momento de plantá-la na bacia coloque um pratinho ou tampinha redonda em baixo das raízes e cubra com substrato, assim elas crescerão da forma correta e quando você for colocá-la novamente no vaso de bonsai vai ter um nebari perfeito.

Mas...... se o nebari estiver muito ruim você terá que fazer uma alporquia, que consiste em retirar um anel em volta do tronco para que ali nasçam as novas raízes.

Outra coisa que você pode fazer (acho que seria a melhor opção) seria colocar uma arame bem apertado na base do tronco, formando um anel, e depois enterrar a planta até por cima desse arame; como a seiva da planta terá dificuldade de subir por causa do arame a planta pode emitir novas raízes acima dele e também há a possibilidade de, com o tempo, o tronco engrossar um pouco na base acima desse arame.

Mas, como eu disse, eu não tenho essa espécie então é bom ver com que tem como ela se comportaria no caso deste tipo de intervenção.
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica!

--------

Pessoal hoje tive a surpresa mais maravilhosa que ja me aconteceu nas minhas poucas aventuras no bonsai. A maioria delas era sempre a mesma, morte súbita.

No entanto essa cerejeira me deu um presente hoje. Quer dizer, só vi hoje. To numa correria como sempre e só estava aguando ela 2 vezes por dia nem estava olhando-a direito.

Como esta na sacada aqui em sampa onde faz um bom frio vejam o que eu vi hoje quando fui regar:

Um tapa na cara com luvas de pelica depois do meu descaso com a plantinha! Agora ela mora no meu coração Smile nunca pensei numa surpresa tão boa igual essa e tão rapidamente!!!!

Estou muito muito feliz! Não fazem idéia do que isso significa pra mim, eu comprei essa planta pensando nela florida e no seu significado! Valeu cada centavo!
Felipe Mendonca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Parabens e boa sorte na sua planta, esta linda! Bola pra frente!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: